segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Um passo de gigante


Ontem demos um passo de gigante... Apesar do primeiro lugar ainda não nos pertencer, sabemos que temos futebol, organização e disciplina para lá chegar num curto espaço de tempo. Neste momento, ser líder do campeonato e manter essa liderança até final da época será o objectivo perfeito.

Mesmo sabendo que provavelmente nenhuma equipa liderará este campeonato por muitas semanas - FCPorto, Sporting, Nacional e Leixões já lideraram nestas primeiras 7 jornadas - ambiciono chegar a esse lugar o mais rápido possível. Já não estamos no primeiro lugar do campeonato desde o dia em que o ganhámos pela última vez em Maio de 2005 - passaram mais de 1250 dias - e penso que está na altura de voltar a olhar para a tabela classificativa com o Benfica em primeiro lugar. A receita é fácil, apesar de complicada - ganhar, ganhar e ganhar...

Sou dos que desde o primeiro momento defendi Quique e toda a sua equipa técnica. Critiquei e criticarei quando achar que o Benfica entra nos jogos a pensar que já os ganhou - como aconteceu especialmente em Matosinhos perante o Leixões - mas nunca direi uma palavra contra uma equipa que mostra garra, atitude, espírito de sacrifício e uma vontade incrível de ganhar, como o fez ontem em Guimarães.

Podíamos ter empatado e se no último minuto tal acontecesse não alteraria absolutamente nada neste texto, porque no futebol ganhar ou perder depende dum lance de sorte ou azar, mas a atitude, a união e o espírito vão muito para lá da sorte ou azar e nesse particular o Benfica deste ano dá 10-0 a todos os "Benficas" dos últimos anos. Por essa razão é que desde Maio de 2005 que não somos lideres e na verdade nunca fizemos muito por sê-lo.

A união que Luisão voltou a referir ontem é fruto de um trabalho magnífico de todos quanto trabalham e organizam o futebol deste Benfica 08/09. Hoje há liderança na administração, na direcção desportiva, na equipa técnica e no plantel. O Benfica tem vários líderes e no meio de tantos nomes e de tantos jogadores de nomeada, todos sabem ser peças certas nesta engrenagem que é o plantel profissional do Sport Lisboa e Benfica este ano. Não há 11 eleitos apenas... O Benfica este ano são todos os que entram na equipa e os que ficam no banco esperando a sua oportunidade. Esta é a grande diferença deste Novo Benfica. São mesmo 27 e não apenas 11 mais 3...

A capacidade de liderança de Rui Costa é notável. Ontem desceu ao relvado e obrigou (ou talvez seja melhor aplicar a expressão "sugeriu") que os jogadores fossem perto da bancada agradecer o apoio incondicional dos adeptos à equipa. Sente-se que a união começa no seu director desportivo e nos dias em que as derrotas chegarem, acredito que será o primeiro a baixar ao relvado e apoiar esses mesmos jogadores. Hoje há uma equipa unida em todas as suas vertentes.

Sofrer faz parte do jogo e não conheço campeões sem sofrimento. Em sete partidas de campeonato já jogámos metade de duas dessas partidas com 10 jogadores - contra FCPorto e contra Guimarães que foram respectivamente primeiro e terceiro da anterior Liga - e não perdemos nenhum desses jogos. Não os perdemos porque como também dizia Luisão na noite de ontem, "o Benfica está a tornar-se uma família, com os jogadores a correrem uns pelos outros. Cada lance em que somos felizes é também por aqueles que não estão a jogar". Acrescentou que depois do intervalo "reentrámos determinados, pois decidimos que tínhamos de correr pelo Reyes, face à sua expulsão". Assim continuem solidários, porque esta será a chave para o sucesso deste campeonato.

Espero sinceramente que o trabalho continue a ser bem assimilado por todos e que possamos aproveitar esta onda vitoriosa com mais uma vitória frente ao Galatassaray na próxima quinta-feira. Agora que vamos estar em casa nos próximos três jogos - Galatassaray (dia 6), Desportivo de Aves (dia 9) e Estrela da Amadora (dia 16) - espero que o público apareça em massa nestes mesmos jogos e que mostre que este ano há uma cumplicidade diferente entre equipa e adeptos. Ao contrário de outros anos, estamos todos a torcer para o mesmo lado, com a paciência de quem sabe que o tempo joga a nosso favor. Ontem, demos um passo de gigante em toda a linha...

Força Benfica

Sem comentários: