terça-feira, 22 de julho de 2008

O Americano

Gosto de Freddy Adu. Como eu, muitos dos Benfiquistas, pela razão mais simples do mundo - das poucas vezes que jogou, -lo bem e cumpriu, tendo em conta a expectativa/resultado de cada uma das vezes que actuou (exceptuando aquele primeiro jogo na pré-eliminatória da Champions).

Tem 19 anos feitos no passado mês de Junho, está em pleno processo de crescimento futebolístico e não me parece mal que seja emprestado ao Mónaco - cenário por todos nós conhecido há vários meses, apesar das boas exibições efectuadas na selecção Americana.

Independentemente do fenómeno de Marketing que pode estar em potência neste jogador de selecção Americana, a qualidade deste Americano é acima da média. Quando digo qualidade falo de técnica e alguma rapidez, porque as capacidades tácticas e todas as outras características que fazem um bom jogador dependem muito do que ele vai fazer nos próximos 18/24 meses e na maioria das vezes de factores externos ao próprio jogo. O que interessa é que ele tem potencial para poder integrar a equipa principal do Benfica num futuro próximo.

Não estou nem um pouco contra este empréstimo, pela razão desportiva que já enumerei e pela razão financeira que esse empréstimo pode representar. Nos media aparece escrito (vale o que vale...) que o seu ordenado é na ordem dos 500 000 euros/ano. Não acredito em tudo o que vem nos jornais, mas mais euro menos euro parece-me possível que o seu ordenado ronde esses valores. Com o seu empréstimo o Benfica deixa de pagar a totalidade do ordenado ou na pior das hipóteses, terá que pagar uma percentagem desse ordenado, previamente definida entre Benfica e Mónaco. Caso ficasse no Benfica, jogaria pouco e teríamos que pagar todo esse ordenado. Assim pagamos menos (ou nada) e acompanhamos a sua evolução futebolística à distância, mas nem tanto...

Até aqui tudo óptimo e se acrescentarmos que o clube é o Monaco, parece-me competitivo suficiente para poder desenvolver-se bem como jogador e como pessoa, sabendo que Ricardo Gomes será o seu próximo treinador.

No entanto, assusto-me quando leio em todos os jornais que o Mónaco tem o direito de opção. Como não leio de quanto é esse valor, e sabendo que o Rui Costa é uma pessoa que sabe o que está a fazer, depreendo que esse direito de opção significa que caso o Benfica o queira vender o Mónaco terá a opção dessa compra. Caso o Benfica o queira vender. Nem mais nem menos. Assim leio eu, este conceito de direito de opção, que tal como o ordenado do Freddy Adu anunciado nos media, vale o que vale.

Se em vez do que escrevi aqui antes, a opção for de compra, então juntamente com o empréstimo deveria estar colocado um valor que o Mónaco terá que pagar no final desse empréstimo, se desejar continuar com o Adu e o Benfica nada pode fazer para impedir esse negócio. Uma vez mais, assim é a minha leitura...

No caso do negócio falhado do Fábio Coentrão para o Feyenoord, a cláusula de compra estava estipulada e anunciada nos jornais pelo valor de 5 milhões de euros. Ou seja, no final do empréstimo caso o Feyenoord quisesse ficar com o jogador pagaria os 5 milhões de euros e o Benfica teria que vender.

Neste caso, quem empresta pode ditar regras específicas e duras, como por exemplo a opção de compra ser accionada a 31 de Março e não a 30 de Junho (como acontecia com esse tal de Cristian Rodriguez) ou a obrigação do clube a quem teve emprestado o jogador, de pagar na íntegra e duma só vez a totalidade desse valor previamente acordado, em vez das normais parcelas/prestações utilizadas muitas vezes nestes negócios.

No caso do Freddy Adu, eu acredito que ele vai apenas emprestado e para voltar no final da época, sem mais. Assim acredito e assim espero, porque era sinal que se tinha imposto no Mónaco e estaria preparado para entrar no Benfica com os tais 20 anos que completará a 2 de Junho de 2009. Digo assim espero, porque penso que o Benfica acautelou esta questão no contrato que fez com o Mónaco e penso que deverá ter que comunicar à CMVM as linhas gerais deste acordo. Ou neste caso, ao contrário de muitos outros, talvez não tenha que o fazer.

Caso o Benfica tenha colocado uma cláusula no direito de compra ao Mónaco, só espero que esse valor tenha sido alto, para nos compensar do investimento feito, do ano de ordenados gastos nesta época e para aliviar os corações deprimidos de todos os Benfiquistas que vêem partir mais um jovem jogador para outras paragens. Repito, eu não acredito neste cenário mas o tempo aqui estará para testemunhar ou não a minha opinião.

Não podemos dramatizar e só devemos olhar para este como primeiro de muitos que terão de sair do Benfica nos próximos dias.

Se não escutar Luís Filipe na lista de dispensas, esta dispensa do Adu vai doer... Vai vai... Até lá, encaro esta opção como uma decisão acertada do Rui Costa. Para esta semana crucial o desejo das últimas semanas - que Rui Costa contrate bem e dispense melhor.

Força Benfica

Sem comentários: