quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A decisão da Época (Parte 1)

O Benfica pode decidir a época 08/09 nos próximos três jogos contra Sporting, Nápoles e Leixões. Se ganharmos os três arriscamos a ser primeiros no campeonato daqui a 10 dias, e temos o apuramento garantido para a fase de grupos da Taça Uefa.

Se por acaso a vida nos corre mal nestes próximos três jogos, decidimos a época no sentido prático de não chegarmos a esse importante objectivo desportivo e estratégico de estar na UEFA em ano zero da Benfica TV, e vermos o rival de sempre distanciar-se de uma maneira perigosa na luta pelo título - se bem que na Liga nada (mas mesmo nada) se decide na quinta jornada.

Este segunda parte do parágrafo até me custou escrever... Mas tive que fazê-lo para entendermos todos o que se joga nestes próximos 10 dias. Assumir a responsabilidade não tem nada a ver com meter pressão nos jogadores.

Penso que é muito importante que todos os jogadores sintam este perigo de jogar muito da época em 10 dias. Quando digo que se joga muito da época digo-o na exacta medida em que não ganhando nada, podemos deitar muito a perder...

Sem pressão, mas assumindo que mais importante que ter a estratégia, a táctica, os mecanismos, o entrosamento, os sistemas interiorizados é termos uma equipa coesa, unida e com coração. É muito importante ter coração e perceber que neste preciso momento o que nos importa são os resultados. Temos que ganhar, sem tentar jogar bonito ou jogar para a bancada. Não interessa perder e mostrar evoluções tácticas. Isso agora não serve. Como não serve perder e a crítica afirmar que a equipa está melhor. Prefiro que joguemos três maus jogos com três vitórias que o contrário. A equipa tem de estar armada para ganhar, transformar as fraquezas em forças (nomeadamente a impossibilidade de usar alguns jogadores contra Sporting e especialmente contra Nápoles) e acreditar que com vitórias nestes jogos tudo vai ser melhor durante a época.

Menos pressão, mais condescendência nalguns resultados negativos, mais desanuviados para poder jogar bem e ganhar bem, porque como diz Nuno Gomes hoje - "sabemos o que estamos a fazer". Não tenho dúvidas disso mas têm de fazê-lo já.

Quique Flores no meio de Agosto pedia mais dois meses para o início do campeonato. Eu com a paciência que me caracteriza alarguei o prazo e meti na minha cabeça que o ideal seria estar bem na Liga no início de 2009. Mas não posso deixar de sentir que neste momento tão importante para equipa, para técnicos, para adeptos, para a Benfica TV e para muitos outros projectos não necessariamente ligados ao futebol, estes resultados interessam. Sim interessam, porque antes de tudo o resto o Benfica é um clube de futebol ganhador. Não me recordo de me passarem a mística dizendo quão bem jogou o Benfica noutros tempos. Lembro-me sim, de me enaltecerem as vitórias e a capacidade de sofrimento e de luta que muitas das vezes foram a receita para essas mesmas vitórias.

Nestes próximos 10 dias a equipa tem de ser solidária, correr mais que os adversários e cada jogador tem de aceitar os erros de cada um dos colegas corrigindo-os e não cobrando-lhes esses erros. Têm de ser Benfica. Para quem não sabe o que é ser Benfica nesta equipa, que se deixe levar pela força e pelo coração e no final desta semana louca terá um curso intensivo de Benfiquismo passado com distinção.

Aproveitando a deixa da Grande Leonor Pinhão no texto de hoje dizendo que "nós benfiquistas temos de moralizar Quim", eu acrescento que além do Quim temos de moralizar toda a equipa e acreditar neles de forma inequívoca.

Nunca peço declaradamente vitórias e de forma bastante clara até escrevi aqui há pouco tempo que afinal um empate até pode ser um bom resultado, mas nestes próximos 10 dias conseguir as três vitórias não pode ser um objectivo mas sim uma certeza. Assim pensem os nossos jogadores...

Força Benfica

(Imagem utilizada retirada do blog http://benfica-slb-imagens.blogspot.com )

Sem comentários: