sexta-feira, 18 de julho de 2008

A Camisola do Aimar

Hoje, pelas 20h, foi apresentado Pablo Aimar na sala de imprensa do estádio da Luz. Em qualquer grande clube de estatuto mundial, a contratação de grandes nomes pressupõe que parte desse investimento seja recuperado em merchandising alusivo a esse mesmo jogador e neste particular, as camisolas oficiais representam a maior parte dessas receitas.

Hoje, um pouco antes do anúncio oficial soube que na loja Adidas do Estádio da Luz não se podia comprar a nova camisola oficial do SLBenfica para a nova época com o numero 10 e com o nome Aimar "porque as letras ainda não estão prontas e o fornecedor só as entregará lá para o final da próxima semana". Estas foram as palavras exactas do empregado da loja. Espantado com esta falta de timing, ainda perguntei se haveria algum tipo de letras e inventei "que um sobrinho faria anos amanhã e que lhe tinha prometido uma camisola com o seu nome como prenda de anos" ao que me responderam que seria de todo impossível colocar Aimar numa camisola de adulto ou qualquer outro nome na camisola de criança porque "a Liga tinha-se atrasado nas autorizações das letras e que o fornecedor neste momento só garante a entrega dessas mesmas letras, na melhor das hipóteses no final da próxima semana".

Perante tal cenário fiquei estupefacto e o empregado apressou-se a dizer-me que não era sua culpa, nem culpa da loja, mas sim culpa da Liga e do fornecedor.

Eu não quero acreditar que o maior clube do mundo chegue a dia 17 de Julho (e pelos vistos chegará ao final do mês de Julho) sem letras para colocar nas camisolas que entretanto forem compradas para adultos ou para crianças.

Isto para mim é gestão de segunda divisão do futebol Europeu. E digo segunda divisão porque o visado é o Benfica porque a verdade é que mais parece terceira divisão... Eu não sei quantas camisolas venderá o Benfica/Adidas nestes meses de Julho/Agosto mas sei que o nome Aimar é talvez a nossa maior contratação desde há muitos anos e merecia obviamente uma atenção especial por quem dirige este importante item do futebol moderno e do marketing dos clubes - o merchandising.

Eu acredito que nestes casos a culpa morre solteira - não é culpa do Benfica porque é a Adidas que gere o stock de camisolas e letras, não é culpa da Adidas, porque é a Liga que autoriza nem sei bem o quê (a verdade é que não entendi porque é que a Liga tem de licenciar as letras das camisolas dos clubes), não é do fornecedor porque, "coitado", não tem tempo para produzir letras num tão curto espaço de tempo e no final perdemos todos. Perde o Benfica, porque parte das receitas do acordo com a Adidas são para o clube e apesar de ser uma parte pequenina, sempre é uma parte; perde a Adidas porque não vende e não presta um serviço no timing que este serviço é mais necessário (estampagem de nomes nas camisolas em pleno verão); perdemos nós adeptos porque somos impedidos de comprar a camisola de Aimar na loja oficial do Estádio da Luz, não podendo assim retribuir minimamente, a prenda que nos acaba de oferecer Rui Costa.

Se a loja de desporto duma qualquer terrinha não tem letras para estampar o nome do Aimar ou qualquer outro nome na camisola sénior ou infantil em Julho de 2008, eu até entendo (somos grandes mas não somos ainda tão grandes), mas na loja do nosso próprio Estádio é apenas e só má gestão. Muito má gestão, doa a quem doer.

O ano passado por esta altura comprei uma camisola para oferecer na mesma loja e informaram-me que não havia letras "A", logo se o nome que eu queria estampar tivesse um "A" teria que voltar outro dia, caso contrário seria possível estampá-la de imediato. Felizmente não tinha nenhum "A", o nome que quis estampar nessa camisola, mas pensei que acabarem os "A" nessa altura era algo perigoso para a quantidade de nomes que necessitam dessa primeira letra do abecedário ocidental.

No final do ano quando tivermos números oficiais das camisolas vendidas do Benfica com o nome Aimar ou com qualquer outro nome, ninguém se lembrará destes 10 dias onde não se prestou esse serviço de estampagem, e provavelmente não levará a Adidas à falência mas não deixa de ser "pensar pequeno" num "clube tão grande".

No final da tarde ao ver o Aimar com a camisola "10" e com o nome "Aimar" estampado na parte de trás, pensei que talvez o tempo todo que demorou a contratação tenha sido o tempo necessário a levarem a nossa camisola a qualquer outro país para poder ser estampado estas tão importantes 5 letras.

No entanto, gostava de perguntar ao senhor que trabalha na loja Adidas do Benfica o que é que o Aimar tem a mais que eu para já ter a camisola 10 com o seu nome estampado e como é que ele a conseguiu? Connections, connections...

Força Benfica

Sem comentários: