quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Discrição Presidente, Discrição...

Num post anterior escrevi que se esperava do Presidente/Director Desportivo mais discrição, especialmente na relação com os media e com tudo o que possa envolver fugas de informação do Benfica para com os vários órgãos de informação.

Na questão do treinador, foi impossível guardar segredo; no caso do Aimar a novela foi totalmente feita nos media e para os media (até soubemos duma carta íntima escrita por Rui Costa para o jogador) e no caso do Luis Garcia está obviamente a ser toda ela feita nos mesmos media porque também interessa aos dois clubes ter mais um tabuleiro de jogo nos constantes bluffs que saem diariamente dum e outro lado. Estes "media-bluffs" são compreensivos, pois do lado do Benfica interessa dizer que caso não sejam aceites as nossas condições, o Benfica tem outras opções mais baratas e tão boas - Miccoli aparece quase todos os dias a dizer que "ainda não fechou a porta ao Benfica apesar de se sentir bem no Palermo" e Smolarek do Santander aparece também de vez em quando, referenciado como boa hipótese para o ataque.

Isto só pode ter a leitura óbvia de pressionar o Espanhol, desesperado por dinheiro para pagar o novo estádio, a aceitar a proposta do Benfica pela compra de Luis Garcia.

Além disso, o facto de termos acabado de emprestar Sepsi ao Real Santander, só vem reforçar a ideia de com bluff ou sem bluff por Luis Garcia estamos de boas relações com o clube Cantábrico e com isso pressionar definitivamente o Espanhol. Pela lado Catalão todos os dias mandam recados para os jornais locais a informar que a "proposta é baixa, muito baixa ou baixíssima" e que o clube não tem "necessidade nenhuma de vender nenhum dos seus activos".

Para quem entende os meandros destes negócios, estas jogadas de media podem ser bem feitas e no final ajudar ao sucesso ou insucesso duma operação destas, mas nunca são absolutamente decisivas porque há sempre factores práticos bastante mais importantes. Noutra escala, a operação Ronaldo/Manchester/Real Madrid está a ser totalmente feita na imprensa, como se não pudessem falar as três partes numa qualquer reunião pessoal. Pouco nos importa...

No entanto há contratações que não necessitam de media e quanto mais media existir pior farão para o lado de quem contrata. Não tanto para quem vende, que sempre tem interesse em que se comunique publicamente um interesse dum clube para jogar com esse interesse na procura duma melhor oferta, mas para quem contrata, quanto mais secreto for o negócio melhor.

Neste particular, o tal meu pedido de discrição ao nosso Presidente/Director Desportivo num post anterior, porque como consequência dessa discrição virão naturalmente melhores negócios para o Benfica, sejam eles desportivos, financeiros ou comerciais.

Aqui aplaudo a maneira como contratámos os jovens Urreta e Sidnei (sem grande alarido mediático até à quase assinatura do contrato) e a forma como Reyes foi colocado na órbita Benfiquista, sem nenhum tipo de novela associado a esse anúncio. Apesar de ainda não estar apresentado, sabe-se que o acordo entre Benfica e jogador será mais fácil depois do Atlético de Madrid assumir a dispensa, bem como parte dos 2.5 milhões de euros que Reyes aufere no Atlético de Madrid. A ver se não se torna este também numa novela. Não acredito. Acho que nas próximas horas assina, e será muito bem vindo.

Exactamente na semana de todas as decisões, o Benfica começa a ter tudo mais definido - ainda esperamos pelos anúncios oficias da lista final de dispensas - e Rui Costa começa a entender as exigências de mise en scene necessárias para desempenhar de forma perfeita o novo cargo de director desportivo. Como o perfeito é inimigo do Bom, parece-me que está com nota positiva mesmo sabendo que neste ano zero, tudo lhe é permitido. Eu volto a apelar à Discrição, Rui Costa, Discrição, porque só assim se pode gerir, melhorar e com isso ajudar o Benfica a blindar o balneário depois de todo o plantel fechado. Mas isso será outra história, provavelmente com outro post, numa outra altura...

Força Benfica

Sem comentários: