quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Parabéns Benfica

Desde sempre que gosto desta data - 28 de Fevereiro. O Benfica faz hoje 105 anos e que melhor prenda poderia ter que uma vitória totalmente "à Benfica", como aquela conseguida ontem no Estádio da Luz diante do Leixões?

Prenda oferecida aos "adeptos" ou oferecida pelos jogadores à "Instituição Benfica"? Isso não importa, mas o que é importante realçar é que mais uma vez assistimos a um jogo onde a Mística pareceu renascer. E porque é que no final do contentamento, do orgulho da vitória e do brio de cada jogador, sentimos uma pequena tristeza no nosso coração encarnado?

Porque a verdade é que esta Mística não aparece em todos os jogos e isso para mim é incompreensível. Digo e repito vezes sem conta que perder e ganhar faz parte do futebol. Obviamente. Não dar o máximo, num clube com 105 anos, com adeptos que provaram que merecem que os jogadores deixem tudo em todos os jogos, é no mínimo estranho.

No entanto, hoje não é momento de falar na irregularidade da equipa mas sim de felicitar o nosso clube, os nossos jogadores, o público que ontem mostrou ser absolutamente fantástico e o nosso treinador que na conferência de imprensa explicou porque razão temos orgulho na sua postura - independentemente de uma ou outra discordância táctica que possamos ter aqui ou ali.

Quando lhe perguntaram porque deixava Sidnei de fora, Quique disse que "sabendo que ele não seria opção, tinha David Luiz e Katsouranis para alguma eventualidade, optando por convocar jogadores que lhe dariam garantias atacantes, caso o jogo corresse mal" e falou de Miguel Vitor dizendo "que sendo um jogador da casa deveria ter as mesmas oportunidades que um de fora, pois são ambos jovens e interessa ao clube fazê-los crescer em simultâneo dando minutos a ambos".

Eu ouvi exactamente isto na conferência de imprensa, onde Quique também disse "que obviamente o Benfica não fez nenhum anti-jogo", ao contrário do que o José Mota tinha dito minutos antes. Por falar em José Mota e no seu profissionalismo e dedicação aos clubes que representa é interessante ver a sua atitude ontem de nervos e de irritação e compará-la com a da próxima semana onde não ousará ganhar duas vezes no mesmo ano ao seu clube de coração.

Eu escrevi aqui há vários meses que o Leixões não ganharia ao FCPorto, depois do empate justo conseguido pela equipa de Matosinhos com o Benfica e na verdade enganei-me. O FCPorto perdeu em casa com um super Leixões por 3-2 e hoje ainda ninguém me tira da cabeça que deve ter sido a vitória mais difícil para José Mota. Aliás, eu disse que essa vitória foi conseguida pelos jogadores e não pelo técnico. Espero que na próxima semana consiga pelo menos o empate, mas sei que mesmo que perca, com ou sem anti-jogo, com ou sem erros dos árbitros aparecerá na conferência de imprensa bem mais calmo...

Voltando ao público que compareceu em grande número - 31431 espectadores - importa referir que foi absolutamente apaixonado e crente em todo o jogo e especialmente nos minutos finais. Em Alvalade (onde estive a semana passada) e no Dragão (onde também estive) o público que aí se deslocou já tinha provado que estava com a equipa de forma incondicional, mas ver 31431 pessoas numa sexta feira à noite apoiando daquela maneira é fruto desta crença que todos temos que o campeonato ainda é possível e que para isso apenas temos de jogar com esta atitude em todos os próximos 10 jogos.

E porque estiveram 31 431 pessoas e não 40 000 ou mais? Talvez pela derrota e pela miserável segunda parte que fizemos em Alvalade, mas muito por culpa duma Liga e duma ditadura das televisões que toma decisões incompreensíveis.

Muitas vezes penso que as pessoas que gerem a nossa Liga são da maior incompetência que existe no nosso país. Senão vejamos...

Os principais clubes do nosso campeonato jogam entre eles no mesmo fim de semana (FCPorto-Sporting e Benfica-Leixões) e o que seria óbvio é ter um jogo no sábado e outro no domingo. Como Sporting vem de um jogo na quarta feira, até faria sentido ser no domingo o jogo grande da jornada e o Benfica no sábado. Pois não... Os espertos e inteligentes da Liga marcam o jogo do Estádio da Luz para sexta feira á noite - o Leixões jogou na passada segunda feira tendo apenas 4 dias entre o último jogo e este do Benfica - e marcam o FCPorto- Sporting no sábado, nem fazendo as 72 horas entre o jogo da champions e o jogo da liga.

Se para o Benfica, jogar antes do derby será uma maneira de meter pressão nos outros dois candidatos, em termos de gestão global duma liga que se quer mais próxima das pessoas esta decisão de jogar a sexta-feira à noite é para mim totalmente inaceitável. Para que fique claro, eu nem sei se foi opção do Benfica jogar na noite de ontem, mas se foi, não deixo de criticar porque me parece ridículo ir á Luz a uma sexta-feira, ainda por mais sabendo que muita gente vem de cidades fora de Lisboa. Parabéns então aos 31431 que mostraram que acreditam e que apoiam incondicionalmente esta equipa até ao título.

O que nós sabemos é que independentemente de quem foi ao Estádio da Luz, o Benfica joga hoje muito da época mesmo sem entrar em campo. Sabendo que FCPorto joga em casa contra Sporting, sabemos que uma das duas equipas perderão pontos. Nos próximos 9 dias joga-se na minha opinião o campeonato.

Na próxima semana jogaremos uma nova final contra Naval e o FCPorto vai jogar com Leixões depois de receber hoje o Sporting. Até pode ser que o FCPorto ganhe os dois jogos e o Benfica tenha de começar a olhar para trás a defender o segundo lugar, mas mais importante que os resultados do FCPorto é pensar que não podemos ser mais inconstantes e não podemos ser tão irregulares. A Mística que tanto queremos ver renascida depende dos jogadores. Nós estaremos sempre lá e só assobiaremos quando eles dentro do campo pedirem bem alto esses assobios, como aconteceu na passada semana na segunda parte de Alvalade. Mesmo assim aplaudimos, gritámos, apoiámos e mostramos que estaremos sempre lá. Como ontem...

Parabéns Benfica pela cultura, pelos adeptos, pela Mística.

Sem comentários: