sábado, 25 de abril de 2009

EU VOU

Quando Michael Jordan começava a destacar-se do outro lado do oceano com a sua equipa Chicago Bulls, deste lado começávamos nós a sonhar com uma equipa de Basket encarnada que pudesse ser competitiva aqui em Portugal e quem sabe na Europa.

Vivemos esse inicio dos 90 com Mike Plowden, Carlos Guimarães, Carlos Lisboa, Henrique Vieira, Jean-Jacques (que para mim era o mais próximo do Michael Jordan que podia ver jogar), Pedro Miguel (pouco tempo depois), Steven Rocha e o inconfundível treinador Mário Palma.

Eu acompanhei in loco vários jogos deste Benfica para a liga regular (usando uma expressão à la NBA), para o playoff e para a liga Europeia. Estes tempos do antigo pavilhão cheio a fazer lembrar esses ambientes da Grécia (para o bem e para o mal) representavam o melhor do ecletismo encarnado. Sabíamos que a magia da NBA era algo que não se podia alcançar na Europa, muito menos no nosso pavilhão, mas acreditávamos na equipa e encchiamos esse pavilhão com o nosso ambiente. No entanto, quase duas décadas depois, o cenário hoje é ainda mais deprimente.

A nossa equipa de Basket já bateu recordes este ano, que essas equipas dos anos 90 não conseguiram bater. Nenhuma dessas equipas maravilha conseguiu chegar ao último jogo da liga regular com todos os jogos apenas com vitórias. No entanto, o entusiasmo dos nossos adeptos não tem sido igual ou similar ao entusiasmo que muitos vivemos nessas noites históricas no antigo pavilhão da Luz. E é pena... Porque se há jogo que empolga um pavilhão ou estádio nas últimas décadas é o Benfica-Porto e hoje vamos fechar a Liga regular com esse confronto que não nos dá nenhum título, mas pode dar o absoluto recorde de fechar esta mesma liga regular com vitórias em todos os jogos.

Sei que muitos dos jogos da primeira fase não são tão chamativos, mas se este cartaz não chega para entusiasmar uns milhares de adeptos Benfiquistas para encher esta tarde o pavilhão Império Bonança, não sei realisticamente que futuro podem ter as nossas modalidades amadoras.

Eu acredito num Benfica dominador no Basket e acredito num projecto que pode levar novamente este Benfica aos palcos maiores do Basket Europeu. No entanto, não há clube ou modalidade que exista sem público. Por mais que a quota modalidades (que muitos de nós pagamos para "ajudar" essas modalidades) dê a estabilidade financeira para viabilizá-las, o que realmente tem de mudar são os ambientes que se vivem nos pavilhões onde se jogam essas modalidades.

A Benfica TV é um projecto que pode ajudar a promover os jogos das amadoras mas não podemos trocar o sofá confortável dessa Benfica TV pelo ambiente que se vive no local do jogo. Quando se fala tanto em futebol e no que o futebol representa no Benfica será bom olhar que uma das nossas modalidades de sempre está a horas de bater um recorde nacional (nem sei se mesmo internacional) e será desolador ver as bancadas do nosso pavilhão vazias uma vez mais.

Temos que pensar nas modalidades como algo de presente e de futuro e aí meus amigos candidatos ou pseudo candidatos à Presidência de Outubro, temos que aplaudir o trabalho desta direcção na manutenção e na competitividade que vamos tendo em várias modalidades. Falta ainda criar público porque por mais esforço que a direcção, técnicos e jogadores façam será sempre desmotivador ver a tal tendência de pouco público que é muito difícil de inverter.

Hoje seria bom e bonito que o pavilhão enchesse para que pudéssemos sentir o que pode ser o Basket do Benfica num futuro próximo - vencedor e apoiado por todos os Benfiquistas onde mais se sente esse apoio. Na bancada...

Espero que hoje se faça História e que o Benfica consiga fechar esta regular season com o mítico resultado de zero derrotas na classificação e com bastante público na bancada.

Como dizem no slogan dum famoso festival - "EU VOU"

Força Benfica

3 comentários:

JNF disse...

"será desolador ver as bancadas do nosso pavilhão vazias uma vez mais."

Ou não!

Praticamente cheio :)

Anónimo disse...

E conseguimos: 30-0

João Tomaz disse...

Os adeptos têm aparecido cada vez mais e neste último jogo com o portojá estava uma boa casa. Acredito que nos playoffs vai haver ainda mais público...

p.s. Como é possível aparecer uma foto desses tempos e eu não a ter já publicado no SLB Glorioso Basquetebol!?!? Vou tomar a liberdade de utilizá-la... :)