sexta-feira, 12 de junho de 2009

Farmácia Franco

E como dizia o nosso Historiador oficial José Hermano Saraiva, "e foi aqui que nasceu o Glorioso Sport Lisboa e Benfica". E foi mesmo na Farmácia Franco que o Benfica se constituiu e foi a partir daí que cresceu e se implantou naquilo que hoje é.

Um grupo de sócios anónimos abriu recentemente um blog que vai ser uma candidatura real e efectiva - apesar de não quererem ser eleitos - às eleições do próximo dia 3 de Julho. Pedem-nos para não os levarmos a sério, mas somos obrigados a tomar em atenção muitas das suas ideias. Com uma linguagem "quase cómica", começam por baixar expectativa com umas tiradas bem humoradas, mas na verdade o documento que apresentam tem substância e um conteúdo muito interessante.

Li todo o seu projecto de 68 páginas e neste momento este movimento é o exemplo maior daquilo que aqui escrevi há uns dias onde sugeria que deveriam haver muitas candidaturas - no fundo só se precisam 250 assinaturas - para mostrar a todos quão vivo está o nosso clube.

Esta candidatura e as suas 68 páginas demonstram com humor mas com um conhecimento aprofundado de muitos aspectos macro económicos do nosso futebol nacional e europeu que se pode criticar, visando apenas melhorar o Benfica. Ao mesmo tempo mostram um profundo conhecimento do que anseia e ambiciona o verdadeiro Benfiquista do terceiro anel - muito mais jovem, atento, critico e perfeitamente informado sobre tudo o que tem a ver com a nossa realidade do que a maioria das pessoas pode pensar.

Também falava há uns dias da necessidade de aparecer um Obama do Benfica que nos desse esperança em novos rumos. Pois este blog de nome Farmácia Franco é o oposto de Obama porque o presidente Americano começou pela imagem e depois fundamentou-a com conteúdo. Aqui não há imagem, não há fotos, não há entrevistas em jornais incompetentes e tendenciosos, não há aviões a voar o céu e a fazer jus à expressão "muita parra e pouca uva". Aqui há algumas ideias muito boas, muitas ideias boas, algumas ideias boas mas pouco exequíveis, outras ideias fraquinhas e uma ou outra ideia menos boa.

Não conheço nenhum dos seus intervenientes por razões que a palavra anonimato encerra em si mesma e neste momento dou aqui o meu apoio publico a um movimento que terá obviamente a minha assinatura - caso eles necessitem - e quem sabe os meus 20 votos, que ainda estão dependentes do projecto que Vieira vai apresentar. Na verdade, seria positivo que me convencesse a dar-lhe votos que para ele estavam destinados se as eleições fossem em Outubro.

Voltando ao PDF que engloba um pequeno manifesto da Farmácia Franco, gostei do tom profissional, sério e ao mesmo tempo bem humorado com que falam sobre cada um dos temas e da maioria das ideias que defendem para o Benfica e para o futebol nacional.

Não sei há quanto tempo preparam esse documento, ou se o mesmo foi escrito aproveitando a semana de feriados, mas a verdade é que fizeram mais num singelo canto blogosférico que o senhor Bruno Carvalho no seu blog e na sua mega ultra moderna página de Internet. Nós queremos ideias, projectos, conceitos reais que possam ser implementados, muito mais que demagogias baratas. Ou muito me engano ou o senhor Bruno Carvalho ainda irá aproveitar-se de algumas destas ideias como suas.

Se o documento está a ser modificado e melhorado, provavelmente ainda vos enviarei umas quantas ideias que melhorem (ou piorem) alguns dos pontos apresentados neste magnifico PDF.

Além disso, posso apenas deixar o link e aconselhar a leitura do documento obrigatório para quem acha que o Benfica é nosso e que nós somos o Benfica como aliás eu ando a apregoar desde que no título deste blog escrevi - O Benfica Sou Eu.

Força Benfica

3 comentários:

Anónimo disse...

O Herman Saraiva agora é historiador oficial do Benfica?!!! Isto está tudo louco!!!!

O Benfica Sou Eu disse...

Senhor anónimo

Obrigado pelo comentário. Obviamente que o senhor José Hermano Saraiva não é, foi ou será o historiador oficial do Benfica.

Quando se diz:
"E como dizia o nosso Historiador oficial José Hermano Saraiva" está implicita a ideia de "nosso" referente a Portugal e não referente ao "nosso" Benfica.

O conceito de "e foi aqui..." ou "e foi exactamente aqui...", é algo que o próprio popularizou nos seus programas e daí a frase:

"e foi aqui que nasceu o Glorioso Sport Lisboa e Benfica".

Espero que lhe tenha explicado o conceito correcto de "nosso" neste humilde e pequeno texto.

Ás vezes o conceito Nacional sobrepõe-se ao clube, mas neste cantinho acontece por poucas vezes. Daí admito a sua pequena confusão.

Força Benfica

Anónimo disse...

benfica é merda!!!!!!