quinta-feira, 14 de maio de 2009

Onde estavas no 6-3?

Eu estava há exactamente 15 anos em casa dos meus pais a contar os minutos para o inicio do jogo. Estava nervoso e com algum medo, tal a euforia dos sportinguistas na certeza que a vitória confirmaria o título a verde.

Tinha um convite para ver o jogo em casa dum amigo lagarto e achei que devia ficar em casa da família a ver o que se passava. Sei que sofri bastante nessa primeira parte histórica onde jogámos à defesa mas onde marcámos três golos.

Ao intervalo decidi ir ver a segunda parte na tal festa mas com alguns (muitos) Benfiquistas. Fui de carro e ouvi o golo do Isaías no relato (2-4) chegando a essa festa no segundo golo de Isaías (2-5) aos 57 minutos. Festejei o golo e os golos seguintes na certeza que o campeonato não nos fugia, como não fugiu em Braga quando ganhámos numa quarta feira e festejámos depois em casa com Guimarães. No momento da vitória, pensei no meu colega Benfiquista de sempre, que decidiu arriscar apanhar a molha da sua vida e acreditar que a vitória seria nossa. Ele foi ao estádio e até hoje não me perdoo ter sido tão "menino" ao decidir ficar-me por casa.

Nessa noite fria e chuvosa há exactamente 15 anos (14-05-1994) alguém colocou um filtro encarnado no monumento da cidade de forma espontânea e reveladora do espírito geral dessa histórica noite.

Já foi há 15 anos... Depois desse célebre jogo e duas semanas depois de Barcelona ganhar em Madrid por 2-6 é bom relembrar que nós também já fizemos semelhante feito.

Não gosto de comemorar passados, mas neste caso com 15 anos de distância sei que já é tempo suficiente para olhar para este aniversário com saudade e ao mesmo tempo com esperança renovada.

Como diria o amiga Baptista Bastos a propósito do 25 de Abril de 1974, pergunto "Onde estavas no 6-3?"

Força Benfica


9 comentários:

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

estava lá no estádio no meio dos índios á chuva:)

Anónimo disse...

No meio... fomos para lá todos borradinhos, mas eramos mais que as mães, mais de 3000! À ida tivemos um sinal mas não entendi, pisei uma carteira que estava no chão e não é que a carteira era de um amigo meu? Em mais de 3000 mil gajos um benfiquista perde a carteira e quem encontra é um amigo dele? No estádio quando "mamámos" o 2º, não sei se foi do Figo ou do Cadete, também foram iguais, eu e um outro amigo decidimos que iamos embora ao intervalo, àquele ritmo cada canto cada golo o recorde do 7 a 1 ia esfumar-se... ao intervalo estava eufórico de festejar golos que nem consegui ver bem pois estava mesmo junto à pista atrás da nossa baliza na 1ª parte... daí ter visto na perfeição os 2 golos lagartos! Quando o Hélder marcou lembro-me de estarmos já todos a saltar e a gritar, o Hélder vai marcar... o Hélder vai marcar! Foi uma dia lindo, apanhei um molha e no fim da noite até os lagartos nos davam os parabéns!

Ao escrever este texto e a reviver as memórias daquele dia até me vieram lágrimas aos olhos... eu vi o Benfica!


Filipe Santos

Glorioso11385 disse...

Estava no estádio, em trabalho para o jornal "O Benfica". Tive o prazer de escrever a crónica desse jogo. Ainda festejei os três primeiros golos, mas, depois de insultado pelos sportinguistas que estavam nos camarotes acima da zona dos jornalistas (também fui "agredido" com um copo de plástico) e perante o incómodo de alguns jornalistas, mesmo depois de explicar-lhes para que jornal trabalhava, prometi-lhes não festejar os restantes golos do Benfica. E ainda houve mais três... :)

Helder disse...

Boas tardes

Eu tinha 15 anos estava em casa poruqe não podia ir ao estadio porque vivo em Gaia. Mas lembro-me perfeitamente desse jogo...Como eu gritei.....como eu pulei.....como eu explodi a cada golo do Benfica.....enfim uma das maiores alegrias que o Benfica me deu!! Que saudades de ver um Benfica assim......e nesse ano pouco antes do jogo de alvalade tivemos os fantasticos 4-4 na Alemanha....nesse jogo quando o Benfica marca o quarto golo quese no fim até murros no chão dei a festejar.....foi lindo........até me arrepio só de me lembrar.....

Saudações Benfiquistas

Arsène Lupin disse...

Estava em casa. Com 14 anos não me deixavam ir para lá.

Mas quando o Helder faz o 6º golo, ainda me lembro de me rebolar pelo tapete da sala, entre lágrimas e gargalhadas :)

É notória a azia dos comentadores com o avolumar dos golos! "É incrível, isto..." eheheh e é mesmo incrível :)

Luis disse...

Estava a tornar-me no benfiquista que sou hoje.
Obrigado Benfica 93/94.

Ministro disse...

Em alvalade, numa das mais felizes tardes/noites da minha vida

Mauro Bizarro disse...

223 André Moura http://www.peticao.com.pt/joe-berardo-slb
224 Mauro http://www.peticao.com.pt/joe-berardo-slb
Acho que está tudo dito! VAMOS LA BENFIQuiSTAS! ESTÁ NA ALTURA DE ABRIR OS OLHOS. CONTAMOS COM VOCES!

T2LAPA disse...

Foi nesse dia, de impermeável amarelo e com um litro de água dentro de cada sapato, que fui a 1ª e única vez a alvalade ver um jogo! Lindo foi nesse jogo ter sido estreada a claque feminina da Juve Leo, e do anúncio de que cada jogador do sporting que marcasse um golo ganhava um pneu novinho! Por 1 que não mudavam os 4!
Dia para não esquecer! Numa altura em que a paixão dos jogadores ainda nos contagiava! Saudades!