sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Mas afinal, que alvoroço vem a ser este?

Há uma semana escrevi que tínhamos o plantel fechado e que depois da partida com FCPorto, íamos finalmente acalmar e focar no que realmente é importante - no trabalho tranquilo da equipa longe das capas (e contracapas) com transferências, dispensas ou sonantes contratações.

Durante os meses do defeso futebolístico, fui aqui escrevendo e alertando para a revolução a que estávamos a assistir no nosso plantel, departamento de futebol e departamento técnico. Em todas as alturas falei de "baixar expectativas", "ter paciência" e "dar tempo ao tempo" porque não há outra maneira de lidar com as revoluções nos plantéis de futebol - só acreditando em milagres.

Neste sentido, tenho assistido a um autêntico alvoroço mediático depois do apito final de Jorge Sousa no clássico Benfica-FCPorto. E com este alvoroço, deparei-me com a questão fundamental que reside no simples facto de continuarmos a ser "O Alvo" a abater. Só com um plantel "blindado" a 100% poderemos ter algumas aspirações a ter uma época tranquila. O trabalho de Rui Costa não terminou no último dia de inscrições do Mercado - o trabalho de Rui Costa começa agora.

Rui Costa tem de continuar a gerir todos os ataques efectuados de todos os lados - adversários, media, comentadores, bloggers e Benfiquistas.

De todo o lado surgem ataques e só com uma capacidade notável de gestão, de boa comunicação, de boas relações públicas, de um espírito de grupo coeso e um plantel completamente blindado podemos aspirar a bons resultados. Tenho total confiança em Rui Costa para esta sua nova etapa, tal como tive no início das suas actividades a dispensar e a contratar quem achava serem as pessoas certas para as várias posições do plantel Benfiquista 08/09.

Mas afinal que situações provocaram este alvoroço durante toda a semana?

- Convocatória de Suazo, apenas com um treino - mesmo que não tenha sido inscrito e não tenha sido mais que uma teórica convocatória.

- Prestação física deficiente da generalidade da equipa contra FCPorto, colocando em causa o trabalho de Pako Ayerestan.

- Lesão de Aimar, levantado questões sobre a validade da sua contratação, do dinheiro que foi realmente dado pelo atleta (Benfica voltou a confirmar o valor de 6,5 milhões de Euros sem nenhuma clausula de objectivos associada), da sua melhor utilização técnica e extrapolando críticas a este jogador com os outros galácticos do plantel - Suazo e Reyes que entretanto também se lesionou num joelho reforçando as críticas com base neste pressuposto.

- Prestação de Katsouranis e dúvidas técnicas sobre a sua melhor utilização no meio campo que na defesa central.

- Invasão de campo por um adepto.

- Presença de Luís Filipe Vieira na cabine do árbitro, para pessoalmente se desculpar do incidente vivido minutos antes, como consequência da invasão de campo do adepto Benfiquista.

- Má interpretação das palavras de Quique Flores quando ao dizer que o "ritmo de treino estava a ser muito forte e alguns atletas não estavam habituados a este ritmo" se conseguiu ler um ataque a Chalana/Camacho/Fernando Santos (anteriores técnicos do Benfica na época passada).

- Sumaríssimo aplicado a Luisão por agressão sob Sapunaru, com pena de 2 jogos de suspensão (fazendo com que hipoteticamente falhasse o jogo contra Sporting).

- Pseudo-Caso Diamantino onde alguma imprensa inventou que o técnico estaria de más relações com a equipa técnica liderada por Quique Flores, estando mesmo proibido de entrar no balneário e de más relações com a direcção do clube por uma entrevista dada a um meio de comunicação social sem prévia autorização.

- Comentadores inflamados que começam a amplificar os problemas do clube e a minimizar todos os aspectos positivos.

- Classe Benfiquista mais preocupada em criticar, que tentar entender as razões que levam a um já esperado mau arranque no campeonato nacional.

Avaliando todos estes factores, é óbvio que a palavra "alvoroço" é simpática, pois ninguém previa que este início de campeonato encarnado fosse tão atribulado em tantas áreas.

Vendo cada um dos pontos atrás transcritos, o que mais me preocupa é a opinião generalizada (salvo raras e honrosas excepções) dos adeptos Benfiquistas. São vários blogs, vários opinion makers, vários media a criticarem tudo o que mexe no universo Benfiquista - e não falo de arbitragens porque, por princípio não falo deles a não ser que...

Tendo em conta o que li e a maneira como as críticas estavam a ser dirigidas, decidi escrever um comentário num colega blogger, que como é óbvio ama o Benfica como qualquer verdadeiro Benfiquista, mas mesmo assim embarcou na onda de críticas generalizadas que se foram levantando nos últimos dias. Foi aqui que comentei e dei a minha opinião, para quem queira ler.

Custa-me constatar que com todos os ataques que têm sido feitos ao Benfica, ainda há adeptos que cegamente e sem grande capacidade de auto avaliação, acham que com o seu grande Benfiquismo estão a ajudar e a alertar para problemas que ainda podem ter solução. Eu entendo todas as críticas, porque criticar no Benfica é evoluir. Sempre assim foi, mas as críticas têm que ser moderadas e no timing correcto - e a segunda jornada não é timing para nada.

O que é que se pode fazer para acalmar o alvoroço?

- Katsouranis pediu desculpa ao grupo pelos erros infantis que teve no jogo contra o FCPorto. Desculpas aceites e sem motivo nenhum para continuar com a novela. Caso encerrado.

- Não responder às barbaridades ditas no caso da invasão de campo. Ouvimos que íamos ser castigados com suspensão do Estádio e inclusivamente poderíamos descer de divisão. Pois bem, a lei diz que podíamos ser castigados com multa de 1250 Euros a 2500 Euros e ficou óbvio para todos que era exactamente isso que poderia e ia acontecer. Tal como aconteceu. Caso encerrado.

- Luisão foi castigado por dois jogos com recurso a imagens televisivas e o Benfica recorreu, aproveitando a bagunça no Conselho de Justiça da FPF. No imediato, pode jogar com Paços de Ferreira e com Sporting. Caso encerrado.

- Aimar, Leo e Reyes foram reavaliados e aparentemente estão todos disponíveis para os importantes jogos contra Sporting (27 ou 28 de Setembro) e Nápoles (2 de Outubro segunda mão no Estádio da Luz). Caso encerrado, sem alarmismos.

- Luís Filipe Vieira foi de forma educada e com um timing institucional perfeito à cabine do árbitro, independentemente do castigo que lhe foi antes atribuído. Eu aplaudo e só quem não tem noção de "nada de nada" pode apresentar queixa com base neste episódio. Caso encerrado para Benfiquistas e ainda a ser julgado pelas autoridades competentes.

- A má performance física da equipa é fruto dum tipo de preparação diferente do que temos vindo a praticar e que não é nem melhor nem pior que a anterior. As épocas são longas e só no final do ano vamos poder avaliar o trabalho de preparação física mas acho incrível que alguém ponha em causa o nosso preparador físico, com créditos firmados na Europa e depois de termos épocas e épocas "inteiras" com problemas físicos de toda a ordem. Parece fácil de entender, que sem lesão de Aimar, sem expulsão de Katsouranis e sem lesão de Leo, as opções técnicas no jogo contra FCPorto seriam outras e o resultado físico seria também ele diferente. Vamos acreditar que tudo vai correr melhor num futuro próximo. Caso encerrado.

- A equipa técnica esta constituída e tem contrato por dois anos com mais um de opção. Será a nossa equipa técnica nestes dois anos, corra bem ou corra mal a sua prestação neste início de época. Será assim e não vale a pena pedirmos cabeças, inventarmos problemas ou chorarmos por "Chalanas" ou "Diamantinos" que no final de contas, já fazem parte da equipa técnica. Acabou o tempo de três treinadores por ano e cada um dos elementos desta equipa técnica está no Benfica para somar e ajudar. Só alguém de má vontade pode ver problemas nesta hierarquia definida pelo chefe de equipa "Quique Flores". Caso encerrado

- Os comentadores, os jornalistas e todos que escrevem vão atacar enquanto sentirem que do lado Benfiquista há algum tipo de fragilidade. O Benfica tem de estar completamente coeso e blindado (não gosto da palavra mas é a que melhor se adequa a este exemplo) e com a força de um grupo. Quique não pode estar fragilizado à segunda jornada nem os Benfiquistas desmotivados porque se mostram desmotivação, mais os media querem alimentar essa desmotivação.

Penso que da mesma maneira que se entrou em euforia generalizada só porque jogámos bem um ou outro jogo na pré época e porque as contratações pareciam prometedoras, agora entramos em depressão porque não acreditamos em nenhum do trabalho que se está a desenvolver na nossa equipa de futebol.

Tudo tem a ver com a gestão de expectativas que aqui já mencionei inúmeras vezes. O Benfica tem de saber comunicar quase com psicologia social pois não queremos que as nossas forças se tornem fraquezas só porque um resultado não corre como esperamos.

Assim espero...

Força Benfica

2 comentários:

LF disse...

Compreendo o que queres dizer, mas uma posição totalmente acrítica também não ajuda o clube.
Há erros que tem sido repetidamente cometidos, e que não se vêm nos rivais. E nesta pré-época também os houve.
O Benfica foi uma vez mais o último a fechar o plantel, as entradas e saídas foram mais de uma dúzia, foram oferecidos jogadores importantes, e campeões, como Petit ou Nuno Assis, juntaram-se no plantel seis pontas-de-lança e apenas um lateral-direito adaptado, não se deu 7 milhões por Rodriguez, e foi-se dar 5 por Sidnei que é suplente, enfim, tudo coisas que nos anos anteriores se haviam visto.
Temos uma equipa recheada de estrangeiros, de jogadores sem referências clubistas, de jogadores com fragilidades físicas conhecidas, de tecnicistas pouco preparados para os combates da liga portuguesa.
Toda a dinamica do título 2005 foi destruida, e gostava de saber quantos sócios deixaram de pagar quotas nos últimos dois anos.

Se ignorarmos tudo isto, não estaremos a prestar um bom serviço ao nosso clube.
Quanto ao timing, concordo que não seja agora o mais aconselhável, embora eu próprio não tenha resistido aos desabafos após o empate em Vila do Conde.
Mas isto anda a repetir-se há vários anos...

Em Maio passado escrevi um post onde propunha uma série de coisas para que o Benfica voltasse a ser o que era. Foi tudo feito ao contrário.

O post era este:

http://vedetadabola.blogspot.com/2008/05/renascer-para-glria-reflexes-sobre-o.html

O Benfica Sou Eu disse...

Caro LF

Como sabe sou leitor assíduo do seu blog "Vedeta da Bola" apesar de nunca ter lido o post que anexa à sua mensagem. Li-o hoje e trata-se de um texto antológico, em jeito de manifesto, com ideias claras e de quem entende bem o Benfica, as suas especificidades e a maneira como funciona tudo o que envolve o futebol e a marca - como agora se diz amiúde nos meios de comunicação social. Muitos Parabéns pelo texto e pelas boas ideias que aí apresenta.

Em relação às ideias defendidas neste seu comentário, eu próprio tenho mantido uma posição muito crítica em relação a alguns pontos como sejam:

- "timing de fecho de plantel"; "caso Rodriguez"; "muitas entradas e muitas saídas descaracterizando a equipa"; "falta de identificação com o Benfica por parte da maioria do plantel e um défice de jogadores nacionais"; "melhor preparação dos nossos rivais na importante pré-época"; entre muitos outros assuntos criticáveis que tenho vindo a apontar nestes poucos posts que tenho escrito.

Para que fique claro, eu gosto da crítica e já o disse várias vezes que a crítica faz parte da História evolutiva do Benfica.

No entanto, também defendi várias vezes, aliás como li nos vários posts da "Vedeta da Bola", que o nosso melhor amigo nesta época tem de ser a paciência. Se no dia 13 de Maio refere no seu post que temos que estar preparados para criar alicerces para ser campeão um ano em cada três (mesmo que isso signifique estar mais dois anos sem ganhar nada) não serão dois empates e mais uns quantos casos nesta semana louca, que nos mandarão abaixo.

Foi basicamente esta a ideia que tentei passar no post anterior, porque sei que mesmo com alguns erros neste defeso, esta será a nossa equipa este ano e desejavelmente a base para a equipa da próxima época. Temos que manter a estrutura sob pena de nunca se implementar muitos dos pontos que tão bem defende no post de 13 de Maio, como em muitos que se seguiram.

Eu sei que no dia 6 de Outubro, quando jogarmos a quinta jornada podemos estar a maldizer a época, ao fim de mês e meio de competição. E nesse dia, caso tudo corra mal entretanto no campeonato e Taça Uefa, haverá razões para as primeiras críticas acérrimas, mas até lá temos que acreditar que este ciclo se vai passar com distinção - ou pelo menos sem comprometer a época.

Se no entanto passarmos este dia 6 de Outubro, "vivos" e com esperança de chegarmos ao tal mês de Janeiro "a 2 ou 3 pontos" do primeiro classificado vamos "talvez correr um pouco por fora" mas com capacidade para ir encurtando distâncias para os nossos mais directos adversários.

É isso que desejo. Eu e todos nós...

Sinceros Cumprimentos e Saudações Benfiquistas,

Força Benfica