segunda-feira, 13 de abril de 2009

A quem interessa tanto ruído à volta do Benfica?

Esta última semana - especialmente depois da má exibição com boa vitória na Amadora - o Benfica passou maus momentos muito por culpa dos opinion makers deste cantinho à beira mar plantado, que saíram a terreno colocando cenários de revolução assente em duas premissas - mudança de treinador na próxima época ou mudança de presidente.

Eu assisti a tudo de forma silenciosa porque apesar de poder escrever quando me apetece por este cantinho blogosférico, há coisas que não merecem ser sequer comentadas, mesmo quando se fala de putativos novos treinadores ou putativos candidatos a candidatos à presidência do nosso glorioso.

Desde a derrota com Guimarães que escrevi que o título era uma miragem e não seria nada preocupante ficar em segundo ou terceiro lugar desde que se começasse a definir um modelo de jogo, uma estrutura base para o novo ano e obviamente manter a mesma equipa técnica.

A inteligência normalmente é inimiga da teimosia. Eu não conheço nenhum treinador inteligente que não seja teimoso e conheço muitos teimosos que não possuem o mínimo de inteligência. Quique obviamente preenche os requisitos da pessoa inteligente que sendo teimoso, pode evoluir e aprender com erros que ele próprio comete.

O futebol Português tem especificidades muito próprias que em mais nenhum lugar do mundo se verificam. E isto é fácil de entender. Não vou falar muito dos casos apito dourado, dos envelopes, das máfias entre pais que passam de árbitros para dirigentes de arbitragem e filhos que entram para o seu lugar na arbitragem, do escândalo dos emprestados, dos ordenados em atraso que alguns dos clubes ricos do norte querem manter porque lhes interessa mais a fome dos adversários que a hipotética competitividade na Liga, ou de todos os esquemas mais ou menos sujos que por aqui se passeiam.

A única coisa que sabemos é que neste mundo mesquinho e pobre de espírito há um clube que em 20 anos dominou quase por completo este futebol pequenino. Isto é uma análise que pode ser feita de Tóquio ou de New York - à distância...

Eu não tenho por norma falar por aqui de arbitragens ou de árbitros e defendo que só Presidente ou Director Desportivo deveriam estar habilitados a fazê-lo, mas a nossa estrutura acha que para falar de árbitros serve o director de comunicação. Sobre esse senhor não volto a falar porque já dei a minha opinião no post anterior mas acrescento que não acho bom ser ele a ter que levantar a voz e dar a cara pela verdade desportiva. No entanto posso e devo falar da correlação entre o futebol praticado pelo Benfica na primeira parte da época - onde inclusivamente fomos líderes - e o futebol praticado pelo Benfica depois de começarmos a ser mais escandalosamente prejudicados pela arbitragem - Dezembro 08, Janeiro 09, Fevereiro 09.

Há obviamente um relação entre as arbitragens e o nervoso que desencadeou a consequente descida de qualidade nas nossas exibições, até ao ponto em que um golo que vem precedido de penalti é anulado sem que isso seja sequer colocado num resumo da Sic Noticias que vi quando cheguei a casa do Estádio.

Quando a melhor e mais isenta estação televisiva nacional não coloca a imagem do golo anulado ao Benfica no primeiro resumo que transmite depois de terminado o jogo eu posso e devo falar em péssimo jornalismo. E não confundir péssimo jornalismo com ditadura e proibir a Sic Noticias de entrar mais no Estádio da Luz. È apenas péssimo jornalismo e viveremos com isso, ou talvez não...

Provavelmente, é importante constatar que estes lances de tão normais já nem merecem ser transmitidos. Obviamente que a Sic Noticias acabou por colocar a imagem no resumo e difundi-la nos seus programas de desporto - nomeadamente no Rui Santos ontem à noite - mas o que fica é a ideia que a normalidade é a falha, o roubo, o engano que de tão humano e de tão certinho devemos desconfiar.

O árbitro ao intervalo já sabe que há um erro de fora de jogo nos minutos iniciais da partida, entra na segunda parte transformando um penalti seguido de golo em falta atacante anulando o 1-1 e quando minutos depois David Luiz cai na área num lance duvidoso, o árbitro não tem dúvidas e deixa seguir o jogo. Aqui senti claramente que o erro do árbitro não é humano. Um árbitro com cariz "humano" depois de saber que errou num fora de jogo e que anulou um golo limpo, marca o penalti mesmo que tenha sido um lance duvidoso. Alguém que não o marque é porque passa do lado humano para o lado frio, premeditado e calculista que eu não quero acreditar existir.

Depois, nos momentos finais eis que chega o clássico dos clássicos. Espalhar cartões amarelos para os jogadores da Académica - serão três - para que não possam defrontar o FCPorto na próxima semana. Não vejam nestas frases uma afirmação de corrupção, porque não o faço. No entanto há algo sobrenatural que protege essa equipa de azul, mesmo que não tenham obviamente nada a ver com tudo isto...

A quem serve esta brutal crise no Benfica? A quem serve que Rui Costa não ganhe embalo e preferência dos Benfiquistas? A quem serve que Quique seja despedido e com ele sigam mais 3 milhões de euros de indemnização, troca de jogadores e começar tudo de novo? A quem serve contestação ao presidente e à gestão financeira magnífica mesmo sem liga de campeões pelo terceiro ano consecutivo? A quem serve criar contestação ao facto de termos mais de 200 000 sócios e com isso receitas que mais nenhum outro clube tem? A quem serve tudo isto?

Eu sei que no Benfica este ano joga-se muito alto devido às eleições. Hoje o Benfica é apetecível, pela simples razão que está mais organizado e consegue gerar receitas mesmo sem ganhar nada no futebol. Imaginem o que será o Benfica quando for campeão três vezes seguidas. Nesse dia o Benfica pode mesmo voltar a ser um colosso total. Por isso e não só, o Benfica é hoje um clube desejável e quanto pior correr a vida à equipa de futebol, melhor corre para todos os que querem ser candidatos em Outubro deste ano. Eu entendo tudo isso e sobre as eleições já escreverei noutro post, mas neste momento é importante entender a massa humana que é o Benfica e os lenços e "lençóis" brancos que no sábado foram mostrados a Quique.

Todos sabemos que ninguém chega a presidente do Benfica sem ser populista. Isto vem nos livros porque ninguém espera que em 6 milhões de pessoas e em mais de 200 000 sócios exista a tal sensibilidade de gestão, de futebol, de marketing, de merchandising, de receitas extraordinárias, de direitos televisivos. O que a grande massa quer saber é de resultados e neste momento os resultados desportivos do futebol são muito penalizadores para a equipa directiva. No entanto, nunca nos tomem como parvos. O Benfica e os seus sócios sabem sempre distinguir o bom do mau, o trafulha do sério, o populista do homem com verdadeiras ideias e podem ser enganados uma vez mas nunca serão enganados duas vezes.

Nestes tempos é importante que não apareçam os populistas com sonhos fáceis porque obviamente que há um problema na gestão do futebol encarnado que será solucionado com o tempo e com o desgaste duma cartilha de sistema que apesar de tudo já viu melhores dias.

Para esses interessa que tudo mude no Benfica a começar pela equipa técnica, pelo director desportivo, pelos jogadores, porque se desta vez o sistema reagiu com habilidades que nos retiraram o primeiro lugar cirurgicamente, também interessa vingar quem lhes fez frente - bem ou mal - nestes últimos anos e aí mudar o presidente benfiquista como vingança pessoal.

Temos que ser sensatos, inteligentes e perspicazes para entender bem a dimensão de todo este alvoroço mediático à volta do Benfica, e apoiar quem tem de ser apoiado. Não é fácil apoiar neste momento. Mais fácil é sacar o lenço branco do bolso ou o lençol da cama e acená-lo sabendo que nesse momento só estão a fazer rir o senhor maior de todo este sistema.

Não tenham a menor dúvida. Pede-se sensibilidade e bom senso...

Força Benfica

1 comentário:

Anónimo disse...

Sei que esta mensagem tem que passar por aprovação, e que provavelmente não vai ser aprovada.

Só quero deixar uma nota: O Benfica não tem 6milhões de adeptos.

Tem 2.9milhões.

E um estudo encomendado pelo próprio Benfica, diz que este tem 4.5milhões. Esse mesmo estudo apregoa que no distrito do Porto 1 em cada 3 pessoas é benfiquista, o que é TOTAL mentira. Esse mesmo estudo diz que no distrito de Lisboa 9 em cada 10 pessoas são benfiquistas. O que é TOTAL mentira.

O Benfica, segundo o estudo mais recente, tem 2.9M de adeptos. Esse mesmo estudo refere que na camada etária entre os 0 e 30 anos, o FCP é o clube com mais adeptos de Portugal. Isto significa que no futuro próximo o clube com mais adeptos e títulos em Portugal será o FCP.

O FCP é ainda um G14, e é dos clubes mais temidos na Europa. O Benfica é um grande clube, mas o FCP tornou-se um gigante europeu. E não creio que isso possa mudar, porque muita da prosperidade do SLB deveu-se ao Regime vigente na altura. Tempos conturbados em que tinha que haver algo para animar o povo. Era o Benfica. Esses tempos acabaram.

O Benfica é um grande clube, mas não está ao nível do Porto nem nada que se pareça. O Porto está uma nesga abaixo de um Manchester ou Barcelona. O Benfica, nesse contexto, é um clube muito abaixo, e muito menos temido.

Face the reality.