quarta-feira, 4 de março de 2009

As manhosices "made in Porto"

Tal como no post anterior, vou falar menos no Benfica e mais noutros adversários, porque apesar de não ser este o tópico do blog, há coisas de que não se podem fugir. A propósito dos recentes casos do "Apito Dourado" e do "Envelope" penso que devo dizer algumas palavras, opinando sobre um assunto que tem directamente pouco a ver com o Benfica. Um destes processos foi arquivado e outro está neste momento a ser analisado. Lembro que no primeiro caso, entre vários pontos mais ou menos obscuros, uma coisa foi clara para toda a gente - existem escutas telefónicas que provam que umas prostitutas foram a um hotel do Porto encontrar-se com os árbitros que apitaram um jogo do FCPorto, pagas por elementos ligados ao clube e com conhecimento superior de Pinto da Costa.

A justiça decidiu considerar que as escutas não eram legais e que nos jogos em causa o FCPorto não foi de todo beneficiado, entendendo não haver ligação directa entre essas prostitutas no hotel e os resultados positivos do FCPorto no terreno de jogo. Nunca ninguém meteu em causa a veracidade das escutas, mas sim se essas escutas valiam ou não valiam em tribunal.

Ontem discutia-se no tribunal de Vila Nova de Gaia se a ex-companheira de Pinto da Costa assistiu na casa do dito presidente à entrega ao árbitro dum envelope com 2500€, um dia antes desse mesmo árbitro apitar um jogo do FCPorto para o campeonato.

Hoje no tribunal, Pinto da Costa confirmou a presença do árbitro na sua casa 24 horas antes do jogo, mas segundo o presidente nunca lhe entregou nenhum envelope, acrescentando que se o árbitro autorizar, ele pode comunicar as fortes razões pessoais que fizeram esse mesmo árbitro dirigir-se a casa do presidente do clube que vai apitar no próximo dia.

Eu não vou opinar sobre os processos porque os juízes é que decidem, mas posso opinar sobre o que aconteceria se no Benfica um presidente fosse apanhado a combinar o envio de prostitutas para o hotel dum árbitro (independentemente das escutas serem legais ou não) ou se esse mesmo presidente admitisse que um árbitro foi a sua casa, 24 horas antes dum desafio do Benfica. No meu Benfica esse presidente não mais seria eleito e sei que no Benfica da maioria dos sócios também não.

Se um presidente fosse manhoso ao ponto de enganar um adversário na troca da hora dum jogo, não seria eleito na presidência do Benfica. Se um presidente tivesse vendido uma dezena de jogadores em vários anos, se tivesse sempre na liga dos campeões com receitas notáveis num total sem paralelo no futebol nacional e constantemente desse prejuízos acumulados, com um passivo crescente e sem criar receitas extraordinárias - que não sejam a liga de campeões e a venda desses jogadores - esse presidente não seria obviamente reeleito. Saber que no Porto as pessoas rejubilam numa cegueira absurda por alguém, apenas porque essa pessoa tem ganho títulos parece-me redutor.

Não imaginam o quanto me alegro de saber que no meu Benfica, não há títulos alguns que possam resistir a tanta manhosice, a tanta mafiosice, a tantos beijos de escorpião.

Via ontem que o FCPorto tem mais de 20 jogadores emprestados, o Benfica 8 e o Sporting 3. Posso estar enganado nos números mas sei que a relação era mais ou menos esta. Quando lhes falham as garantias das arbitragens, o FCPorto opta pelo Plano B - emprestar jogadores que lhes permita controlar e saber o que se passa em cada balneário antes de cada jogo contra FCPorto ou outros adversários.

Estes jogadores são profissionais e lutam pela sua nova camisola. Disso não duvido, mas há algo nessa cartilha old school que me faz acreditar que a lavagem cerebral que se faz no FCPorto é de tal maneira forte que muitos nunca chegam a sair mentalmente do FCPorto.

O Sporting de Braga é o novo aliado estratégico do FCPorto quase que em oposição a uma aproximação do Benfica a Vitória de Guimarães a propósito do tal caso Apito Dourado. Sabendo que na penúltima jornada o Benfica vai a Braga e que na última jornada o FCPorto recebe esse mesmo Braga, muito provavelmente só seremos campeões se na entrada para a penúltima jornada tenhamos 4 pontos de avanço sobre FCPorto. Pois que seja...

Nos anos 80 o FCPorto iniciou a tal cartilha de manhosice que lhes levava a pensar em muitas coisas, umas legais outras ilegais. Era normal ver nas páginas dos jornais noticias que davam conta do interesse do FCPorto nos melhores jogadores das equipas contra quem ia jogar essa semana, numa clara tentativa de desestabilizar psicologicamente esse jogador e tirar dividendos dessa instabilidade durante o jogo. Essa matreirice volta nesta década a fazer das suas e numa altura em que adiam o jogo com o Estrela da Amadora para a Taça de Portugal, acabam de contratar um jogador (Varela) que será uma flecha apontada contra os jogos que o Estrela ainda disputará com Benfica e Sporting.

Todas estas estratégias que para os do FCPorto são modus operandi, são para mim características próprias dos fracos e sei que não me esquecerei de nenhum destes importantes dados quando vir o FCPorto a passar a tal travessia do deserto que Sporting e Benfica já passaram. Porque os pactos com o diabo servem num período de tempo. Findo esse período de tempo as armas serão as mesmas e o vencedor será justo. Este ano será nosso e essa será a nossa melhor resposta - em campo!

Força Benfica

1 comentário:

Anónimo disse...

Brilhante. E não podemos esquecer também as ajudas financeiras a clubes em dificuldades, como o Estrela, o Leixões, pois então, e o Belenenses, de tal forma que já se pedem aplausos em pleno estádio para o presidente benfeitor. Sempre ouvi dizer que não se deve morder a mão de quem nos dá de comer. A esta luz, o que aconteceu no Estádio do Mar no passado fim de semana é de uma claridade cristalina.