domingo, 16 de novembro de 2008

Prémios de 180 000 Euros?

É impossível viver um ano calmo sem que apareçam algumas trapalhadas que ameaçam estragar a tranquilidade que se deseja e que o clube merece.

A Agência Lusa lançou uma notícia há dois dias onde referia que:

"Os administradores da Benfica SAD receberam um total de 180.000 euros de prémios relativos à última época, em que o clube se classificou em quarto lugar na Liga de futebol, e pela terceira temporada consecutiva não venceu qualquer competição.

A verba está inscrita como remuneração variável aos "titulares do órgão de administração" no Relatório e Contas do último exercício, no ponto 5 do capítulo quarto, e João Gabriel, director de Comunicação do Benfica, disse à Agência Lusa que os prémios para os administradores "não estão indexados aos resultados desportivos, mas à geração de receitas operacionais da sociedade".

Mais acrescenta que o Sporting tem uma "verba de 120.000 euros como provisão para remuneração variável dos administradores executivos da sociedade" e que os administradores do FCPorto "receberam, segundo o Relatório e Contas, mais de 697.000 euros" de prémios referentes ao exercício contabilístico anterior.

Sobre o Sporting e FCPorto não tenho nada a opinar e sobre o Benfica tenho obviamente algumas considerações a fazer.

A primeira dela tem a ver com os comentários que o nosso director de comunicação teceu para a agência Lusa, onde não nega a notícia dos 180 000 euros, apenas refere que esse valor diz "respeito às receitas operacionais da sociedade".

Sei que qualquer sociedade divide prémios no final do seu exercício aos administradores que trabalham nessa sociedade como forma de premiar o esforço por eles despendido na obtenção de bons resultados operacionais. O Benfica não é diferente, apesar de na minha opinião ser um "pouco diferente".

Sou accionista do Benfica e não me congratulo em saber que os nossos administradores receberam 180 000 euros de prémios. É a minha opinião, mesmo tendo em conta que o Benfica tem feito um esforço imenso na recuperação financeira do clube, mas ainda assim com problemas que são públicos e notórios para quem tem acesso ao Relatório e Contas anual. Como accionista, sócio e simpatizante Benfiquista sou contra qualquer prémio enquanto o Benfica estiver em situação financeira delicada. È a minha opinião e compreendo que qualquer administrador ou membro da Sociedade pense de maneira diferente. Obviamente que indexar esse valor à classificação do ano transacto (4º lugar) seria escandaloso e na minha opinião teria que ter consequências dramáticas - que podiam passar pelo despedimento de alguém da estrutura.

A verdade é que João Gabriel não desmentiu os valores, apenas sublinhando o facto mais que óbvio que os prémios não foram pela miserável classificação da equipa de futebol. Valha-nos isso. Aliás essa informação foi comunicada pela agência Lusa na mesma notícia que refere os valores desses mesmos prémios. Não desmentindo, assume a verdade dos valores.

Independentemente de concordar ou não concordar com esses valores - percebe-se pelo parágrafo anterior que não concordo - entendo a decisão de pagar esses prémios aos administradores. O que não entendo é como é que o tal clube moderno, virado para o futuro, com um novo director de comunicação competente, proíbe a maior agência noticiosa nacional de entrar no centro de estágios um dia depois de esta notícia ter sido veiculada pela agência, sem qualquer justificação anunciada no nosso site.

Mas afinal, senhor João Gabriel, que estratégia de comunicação é esta?

Primeiro, sou totalmente contra qualquer proibição de qualquer jornalista credenciado entrar no Estádio da Luz ou no centro de estágios. Não é sinal de modernidade ter jornalistas proibidos de entrar nas nossas instalações. Aliás, é sim, sinal de arrogância, de pouca cultura democrática e de pouca inteligência, próprias de outros clubes de bairro e menores que equipam por exemplo de azul e branco...

Mas querendo proibir alguém de entrar no Estádio da Luz ou no centro de estágios tem de haver uma razão e essa razão terá de ser comunicada, no mínimo no site do clube. Não o fazendo senhor João Gabriel, dá lugar à especulação, e a palavra especulação é a ultima que se deve utilizar no dicionário futebolístico quando se quer ser campeão.

Eu agora especulo, sem conhecimento de causa, que alguém da Lusa deu uma informação errada e que o Benfica quis castigar a agência pelo mau trabalho profissional dum jornalista dessa agência. O que devia saber de imediato era qual a notícia errada que foi comunicada pela agência Lusa. Segundo, saber que jornalista a escreveu e denunciá-la, comunicando a verdade a todos que por ela (a verdade) se interessem, como eu.

NUNCA, repito, NUNCA, proibir a entrada a uma agência noticiosa nas nossas instalações - lembro que a Lusa é a agência que comunica as noticias para a maioria dos jornais, rádios e televisões (especialmente os meios de comunicação locais que não têm meios próprios de reportagem).

Partindo do principio que a Lusa fez algo errado e merece ser castigada, devemos-nos perguntar se foi castigada por afirmar que os nossos administradores receberam 180 000 euros - não o devendo fazer porque é embaraçoso para os administradores esta "verdade inconveniente" - ou se realmente é de todo errada a notícia e se por essa razão o director de comunicação decididu proibir a sua entrada na conferência de imprensa de lançamento do jogo com Estrela da Amadora?

Toda esta história está muito mal contada e espero que no meio de tanta modernidade e de tanta evolução que tenho aqui apregoado pelo blog, não exista alguém com a cartilha antiga e de "old school" própria doutras linguagens comunicacionais.

No meio de tantas dúvidas, há lugar para todos os tipos de especulações. Alguém recebeu 180 000 euros? Alguém mentiu nesta notícia? Será que foi o jornalista que inventou estas informações? Será que João Gabriel mentiu dizendo que esses valores não se referiam a prémios relacionados com o futebol? Será que a Lusa não foi proibida de entrar no centro de estágio ontem?

Gosto de todos os Benfiquistas e tenho por qualquer um dos que representa a nossa Instituição todo o respeito - mesmo pelos que dividem 180 000 euros de prémios - mas detesto ver a incompetência ao serviço do meu clube. Por muito valor que João Gabriel tenha e por provas dadas em 1001 outras questões - no Benfica e fora do Benfica - acaba de cometer uma trapalhada que pode marcar o seu legado e estilo no clube.

Para mim, que valho o que valho, tem o autocolante de incompetência colada no seu nome. Para o descolar tem de me contar uma história muito bem contada porque NADA justifica o impedimento de qualquer agência noticiosa no Estádio da Luz ou centro de Estágios.

Se há qualquer problema com qualquer jornalista incompetente, o que um bom director de comunicação tem de fazer é comunicar ao director da agência o sucedido e esperar que esse director puna exemplarmente esse jornalista - há bons e maus jornalistas como há bons e maus directores de comunicação - e não que seja o Benfica a punir a Agência no geral. Não é altura para comprar guerras, muito menos com a comunicação social. Outra boa ideia, seria explicar a todos os Benfiquistas as razões dessa decisão e o que há de verdade e mentira em toda esta história. As rabugens pessoais não entram no nosso Glorioso e se alguém necessita de aprender que o Benfica é Grande pelo respeito que tem por todas as opiniões, que aprenda rápido porque com mais um ou outro erro deste género pode ser tarde demais para recuperar.

Todos sabemos que neste mundo do futebol, existem facções, lobbies e vários jornalistas incompetentes mais interessados em desestabilizar que informar. Todos sabemos que é verdade. No entanto, a inteligência é a nossa melhor arma. Nunca a força. Impedi-los de entrar utilizando a lei da rolha em dois sentidos - para a agência Lusa e para os Benfiquistas que continuam sem ter a nossa versão da História - é algo absolutamente inaceitável.

Fazer tudo isto com uma atitude low profile é a cereja em cima do bolo. Um director de comunicação gere a comunicação e aparece quando tem de aparecer. Ter uma atitude high profile em algumas matérias é algo que se entende quando a gravidade assim o exige. Neste caso seria bom que aparecesse a justificar e a explicar as atitudes tomadas pelos seguranças do centro de estágios. Se o fizer daqui a pouco, depois de terminado o jogo ainda pode ir a tempo...

Muito mau prenúncio para um dia que se se quer feliz com a vitória sob o Estrela da Amadora...

Força Benfica

1 comentário:

Anónimo disse...

Pena que esse senhor tenha um comportamento tão deselegante em representação do SLB. Já não é a primeira vez que compra guerras desnecessárias. Sem pôr em causa a utilidade do cargo, parece-me que a escolha para o desempenhar não foi a mais feliz. Espero que não venha a valer-nos mais dissabores.
Abraço,
Zé Amaral