quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

A luz ao fundo do túnel

O Benfica hoje deu razão aos que criticam a equipa quando esta parece encarar os jogos de forma amorfa. E deu razão, porque mais uma vez nos provaram que eles conseguem ser combativos, esforçados, duros sem deixarem de ser criativos e inteligentes.

Há um momento no jogo em que a bola é lançada em velocidade para Suazo que depois de um grande sprint, evita de carrinho que a bola saia pela lateral e continua até à grande área contrária até ser travado em falta pelo defesa vimaranense - mesmo que não tenha sido falta teve a inteligência suficiente para cavar a falta numa zona de perigo.

Quando se pede fato de macaco aos nossos jogadores, não queremos nem mais nem menos que lutem por cada bola como Suazo lutou por esta. É apenas uma jogada, inconsequente, mas mostra que a atitude competitiva que tenho aqui falado e falado e falado é algo que tem que estar sempre presente - ainda por cima a quem luta apenas por dois troféus em Janeiro.

Queremos que todos os nossos jogadores estejam nos limites em todos os minutos de jogo. Depois, se técnica ou tacticamente fomos ou não superiores ao adversário, se falhámos golos escandalosos, se o árbitro não viu isto ou aquilo, se a outra equipa foi mais forte futebolisticamente, esse não será seguramente seu problema.

Mesmo quando falham, nunca me ouvirão criticar alguém que deu tudo o que tinha num jogo. Penso que nem a mim nem a nenhum Benfiquista que se preze - esta semana vimos alguns que até dão vergonha, mas isso são outros carnavais.

Eu fui duro com a equipa em vários jogos este ano. Normalmente esses jogos onde sou duro foram com equipas pequenas ou teoricamente inferiores a nós - Penafiel, duas vezes com Leixões, Metalist, Nacional, Trofense...

Também soube aplaudir especialmente o jogo em Guimarães para o campeonato. Hoje em Guimarães a equipa voltou a vestir o fato de macaco e a mostrar me que eles, jogadores, também sentem que não fazem tudo o que está ao seu alcance para vencer a partida.

E a prova que eles sabem que não deram tudo na Trofa, foi a exibição de hoje em Guimarães e as palavras de Carlos Martins no final do jogo.

Uma equipa, são todos - jogadores que jogam, os que estão no banco, os que não foram convocados, os técnicos (todos os técnicos), os directores que trabalham com a equipa diariamente. Esta equipa foi muito criticada nestes últimos dias e eu sei que isso é duro para quem está lá dentro. Não temos que criticar quem critica - sobre isso já falei no texto que defendi abertamente José Nuno Martins e qualquer Benfiquista que de forma elevada (e não oportunista) emita a sua opinião.

Esta vitória normalizou aparentemente a nossa vida, apesar das dificuldades extremas que vamos viver domingo na Luz contra o Sporting de Braga. Por isso escrevo no título que este jogo representa uma "luz ao fundo do túnel"...

Saímos do tal ciclo infernal de 7 jogos e uma vitória em várias competições e vamos iniciar um novo ciclo onde temos 1 jogo - 1 vitória.

Faltam 17 jogos do campeonato, mais uns quantos na Taça da Liga - este ano com jogos grandes em perspectiva - e sei que esta equipa vai responder de forma positiva, sem nunca esquecer o jogo da Trofa. O jogo da Trofa, serviu para dar uma sapatada que era necessária.

aqui falei aquando do texto crítico de José Nuno Martins dumas sábias palavras que Leonor Pinhão escreveu há umas semanas nas páginas do jornal A Bola a propósito das crises Benfiquistas. Ela dizia que é bom que existam críticas para espicaçar os jogadores:

"(...) de vez em quando, é preciso espicaçar os jogadores — foi-me explicado por benfiquistas mais velhos, altamente qualificados no seu benfiquismo e superiormente inteligentes."

Eu pensei que toda a série de derrotas e empates com Leixões, Metalist, Nacional tivessem sido suficientes mas a derrota na Trofa tem outro peso.

Vínhamos do tal escandaloso roubo no Estádio da Luz - que apagou um pouco um jogo muito muito cinzento da nossa equipa - vínhamos duma liderança festejada em época natalícia, vínhamos dum momento de confiança total que o pior já la ia quando perdemos - nunca tínhamos ainda perdido para a Liga - com o último classificado. Eis o momento perfeito para aplicar a frase que Leonor Pinhão popularizou no seu texto n' "A Bola".

Por estas razões penso que a luz ao fundo do túnel é positiva mas necessitamos de vitórias para poder chegar ao fim do túnel nas próximas semanas. Os jogos de dia 8 e dia 22 de Fevereiro contra FCPorto e Sporting no Dragão e em Alvalade começam-se a jogar agora. Temos mais três jogos para o campeonato - Braga (c), Belenenses (f) e Rio Ave (c) e mais dois jogos para a Taça da Liga contra Olhanense (c) e Belenenses (c). Destes, jogamos todos em casa menos a difícil deslocação a Belém para o campeonato, mas assim mesmo também em Lisboa.

Hoje os nossos jogadores despedem-se do norte de Portugal até que daqui a um mês voltam para esse escaldante FCPorto - Benfica. Neste momento, só nos falta regularizar a nossa performance com vitórias. Não interessa tanto sentir o pulso das exibições. Lutem pelas vitórias, por esses 1-0 que fazem campeões, por essas últimas defesas ou golos no último minuto que nos dão pontos que nos permitem sonhar e chegar ao Dragão, pelo menos, a 1 ponto do líder.

Para os jogadores digo que nunca duvidem que os adeptos do Benfica, não lhes querem mal. Nunca lhes queremos mal, mas como dizia no final do meu último post, nós acreditamos mas precisamos de ter sinais desse lado para acreditar.

Hoje deram-nos esse sinal e é neste sinal de hoje que todos vamos focar para os ajudar definitivamente a ter os 5 meses gloriosos que necessitamos para ser campeões.

Força Benfica

Sem comentários: