sábado, 4 de abril de 2009

Pré-Época - Parte 2




Eu escrevi aqui há semanas que depois da derrota com Guimarães o Benfica devia pensar num conceito de pré-época que permitisse dar mais competitividade ao colectivo nas restantes jornadas, tentar criar o grupo base para a próxima época e desta maneira chegar mais bem preparado ao mês de Julho, quando oficialmente preparar a nova época.

O que me surpreendeu foi ver toda a comunicação social a tratar o tal conceito que aqui defendi de pré-época como uma verdadeira pré-época. Não me lembro de ver em Março tantas capas seguidas com jogadores que vão ser reforços do Benfica na próxima temporada. Obviamente que quando aqui defendi o conceito de pré-época era a pensar no colectivo, no modelo de jogo que tarda em aparecer e a pensar nos jogadores que fazem parte do nosso plantel e que farão parte do plantel na próxima temporada. Nunca pensei que este conceito de pré-época fosse aproveitado pelos media pelas piores razões.

Por falar em piores razões, e para sermos claros e sem teorias de conspiração, pensei e pensei e pensei em que é que o castigo do Lisandro prejudica o FCPorto ou o jogador e sinceramente não consigo entender em que medida é que este castigo nesta altura pode prejudicar clube ou avançado.

O jogador está castigado para o jogo com Guimarães por acumulação de amarelos e depois não poderá jogar com o Estrela da Amadora no próximo sábado num jogo em casa contra uma equipa que o FCPorto tem "controlada". Aliás tão "controlada" que mesmo sem treinar, o Benfica não pode facilitar nem um único segundo este domingo na Reboleira, sob pena de ficar ainda mais longe do primeiro classificado.

Descansar Lisandro entre os jogos contra Manchester será algo que o FCPorto quase que agradece porque este castigo é aquele tipo de castigo que permite aos do FCPorto mostrarem a revolta das "injustiças do nosso futebol" e fazer com que Pinto da Costa sorria pois ele sabe tão bem que este castigo apenas servirá para que a equipa jogue mais concentrada nos jogos que se avizinham. Esta cartilha já eu a conheço bem e não é mais que utilizar os pontos fracos a nosso favor e alterá-los subtilmente para pontos fortes.

É exactamente o que o Benfica necessita nestas últimas 8 jornadas. Transformar os pontos fracos do seu futebol em pontos fortes reais com a conquista dos 24 ainda possíveis. É o que se deseja para este fim de campeonato. Mas entre o que se deseja e o que se pode, vai uma grande diferença...

Depois da derrota contra Vitória de Guimarães seria bom que equipa embalasse para as tais 8 vitórias que necessitamos para entrar motivados na verdadeira pré-época de Julho...

Força Benfica

Sem comentários: