quinta-feira, 14 de maio de 2009

O Comunicado

Eu tenho sido crítico do trabalho de João Gabriel mas é importante sublinhar que não tenho nada contra a pessoa. Aliás, nem podia ter pela simples razão que não o conheço. O que acho é que o seu trabalho no Benfica não está a servir a Instituição.

Eu entendo que não é fácil controlar uma comunicação social sedenta de "novas noticias" sobre o Benfica, mas parece-me que alguém tem que ir gerindo as noticias com inteligência, definindo a agenda dos media "de dentro para fora" e não esperar que os media decidam de "fora para dentro".

Sendo esses media uns autênticos "animais sedentos" a única maneira de ter esses animais controlados é servir-lhes as noticias que nós queremos. É a única maneira. Quando não se diz claramente que Quique Flores fica em tempo oportuno, está-se sujeito aos timings e sugestões da imprensa. Apesar de tudo, penso que estes nossos media foram absolutamente calmos e serenos esperando que tudo ficasse resolvido na frente para atacar o final de época com nomes de possíveis reforços na equipa técnica e no plantel.

O Benfica responde a essas sugestões com um comunicado no site. Eu chamo-lhe O Comunicado... Diz o seguinte:

Comunicado

Em face das notícias publicadas na imprensa de hoje e que, na sua imensa variedade, percorrem situações tão diversas como reuniões, contratações, vendas ou renovações, a Sport Lisboa e Benfica, Futebol SAD esclarece que todas elas só se entendem numa lógica de uma comunicação social cada vez mais dependente do mercado, lamentando, igualmente o carácter especulativo das mesmas.

É neste cenário que todas elas devem ser lidas e entendidas. Nem todas as notícias são inocentes, nem todas as fontes são desinteressadas.

Este Comunicado aparece no dia 12 de Maio - depois de se falar das hipóteses Jesus e Scolari nos vários media. Eu pergunto de forma humilde... Alguém entende este comunicado? Este Comunicado, comunica ou explica alguma coisa? Alguém pode dizer ao ler este comunicado "Muito Bem" como se exclama nas bancadas politicas quando alguém diz algo um pouco mais inteligente ou populista? O Comunicado é apenas isso... Um Comunicado que diz pouco e deixa muito no ar. Podiam ser umas frases dos nossos tempos adaptadas a várias áreas sociais que o resultado seria o mesmo. Mas posso ser eu que não atinja o que é visível para todos os inteligentes cá do burgo. Se assim for desculpem-me pela minha pouca sensibilidade em Comunicados.

No dia seguinte - 13 de Maio - aparece outro comunicado:

Comunicado

Lamentável

É cíclico, é intencional, mas fundamentalmente é falso. Esta é a realidade de algum jornalismo que, mais do que factos, prefere a ficção. E é esta procura sensacionalista e distorcida, esta tendência pela especulação mais básica, sem qualquer respeito pelas normas deontológicas que regem a profissão, que está a matar a credibilidade de alguma imprensa.

Mas, como isto é cíclico, intencional e falso, o Correio da Manhã, na sua edição de hoje, fala de um “choque”. O chocante mesmo é ver em que mãos andam algumas carteiras profissionais de jornalistas e verificar a intencionalidade e periodicidade com que este jornal publica notícias provocatórias e sem qualquer fundamento. Se o sócio puder evitar comprar este tipo de imprensa garantidamente passará a andar mais bem informado!

A verdade é que eu não compro o Correio da Manhã. Nem ontem, nem hoje nem amanhã. Sendo assim e apesar de não comprar essa autentica bíblia de mau jornalismo - característica que mantém inalterada há décadas num posicionamento sem precedentes no mercado editorial nacional - tenho por hábito de ver o site do Glorioso. Lendo O Comunicado sem o teor das afirmações que vêm proferidas no dito jornal, acabo por não entender o que esse Comunicado quer expressar.

Dois comunicados em dois dias sem nenhuma importância comunicacional. Importante, importante era o Benfica dar pouco importância a estes jornalecos e preocupar-se mais em resolver e anunciar cenários que não deixem espaço para grandes invenções nesses mesmos jornais.

Por falar em invenções, ainda antes de se ter despedido Quique ou assinado com o novo treinador aparecem confirmações de Álvaro Pereira para lateral esquerdo e da hipótese Quaresma para o Benfica. Penso que a hipótese Quaresma pode ser piada mas a verdade é que foi comunicada num meio que se pensa credível a julgar pelo passado recente (e menos) recente - A Bola.

Também n'A Bola aparece um Comunicado que só pode ser uma anedota. Eu tenho me mostrado sensível e positivo a conhecer todas as candidaturas que possam aparecer à liderança do Benfica. Uma delas, a quem já dediquei um texto aqui, está a apresentar as suas primeiras ideias concretas. Já são três ideias muito reais que me fazem acreditar que este senhor Bruno Carvalho pode ter jeito para muita coisa, mas não é extremamente criativo.

Diz ele que quer antecipar as eleições. Eu sou contra... Dizem alguns (não eu) que não pode ser candidato porque só é sócio correspondente há 5 anos e efectivo apenas há 1 ano - ninguém se preocupa em perguntar o que é que faz um homem de 40 anos "Benfiquista dos sete costados" só ser sócio do Sport Lisboa e Benfica apenas aos 35 anos? Hoje finalmente este candidato emite o seu Comunicado.

Diz-se n' "A Bola":

"Bruno Carvalho quer ser ouvido na escolha do novo treinador caso as eleições não sejam antecipadas para Junho. Sustentando que não é certa a vitória de Luís Filipe Vieira em Outubro, pede ao líder do clube que o informe das suas intenções, «para que em conjunto possam ser decididas as opções a tomar em relação à equipa de futebol». «Se não o fizer, existe o risco de uma nova Direcção herdar os compromissos assumidos integralmente por Filipe Vieira e ter de gerir o clube segundo opções que não foram as suas», pode ler-se em comunicado. Para Carvalho, o actual executivo encontra-se «ferido na sua legitimidade decisória» e pede «eleições antecipadas» para Junho. Para que os sócios se pronunciem sobre os destinos do clube «antes da nova temporada".

Mas o que é isto? A sério... Senhor Bruno Carvalho, o que vem a ser isto? Quer escolher o novo treinador? Também eu quero. Eu e mais 6 milhões. Mas só há uma pessoa que vai fazer essa decisão e depois submeter-se ao julgamento popular na ultima semana de Outubro - a única que está estatutariamente definida há muito tempo para eleições no clube.

Se aceita um conselho de alguém que não lhe quer mal (nem bem) pense que o Benfica é o maior clube do mundo, que é um clube ecléctico, que tem um project finance em curso, que tem problemas sérios que precisam de soluções criativas, que precisa de criativos que pareçam sérios e lembre-se que os sócios não são parvos pois para parvos já bastam alguns jornalistas, como provam as últimas noticias. Seja sério. Seja sério. E se não for sério, faça por parecer, porque o Benfica agradece e lembre-se que a razão principal que as eleições são em Outubro é porque alguém mais inteligente que eu ou você, pensou que eleger uma direcção num clube como o Benfica é muito mais que escolher um treinador...

Eu também agradecia à minha direcção que a partir de agora fosse o mais séria e determinada em fazer bem o que não tem conseguido fazer nas últimas semanas do campeonato. Nós merecemos. Sem querer meter pressão, os senhores de azul estão a quatro títulos do Glorioso e se ganharem a Taça de Portugal ficam a 1 ano de apanhar o Benfica, passando para o clube nacional com mais títulos. Não será isto suficiente para acabar a brincadeira no futebol e focar no que é realmente importante - um projecto estável, bem gerido, bem controlado e com resultados ?

Nós também achamos que sim. Então Comuniquem-nos algo novo e inovador. Que tal um treinador assinar três anos e ter uma clausula de rescisão de 500 milhões de euros para se convencerem que mudar todos os anos de treinador não serve?

Melhor 600 milhões de euros porque como no Benfica os contratos são para cumprir não há perigo do contrato ficar a meio...

Pela enésima vez, organizem-se meus caros, organizem-se e acertem... Na música diz-se que "mais vale uma nota desafinada mas sentida que uma nota afinada sem sentimento". No Benfica quando aparentemente se falha - como quando Trapattoni falhou Europa - é importante "fingir" que está tudo bem e dar confiança para dentro e para fora.

Força Benfica

5 comentários:

Anónimo disse...

Dois pontos.
1) essa dos títulos tem muito que se lhe diga... supertaças, por exemplo, não devem ser consideradas títulos, não são disputadas em competição e muitos já as disputaram sem terem ganho qualquer competição no ano anterior (foram só finalistas vencidos da taça)... além disso, este ano, até ao momento, o Benfica venceu tantos títulos como o FCP
2) alguém me explica quem é esse tal bruno carvalho?
LC

Ministro disse...

O quique n serve...

Anónimo disse...

Sempre que leio alguma coisa sobre o bruno caravalho lembro-me do seu post "o candidato da blogosfera". De facto este senhor não me parece nada homem com caráter para a presidência. Ficou no seu canto a aguardar que tudo corresse mal para se mostrar (fez-me lembrar o leo, também!).
Só fico admirado de ele não questionar os contratos de todos os jogadores e funcionarios do clube, afinal também são compromissos do actual presidente.
Bom, na minha opinião o Vieira vai voltar a esmagar nas eleições... Apesar dos resultados os benfiquistas ainda têm o trauma "Vale e Azevedo" e não vão arriscar, este de futebol percebe pouco mas é de confinça... Até ver!
Quanto ao FC Porto sinceramente não me preocupa a aproximação em numero de títulos. è verdade que nos ultimos anos eles têm estado muito fortes mas todos sabemos como a maquina começou a carborar... Não sou testemunha dos escandalos no estadio das antas porque as minhas memórias futebolisticas remontam a pouco mais do que 1998 (e mesmo assim já vi muita coisa), mas a partir do momento em que ficam provadas as viagens pagas, as visitas... enfim!
Força Benfica

José Francisco Sousa

Anónimo disse...

Jovem de 22anos com grande potencial,sem clube,e sem vontade de jogar ,embora seija uma pena ninguem o fazer mudar de ideias pois ia ser muito util ao clube que ia ficar com ele ,pode jogar a qualquer posiçao, é portugues,na sua plena forma num campeonato como a 1ªliga poderia marcar sem duvida 20 golos .


Cumprimentos

Anónimo disse...

duarte_carlos10@hotmail.com

Aqui fica o meu contacto



Jovem de 22anos com grande potencial,sem clube,e sem vontade de jogar ,embora seija uma pena ninguem o fazer mudar de ideias pois ia ser muito util ao clube que ia ficar com ele ,pode jogar a qualquer posiçao, é portugues,na sua plena forma num campeonato como a 1ªliga poderia marcar sem duvida 20 golos .