domingo, 8 de março de 2009

"David e Golias" ao contrário

O Benfica tem de ganhar hoje para ser campeão. Ou muito me engano ou o Benfica tem de ganhar todos os restantes nove jogos - partindo do principio que ganha hoje - para voltar a ser campeão nacional. Eu acredito, como sempre aqui referi, mas sei que a missão do nosso clube é claramente de "David contra Golias"...

A exibição do Leixões e as suas ofertas ao FCPorto - nalguns pontos semelhantes a outros jogos deste campeonato, (lembro-me da desmarcação do defesa do Leixões para Hulk ser fotocópia duma outra desmarcação dum defesa Belenenses para o mesmo Hulk, no estádio do Restelo) - fazem-me acreditar que algo vai mal na correlação de forças do nosso futebol.

Em qualquer país do mundo, em qualquer desporto, uma equipa que seja em 20 anos campeã por 15 vezes é absolutamente odiada por todos os seus adversários. Tem lógica. O ódio das restantes equipas provém do sucesso alheio e do querer combater esse sucesso com vontade, garra e força, para que no final possam orgulhar-se de vencer à equipa que tem dominado o futebol desse país nos últimos anos.

Em Portugal, acontece o contrário. A subserviência das equipas que defrontam o líder incontestado do nosso futebol nas últimas décadas sempre me meteu impressão. Sempre desconfiei da maneira como as equipas pequenas na sua maioria "morrem em campo" para ganhar ao Benfica e encaram o jogo com esse equipa dominadora - FCPorto - com um "à vontade" que nunca entendi. Não entendi porque há Amor pelo FCPorto e Ódio pelo Benfica. O Benfica foi quarto o ano passado e apesar de ser a maior equipa nacional em número de títulos, em número de sócios e em simpatizantes não devia fazer de nós o alvo de todo o ódio.

Eu digo muitas vezes, que num dia que tenha tempo e que possa abdicar dum ano da minha vida para alguma coisa, gostava de estudar com profundidade este assunto. Parece-me apaixonante que alguém consiga passar por coitadinho - e por isso conseguir a simpatia de todos os outros - e que consiga passar a imagem que o "David" nesta história será "a equipa que ganha" sendo o "Golias" a equipa que nos últimos anos não ganha nada, ou quase nada. Isto é notável.

No marketing diz-se que posicionamento é a imagem que o público tem do nosso produto, independentemente dessas características assimiladas por um tipo de público, corresponderem às verdadeiras características desse produto. Neste caso o posicionamento do FCPorto no mercado de todos os adversários nacionais é claro - "atenção que eu ganho sempre, atenção que tenho mais títulos europeus que todos os outros grandes nacionais, atenção que sou a equipa com mais presenças na champions league (a par de Manchester), mas a equipa a abater é esse gigante de nome Benfica."

Como se consegue fazer este milagre do posicionamento, e fazer deste, um caso exemplar no desporto mundial? Com inteligência. É a única arma. Ser mais inteligente que os outros. E aí, meus caros amigos, independentemente dos apitos dourados, dos envelopes, das prostitutas em hóteis, o senhor Pinto da Costa é inteligente.

Tentar ter uma estrutura de emprestados que possibilite esse "não ódio" ao FCPorto que pode contaminar o balneário. Conseguir uma certa aura de vencedor que ao contrário de incutir o ódio e o desejo de vitória nos adversários, produz um efeito dormente de profunda admiração - e aí quem sabe de futebol, quem conhece os balneários e quem entende do "futebol real" nacional não pode esperar "inteligência suprema" nesses jogadores para que consigam entender que tudo é posicionamento.

O grosso dos jogadores que constituem os plantéis da Liga e segunda Liga prestam vassalagem pura ao FCPorto. Se somos maiores e temos mais adeptos é normal que também tenhamos mais adeptos encarnados no seio dessas equipas da Liga e segunda Liga. Sim, talvez... Mas mesmos esses, quando entram nos balneários formatados de "David e Golias ao contrário" fazem com que esse Benfiquismo se esfumace numa cartilha de mentiras e mitos, que dizem que o FCPorto é que é "um espectáculo" - utilizando a linguagem vulgar dum qualquer balneário nacional.

Essa cartilha passa de presidente para directores, de directores para treinadores e de treinadores para jogadores. Os jogadores são a pontinha final duma estratégia que passa por "minar" todas estas estruturas com a mentira maior do desporto mundial. Afinal no principal campeonato de futebol em Portugal, o David é o Golias...

Contra tudo isto, há coisas muito boas. No dia em que voltarmos a ser campeões três anos seguidos, voltamos a colocar os posicionamentos certos nos "produtos" certos. O Benfica é o alvo a abater sendo o "Golias" por mérito próprio e o FCPorto já pode voltar a ser o coitadinho do "David".

Hoje temos que ser grandes, gigantes para ganhar na Figueira da Foz e será isso que vai acontecer. Assim esperamos, assim desejamos e assim acreditamos.

Força Benfica. Força Benfica. Força Benfica.

3 comentários:

Anónimo disse...

Vamos assinar esta peticao para nao deixar o Sporting por os pes na Champions durante 5 anos o nosso pais nao merece



http://www.ipetitions.com/petition/tirarscpdachampions/

Anónimo disse...

Vamos assinar esta peticao para nao deixar o Sporting por os pes na Champions durante 5 anos o nosso pais nao merece



http://www.ipetitions.com/petition/tirarscpdachampions/

LF disse...

Concordo.
Essa é a perspectiva minimalista da questão.
Desconfio que não seja apenas isso.