segunda-feira, 29 de junho de 2009

Um texto por dia...

Estou há quase duas semanas sem escrever uma única palavra no blog. Coisa rara mas que de quando em quando tende em acontecer. Estas duas semanas foram pródigas em várias noticias e depois de alguma perturbação, tudo parece acalmar e vamos preparar-nos para umas eleições importantes mas pouco competitivas.

A minha ideia é recuperar o tempo perdido e conseguir escrever um texto por dia - mínimo - até às eleições de dia 3 de Julho. Vou como sempre falar e destacar o que mais destacável me parece e também tentar opinar com alguma distância sobre alguns dos assuntos que marcaram as duas últimas semanas.

Vou começar pela que mais me impressionou. Jesus. Viva Jesus!

Eu fui um dos críticos do despedimento de Quique por razões de estabilidade e por razões de total desconhecimento real do que está por trás do que nós lemos e vemos nos estádios e na televisão. Pois Jesus tem outro perfil e não entendi a razão de tão diferente perfil para comandar os nossos destinos nos próximos dois anos - com opção de uma terceira época.

Critiquei aqui Jesus mas sabia que no dia em que entrasse no Benfica seria o meu treinador. O que eu não sabia é que seria o meu treinador de sempre. Não sei se alguém sente isso, mas eu nos últimos dias tenho sentido que Jesus já faz parte da mobília e ainda nem sequer começou a treinar.

Hoje começa a época e depois da sua grande entrevista n' "A Bola" senti que Jesus sabe que este é o seu grande desafio como treinador e ele vem preparado para tudo. Eu que gosto de colocar as expectativas baixas, pensava que Jesus ia colocá-las baixíssimas. Nunca treinou um grande, não tem nenhum titulo no curriculum, tem uma capacidade grande em ser gozado por alguma intelligentsia futebolística nacional e era aparentemente sportinguista. Digo "era" porque a verdade é que hoje sinto-o totalmente Benfiquista. Como já disse, não só Benfiquista mas muito Benfiquista.

A sua entrevista n'"A Bola" é boa. Muito boa. Fala bem - assim parece ao lê-lo - e responde a tudo, mesmo às perguntas matreiras e difíceis que José Manuel Delgado lhe faz. Fala de futebol, de objectivos e de arte através duma comparação com Paula Rego. Quem diria... Diz que disse "motocard" em vez de motard, mas que nunca disse "forno interno" em detrimento de "foro interno". Folgo em saber, mas isso não importa para nada. O que importa é que Jesus é um dos nossos. Não podemos ter dúvidas. Disse que "ia ser campeão nesta casa" na apresentação mas não disse quando. Se o deixarem trabalhar três anos seguidos eu tenho a certeza absoluta que será campeão. Se for despedido em Dezembro 2009 ou em Julho de 2010 quase que tenho a mesma certeza da não verificação desse desejo/afirmação.

E aqui reside todo o problema do Benfica. Ter o mesmo treinador por três anos será hoje uma miragem mas pode ser que se transforme em realidade. Até lá, podemos e devemos apoiar aquele que parece ser realmente um de nós. Viva Jesus. Viva o Benfica.

Hoje que começamos uma época com quatro contratações e com o plantel quase fechado - uma ou outra alteração ainda podem vir da pré-época - damos um passo de gigante em relação a revoluções de outras épocas. Este ano os jogadores sabem bem o que é o Benfica e não vamos estar nos jornais com contratações até final de Agosto. Esta é uma diferença grande sobre a última temporada o que beneficiará o clube e consequentemente Jesus. Ou beneficiará Jesus e consequentemente o clube? Pouco importa...

Seja bem-vindo Jorge Jesus. O grande JJ para os amigos...

Força Benfica

1 comentário:

Anónimo disse...

ridículo!
as perguntas matreiras de delgado? grotesco!
que porcaria de post
LJ