sábado, 6 de setembro de 2008

Fará Makukula falta na Uefa?

Há dois dias ficámos a saber que Makukula não integrou a lista de jogadores inscritos para jogar na Taça Uefa.

Li n' "A Bola", que apesar do Benfica poder inscrever 25 jogadores, apenas inscreveu 24 por limitações regulamentares. Basicamente, isto explica-se porque do 18º jogador ao 25º, o Benfica tem de apresentar uma lista de 8 jogadores (nacionais ou estrangeiros) que tenham sido formados no Benfica (4) ou em qualquer outro clube nacional (4).

Então, e porque o Benfica apenas tem na equipa 8 portugueses, pensava eu que se poderiam inscrever todos, perfazendo o total de 25 jogadores inscritos. Mas as regras são claras; podem-se inscrever 8 jogadores formados no país, mas apenas 4 podem ser atletas não formados no clube.

O Benfica tem 5 jogadores formados em outros clubes nacionais - Ruben Amorim, Carlos Martins, Nuno Gomes, Quim e Makukula - e apenas três formados no clube - Miguel Vitor, Moreira e Jorge Ribeiro.

Sendo assim, fomos forçados a deixar um dos cinco de fora e o "elo mais fraco" foi Makukula. Parece-me incrível que até a matemática nos prejudica desta maneira, porque apesar de podermos inscrever 25 jogadores, apenas inscrevemos 24.

Seria mesmo impossível dar volta à matemática? Aparentemente sim, a não ser que tirássemos um dos outros 17 elementos que fazem a primeira parte da lista - e aí parece-me óbvio que não há lugar para Makukula.

O que me assusta é que para Nápoles não teremos nem Cardozo (castigado), nem Aimar (lesionado), nem Makukula e muito menos Mantorras (não inscritos). Sendo assim, temos Nuno Gomes e Suazo para a primeira mão - esperamos que não lhes aconteça nada até lá - que podem ser manifestamente insuficientes para atacar o Estádio San Paolo. Na segunda mão já poderemos ter mais opções, mas com este cenário, espero mesmo que Makukula não faça falta na Uefa.

Para terminar e tendo em conta estas regras da Uefa, parece-me que temos mesmo que começar a pensar em ter mais jogadores da formação no nosso plantel principal, porque nem sequer temos 4 atletas para cumprir os mínimos europeus - e um deles deve ter sido contratado só para fazer número no item da formação, porque de resto, ainda estou para saber a razão da sua contratação...

Força Benfica

Sem comentários: