quarta-feira, 15 de julho de 2009

O Futuro...Hoje

Ao contrário de muitos que hoje andam eufóricos com as nossas prestações no arranque dos jogos na Suíça, eu sou dos que gosto de baixar expectativas. Estou ainda a aprender a gostar do Jesus, estou ainda a habituar-me à ideia de ter dois jogadores no ataque "sempre", ainda me estou a habituar à ideia de ter quase o plantel fechado no meio do mês de Julho e ainda me estou a habituar à ideia de ter uma equipa combativa, determinada e em constante pressão.

A verdade é que não tenho de me habituar às incompetências dos árbitros porque elas já começaram nestes primeiros jogos a mostrar que este Benfica pensa em tudo e antecipa muito bem o que pode acontecer durante o ano. As arbitragens neste fim de semana já foram uma pequena amostra do que se prevê que aconteça em vários estádios desta Liga Sagres. Para que não tenhamos esperança em que as coisas mudem, é bom começar logo no verão. Muito bem...

Entretanto, esta semana tivemos o sorteio que nos deixou a sonhar alto durante uns dias. Primeiro temos o sonho de ser campeões ao fim de 5 anos e depois temos o sonho de chegar ao Dragão empatados na classificação e com aspirações reais de ambas as equipas serem campeãs.

Ou seja caso o Benfica tenha ganho ou empatado o jogo na Luz ambos podem ter aspirações a ser campeões na penúltima jornada - isto considerando que o Sporting está abaixo, mas como estou a falar dum sonho posso inventar a classificação que quiser. Ser campeão aí seria o tónico certo para vincar e sublinhar a tal euforia que todos mostram neste momento, menos eu. Eu considero isto um sonho e sei que a realidade pode ser bem mais dura.

Esperança tenho sempre. Acredito que o Benfica pode ganhar a todas as equipas do mundo, sempre e este ano não será excepção. A razão pela qual eu este ano opto por baixar publicamente a expectativa é porque a minha memória recente coloca-me quatro anos seguidos abaixo do segundo lugar. Sendo assim e utilizando a matemática e as probabilidades estatísticas sou obrigado a deixar a razão ocupar um lugar maior que o que normalmente detém no item Benfica.

Mesmo assim, tenho razões para sorrir. Vi Roderick jogar e lembrei me de palavras de Ricardo Araújo Pereira que num dos seus textos de Agosto de 2007, referia que mesmo tendo o Benfica empatado contra o Guimarães a zero não nos poderíamos esquecer desse importante dia a 25 de Agosto de 2007 onde todos assistimos à estreia de Miguel Vítor no plantel sénior do Benfica.

Pensei nesse texto quando vi este Roderick estrear-se com a camisola oficial do Benfica - mesmo que os jogos sejam de preparação e não contem para a estatística oficial como o de Miguel Vítor contra o Vitória de Guimarães. Temos obviamente o futuro assegurado, mesmo que se defenda que além deste temos outro defesa promissor de nome João Pereira.

Disse Rui Costa a João Manuel Pinto no inicio do jogo contra Sion, que "Roderick era parecido com Mozer". Eu senti o mesmo quando o vi jogar e apesar da tenra idade não tenho dúvidas que todos vimos o "futuro... hoje".

Também ao contrário de muitas pessoas, eu gostei mais das segundas partes que das primeiras exactamente porque nas segundas fui obrigado a ver o futuro no presente. Temos Roderick, Miguel Vítor, Fábio Coentrão, Nelson Oliveira (todos Portugueses) aos quais juntamos Urreta, Filipe Bastos ou Patric (que apesar de não entusiasmar é novo e deverá crescer e melhorar).

Se a esta juventude juntarmos as palavras de Luís Filipe Vieira na sua entrevista da TSF este domingo - "...no próximo ano se vendermos algum jogador, de certeza que será substituído por um dos juniores" - entendemos claramente que o futuro começa a construir-se hoje.

Há tempo escrevi que faltavam Portugueses neste Benfica. A verdade é que neste momento, sabemos que a prioridade é lançar jovens juniores na equipa principal e acreditar que em 3 anos teremos 5 novos jogadores do plantel aproveitados das camadas jovens.

Esta frase do nosso Presidente também tem em si uma ligação com outra declaração onde afirma que o Benfica deverá ter um prejuízo de 25 milhões de Euros no final deste exercício e onde reafirma que o clube está comprador e não vendedor.

Esta politica deverá ter como objectivo poder vender na próxima época Luisão e aproveitar o tal Roderick, deverá ter a ver com vender Di Maria e aproveitar outro júnior, deverá ter a ver com vender Cardozo e aproveitar Nelson Oliveira ou outro que dos juniores possa subir. Provavelmente na próxima época apenas contrataremos um ou dois jogadores, mesmo vendendo três ou quatro.

Outra frase interessante proferida pelo nosso Presidente é quando ele afirma que "Jesus será o treinador do Benfica durante os próximos três anos". Luís Filipe Vieira acredita que alem dos dois de contrato se irá accionar a clausula de opção. Ou seja, pelo que se denota, finalmente o Benfica começa a definir prioridades e mecanismos para operacionalizar essas mesmas prioridades/estratégias. Vamos ter mais Portugueses, mais jovens e provavelmente menos estrangeiros, mas de grande qualidade. Lentamente vai se afinando o rumo desportivo e acertando ideias e conceitos.

Para terminar quero referir que para os Benfiquistas que se entusiasmam bastante nesta pré época não esquecerem que faltam Luisão, Sidnei, David Luiz, Ruben Amorim ou Ramires. Destes cinco, quatro serão potencialmente titulares e isso alterará o figurino (desejavelmente para melhor) do tal onze das primeiras partes.

Vamos esperar e ver o que se vai passar nos próximos dias e nos próximos meses com a certeza que o futuro do Benfica se constroi a partir de hoje. Isto sim é a grande diferença deste ano para todos os outros desta última década.

Força Benfica

1 comentário:

Atlas disse...

Entrei hoje pela 1ª vez neste site e depois de ler os dois artigos iniciais, seria uma injustiça grande da minha parte se não dedicasse uns momentos para os comentar.
Ambos os artigos estão escritos de forma clara e objectiva sem ser necessário recorrer ao insulto e á critica destrutiva que tão comum é neste tipo de sites.
Registo portanto os meus parabéns na esperança de poder continuar a ler artigos com esta qualidade.

Tony Salta