sexta-feira, 18 de julho de 2008

O nosso Presidente

Não gostei da entrevista do nosso Presidente hoje na RTP1. Pensava que esta entrevista, no timing que ele a escolheu fazer, teria o objectivo claro de virar a página e encerrar o caso "corrupção" que o nosso Presidente abriu há largos meses.

Ninguém quer neste momento saber de mais histórias mirabolantes sobre corrupção, pressões, intimidações e mais relatos "à lá" séries mafiosas, porque no dia em que todas essas histórias forem compiladas nem 30 volumes chegarão para descrever tudo o que se tem passado no futebol nacional nos últimos anos.

Todos sabemos dessas histórias e todos sabemos que essas histórias muitas das vezes têm quadros legais favoráveis onde se aplica a máxima do "crime compensa". Até ver, é assim que segue a procissão.

Esse tipo de questões pouco importam aos adeptos Benfiquistas. Estamos fartos desse tom pessimista, desse tom acusador, independentemente de serem acusações graves e verdadeiras, mas que na verdade só são mais vozes a incendiar algo que queremos ver apagado.

Continuam a haver nomes sujos de "Anteros" e "Bartolomeus" e "Loureiros" que não interessam absolutamente nada a quem se preocupa com o Benfica.

Eu acredito que para quem conviva diariamente com estas situações, não tenha força para continuar sem as tornar públicas e nesse caso admiro-lhe a coragem. No entanto, começamos a estar fartos da inoperância da justiça e Luís Filpe Vieira hoje deu um claro sinal aos seus adversários do Norte que não vai dar tréguas e que apesar de ter perdido esta batalha importante não perdeu a guerra que ele próprio decidiu travar contra o sistema/polvo que controla o futebol nacional.

Respeito a sua decisão, pela simples razão que este é o seu estilo. Esta é a sua luta e como disse tem de mim o inteiro respeito, mas sinto que estamos na altura de mudar a página. Por vezes o silêncio vale ouro (e não só nos negócios) e nesta altura falar pouco destes casos parecia-me ser o mais indicado, mas também eu não sou Presidente do Benfica e o nosso Presidente lá saberá com que linhas se cose.

Gostei de saber que Luis Filipe Vieira de forma pessoal estaria contra uma participação do Benfica na Champions e que colocaria essa decisão (participação ou não na Liga milionária) à consideração dos órgãos sociais do Clube, caso ao FCPorto fosse punido com a não participação nas provas da Uefa. Parece-me uma decisão elegante e de muito desportivismo. Aplaudo de pé, ainda por mais porque sempre disse aqui que depois do quarto lugar do ano passado o nosso lugar é na Taça Uefa.

Espero que continue o excelente trabalho no Benfica, espero que os projectos que estão em andamento possam ter sucesso, espero pelo dia em que o Estádio esteja pago e não tenhamos o papão do project finance atrás de nós, espero que os 200 000 sócios apareçam este ano ainda, espero por mais cativos, espero por mais títulos e pela manutenção do ecletismo, espero que aumentem as receitas como o nosso Presidente e a direcção tão bem o têm feito nos últimos anos e espero que um dia a máfia deixe o futebol, nem que seja por velhice.

Até lá preferia contenção nas palavras, uma certa mudança no estilo, no tom comunicacional e na maneira como se dirige aos sócios. No final de tudo, e tendo em conta o conceito de ataque que a própria entrevistadora utilizou em todo o debate, o nosso Presidente talvez tenha sido vítima da direcção que a própria entrevista tomou, mas não posso achar que devia ter feito mais, motivado mais e afinado agulhas noutras direcções.

Que continue o bom trabalho, que deixe o Rui Costa gerir o seu departamento e que tenha mais calma nesta guerra (não assumida com o FCPorto) pela verdade desportiva em Portugal.

Um dia será herói, mas no imediato parece que cada vez que fala tudo cai em saco roto. A ver como tudo acabará...

Força Benfica

PS - No "Inferno da Luz", horas antes da "Grande Entrevista" ainda havia quem acreditasse na boa performance do nosso Presidente e na esperança que todos tínhamos em que se falasse dos assuntos realmente importantes no dia de hoje. Ele deveria ter lido isto antes de entrar no estúdio de televisão. Teríamos todos ganho apesar de algumas das profecias se terem cumprido. No final apesar de não ter gostado sinto que também não foi nenhuma vergonha e para quem não viu, só tem que clicar aqui.

4 comentários:

Tiagojcs disse...

Daquela fonte já não sai água nova .

BP disse...

Quanto a mim o Presidente não esteve mal! Sobretudo tendo em conta a forma como a Judite conduziu a entrevista. E até se safou. Nem mesmo os famosos "ham ham" apareceram!

Anónimo disse...

O amigo, pelo que leio vejo que não gosta do estilo do n/Presidente; então pergunto-lhe, gostará do do Costa? Esse é que é bom? Claro, tem uma fina ironia, é um letrado a falar, diz sempre coisas profundas ...e diferentes. Ora, deixe-se disso. Cada um é como é.

O Benfica Sou Eu disse...

Nao gostei do estilo do nosso Presidente, na entrevista com a Judite Souse.Sim, é verdade, mas gosto de muitas coisas que tem feito. Aliás gosto da maioria como se deve ter entendido pelo meu texto. Como gosto de ver por aqui comentários para deixar de escrever para mim próprio. Apareçam e digam de vossa justiça.