terça-feira, 24 de junho de 2008

Benfica na Taça Uefa 08/09

O Benfica ficou em quarto lugar do campeonato e por conseguinte merece o acesso à Taça Uefa e não à liga dos campeões, como se escreveu no inicio desta Silly Season nacional. Eu não escrevi aqui uma única linha sobre o caso apito dourado/apito final e na verdade nunca acreditei que o Porto fosse colocado fora da liga dos campeões. Não me alongarei sobre este caso apesar de ler e reler tudo o que tem a ver com o mesmo e apesar de ter obviamente a minha opinião formada.

O que eu acho (independentemente do resultado final de todo este processo que pode ter repercussões nacionais e internacionais nesta época ou na próxima) é que o Benfica devia ter-se exposto menos em todo este processo. Acho que deveria ter utilizado todos os processos legais ao seu dispor, mas uma vez mais fazê-lo de forma discreta e não utilizando os jornais e os media a seu favor/contra conforme melhor serviriam os seus interesses em cada uma das alturas do processo.

Até posso concordar que a ser verdade que a federação interferiu de forma escandalosa a favor do FCPorto, deveríamos chamar a atenção da mesma para o facto de Benfica e Guimarães serem parte integrante deste processo e que a verdade deveria ser mantida e defendida até as ultimas consequências, mas nunca vimos ninguém do Vitória de Guimarães colocado nesta guerra de palavras na praça pública. E na verdade o grande beneficiado do afastamento do FCPorto era o Guimarães porque entrava directo na liga e não tendo que efectuar uma pré eliminatória onde não sendo cabeça de série, o mais certo é que acompanhe o Benfica na Taça Uefa...

Bem sei que os dirigentes do Vitória de Guimarães estarão mais próximos do FCPorto que do Benfica mas independentemente desses jogos de bastidores acho que o Benfica deveria ter sido mais elegante, mais elevado em todo este processo defendendo legalmente a nossa Instituição, defendendo hoje e sempre a verdade desportiva mas de uma forma mais discreta e mais subtil.

No fim não há vencedores nem vencidos nesta guerra de palavras e de actos. Vamos disputar a Taça Uefa porque não merecemos outro lugar e porque no final os maus acabam por ganhar mais vezes que os bons. O importante é acreditar que isso só acontece "até um dia...". Esse dia chegará, mas para que esse dia chegue e que se consigam distinguir os bons dos maus é imperioso que o Benfica esteja sempre do lado da justiça, da verdade, da elevação, da classe, da elegância, da boa educação que nos caracteriza e não se confunda nunca com este mundo sujo e subterrâneo que inundam alguns dos lobbies deste jogo maravilhoso.

Aqui não há vinganças pessoais porque a nossa Instituição é muito maior que qualquer um de nós e os nossos dirigentes não se podem reger por rabugens momentâneas ou ânsias desenfreadas. É importante manter a calma sempre, amenizando as derrotas e amplificando as vitórias. No campo... Especialmente no campo, porque fora dele teremos sempre que ser discretos. Muito discretos.

"...discrição Presidente. Discrição..."

Força Benfica

Sem comentários: