terça-feira, 30 de setembro de 2008

Há Maldição Italiana?

O Benfica dá-se mal com equipas italianas. Assim diz a estatística, mas a estatística também diz que nem sempre foi assim. A verdade é que nos últimos anos o Benfica tem se dado mal com muitas equipas Italianas, bem como com muitas outras de muitos outros campeonatos distintos – a última malapata é que não conseguimos ganhar a equipas Espanholas.

Para mim toda esta questão de ter azares mal resolvidos com equipas Italianas ou Espanholas tem a ver com a atitude com que se defrontam estas equipas. Nem mais nem menos que a atitude que temos perante cada um destes desafios.

Fala-se muito no projecto Europeu deste novo Benfica e eu sou dos que defendo que este projecto é o que vai marcar positivamente ou negativamente o Benfica dos próximos 10 anos. Sabemos que temos anos estratégicos muito importantes – pagamento integral do Estádio e consequente alívio nas prestações do project finance; rendas e quotas colocadas em prol do Benfica e não reféns desse mesmo project finance do Estádio; diminuição natural de algum do nosso passivo; aumento das receitas publicitárias; criação do Benfica TV e consequentes receitas associadas; maior número de sócios e aumento de receitas de bilheteira – que podem criar condições para que o Benfica volte à alta roda do futebol Europeu e de forma continuada nos anos que se seguem.

Tenho defendido que esta época a prioridade tem de ser o campeonato. Digo-o desde Maio e não retiro uma única palavra a esta ideia base do Benfica 08/09. Parece-me natural depois da miserável temporada passada. No entanto, apostar tudo no campeonato não pode significar deixar todas as outras competições para trás. A Taça Uefa deste ano, pelo menos o apuramento para a primeira fase de grupos, é algo que estava intrinsecamente ligado a esta época pela razão simples de que ao Benfica (como principal cabeça de série) iria sair em sorte uma equipa bastante inferior à nossa. A verdade é que saiu o Nápoles, segundo classificado do campeonato Italiano e que vem jogar ao estádio da Luz com uma vantagem de 3-2, muito importante por três razões essenciais, que são:

- O Benfica não ganha a equipas Italianas há muitos, muitos anos (são quase 25 anos sem eliminar Italianos)
- O Benfica só por uma vez conseguiu recuperar este resultado, virando-o e ganhando 2-0 ao Estrela Vermelha de Belgrado, passando a eliminatória com um saldo de 4-3 a nosso favor.
- O Benfica tem 5 jogadores pseudo-titulares castigados e lesionados.

Como sabemos, as estatísticas no Futebol valem a exacta importância que as equipas lhe querem dar. Se o Benfica na quinta-feira entrar a pensar que a estatística joga contra nós a atitude pode ser negativa e muito dificilmente passamos este eliminatória. Se pelo contrário os jogadores entrarem com bom espírito, com boa atitude, com positivismo e virando os pontos fracos em pontos fortes, o Benfica vai ganhar ao Nápoles.

Não interessa chorar antes dos jogos – e na verdade nem depois deles – nem tão pouco inventar desculpas antes de se iniciar a partida. Vejo alguns rostos apreensivos com as lesões e castigos que nos retiram seguramente David Luiz, Cardozo e Suazo e aparentemente Aimar deste importantíssimo jogo Europeu. Eu não vejo o Benfica deste ano dependente de dois ou três jogadores, mas vejo o Benfica deste ano mais junto, mais coeso e muito mais solidário. Vejo uma equipa combativa, simultaneamente nobre, com uma vontade de fazer bem, mesmo que muitas vezes ainda não o consiga e muito diferente de qualquer outra de anos recentes. Também, vejo uma equipa muito motivada depois do resultado contra Sporting, da mesma maneira que vejo com apreensão que com 34.000 bilhetes vendidos a dois dias do jogo, não haverá seguramente “casa esgotada”, o que muito me entristece.

Quando um clube como o Benfica, com quase 200.000 sócios não consegue esgotar o Estádio da Luz num jogo de extrema importância como este, algo vai mal no universo Benfiquista – ou na crise que abala Portugal e Mundo?

Também não vale a pena chorar sob este facto, mas é bom que se avalie as razões pelas quais o Benfica ainda está divorciado do grande público, para que nesta próxima década se possa resolver este importante tópico aumentando as receitas que nos permitirão crescer como equipa e como clube. Isso são outras conversas...

Temos que estar preparados para todos os resultados e assumi-los como parte do futebol. A derrota não será algo desastroso nem deverá ter repercussões dramáticas no plantel, na equipa técnica ou na direcção desportiva. Sabemos da importância desportiva e financeira deste resultado, como também sabemos que o tal Benfica Europeu deveria crescer este ano “rodando” o que pudesse rodar para dar minutos e experiência a uma equipa que ainda está em crescimento. Isso é o que desejamos e é isso que seguramente vai acontecer, mas temos que estar preparados para tudo, pois preparados para todos os cenários, mais facilmente chegamos aos nossos maiores objectivos.

Acredito, como sempre, e combato a estatística do “contra” afirmando que esta nossa equipa não perdeu em casa nenhum jogo – apesar dos empates com Inter e FCPorto – e sei que quinta-feira isso também não acontecerá. Sei que os místicos da estatística vão querer agoirar tudo o que pode mexer essas águas turvas da sorte e azar, mas também sei que os nossos jogadores não são dados a “místicismos baratos”, mas sim mais preocupados em recuperar a Mística de outros tempos. O Benfica é uma grande equipa e vai prová-lo contra o Nápoles. Se infelizmente algo contrário a este desejo acontecer, é porque os Italianos foram superiores a nós, merecendo passar a eliminatória – e aqui estarei para aplaudir e esperar que contra o Leixões o resultado não se repita.

É a única forma possível de ajudar este nosso Benfica a continuar o grande objectivo da época – a conquista do campeonato.

Força Benfica

Sem comentários: