quarta-feira, 29 de julho de 2009

O PENTA - um a tentar conquistá-lo e outro a tentar evitá-lo...


Toda esta época se resume a esta palavra - penta - e com base nesta palavra iremos ter a maior guerra desportiva das últimas décadas. Sim, não é um exagero. A maior guerra das últimas décadas.

Tenho estado calmo e a analisar o que o mercado e o defeso nos têm apresentado, mas a verdade é que a 20 dias do inicio do campeonato, já é possível adivinhar a luta de titãs que se vai verificar na Liga Sagres 2009/2010.

Todos sabemos (e ele também sabe) que em 27 anos conquistar duas vezes o penta, é algo que Pinto da Costa ambiciona mais que tudo. A meio do ano passado quando este tetra dificilmente fugiria ao FCPorto, os objectivos foram definidos de forma clara - ganhar o penta e conquistar o maior número de títulos possível para finalmente ultrapassar o Benfica - neste contexto não confundir títulos com campeonatos ganhos.

O Benfica como todos sabemos de cor e salteado conquistou de forma muito mais nobre e elevada que o FCPorto, os seguintes títulos:

2 Taças dos Clubes Campeões Europeus
1 Taça Latina

3 Campeonatos de Portugal (prova que decorreu entre 1921/1922 até 1937/1938 e que muitos consideram como a ante-câmara da Taça de Portugal)
31 Campeonatos Português (Liga mais recentemente)
24 Taças de Portugal
4 Super Taças
1 Taça da Liga

Isto dá um total de 66 títulos no seu curriculum.

A verdade é que estes senhores do FCPorto, no dia em que escrevo este texto já conquistaram :

2 Taças de Mundiais de Clubes
2 Taças dos Campeões Europeus
1 Taça Uefa
1 Super Taça Europeia

4 Campeonatos de Portugal (entre 1921/1922 e 1937/1938)
24 Campeonatos Portugueses (Liga mais recentemente)
14 Taças de Portugal
15 Super Taças
1 Liga Intercalar (para que conste, esta para mim não conta e ponto final)

A verdade é que mesmo com essa Taça que para mim não conta, (mas que conta para os jornalistas e para os portistas) têm 64 títulos no seu curriculum.

E este objectivo de Pinto da Costa é muito mais que um simples objectivo anual. Este é o seu objectivo desde o inicio destes 27 anos que anda na Presidência desse clube.

Ele sabe que dificilmente ultrapassa os campeonatos do Benfica na sua vigência - apesar de interiormente o desejar obviamente - mas ultrapassar o Benfica em numero de títulos é possível esta época. Se tudo correr bem, o FCPorto ganha a Super Taça já nas próximas semanas contra um Paços de Ferreira morto de toda a pré-época desgastante que tem tido na Taça Uefa e quase iguala o Benfica em numero de títulos.

Por esta razão, o tal ambicionado penta é um objectivo que pode ser simbólico, porque não vejo muitas possibilidades de Pinto da Costa ambicionar o terceiro penta da sua carreira como presidente - apesar de eu sobre esse cavalheiro já não dizer nada.

Quem anda no futebol sabe que no dia em que a imprensa der eco a este resultado que até agora anda a ser preparado pela calada, Pinto da Costa vai utilizar isso como a última facada que ele pode dar no Benfica. Mesmo que continue como presidente, dificilmente ultrapassará os nossos campeonatos ganhos - há uma diferença de 7 até agora - e contentar-se-á em ir embora daqui a uns anos, com mais títulos no geral, com o mesmo numero de Taças de Campeões Europeus, com uma Taça Uefa que nós não temos e com 2 títulos de Campeão Mundial de Clubes.

Luís Filipe Vieira sabe obviamente destas intenções, e em ano de renovada maioria nas eleições, aposta TUDO neste ano. Apesar de pensarmos e desejarmos que a pressão não esteja no Benfica com a tal teoria das expectativas que já falei aqui e aqui, a verdade é que há pressão e uma grande pressão para ganharmos títulos este ano. Obviamente. Títulos e se possível o título mais cobiçado que permitiria que FCPorto não conquistasse o penta e permitiria que o Benfica invertesse a tendência de não conquistar campeonatos nos últimos anos. Como digo no título do post, uns querem conquistá-lo e outros tentam evitá-lo.

Pois o Benfica está a tentar evitá-lo com todas as armas que tem. Não contente com Sepsi, o jornal "A Bola" confirma hoje que César Peixoto é mesmo a opção de Jesus para lutar com Shaffer pela ala esquerda, faltando o acordo com Braga que pede 700 000€ pelo passe do seu esquerdino.

Dizem também na edição de hoje que "a transferência do ainda guarda-redes do Belenenses é oficializada nas próximas horas. (...) os responsáveis da SAD benfiquista têm programada para hoje a conclusão do dossier Júlio César, o ainda guarda-redes do Belenenses escolhido para reforçar as opções de Jorge Jesus no Benfica para um lugar específico e considerado, há algum tempo, fundamental na estruturação do plantel encarnado.

Tentando manter-se, na medida do possível, afastado das questões negociais entre clubes e empresário, Júlio César treinou-se, ainda ontem, com o plantel do Belenenses, mas é certo que, ainda esta semana, vai passar a evoluir no Caixa Futebol Campus, no Seixal, podendo mesmo constituir opção para o Torneio de Guimarães."

A confirmarem-se estas noticias d' "A Bola" seria bom que o Benfica oficializasse mesmo o fecho do plantel neste fim de semana apesar de até dia 31 de Agosto tudo se poder complicar com alguma venda.

Acredito que se a ideia é mesmo blindar a conquista de mais títulos por parte do FCPorto seria bom que nenhum jogador abandonasse o plantel este ano e que todos lutassem em todos os jogos de todas as competições pela conquista de todos os títulos possíveis. Se alguém no norte anda a meter na cabeça de toda a estrutura azul os objectivos de conquista do penta ou de outros títulos, seria bom que todos no Benfica se focassem em impedir que esse clube conquiste qualquer título este ano, sem ser a Super Taça que já está obviamente conquistada - espero que nenhum Pacense que leia aqui o blog se ofenda com estas palavras, pois bem que desejo que tal previsão não aconteça.

Temos de ganhar. Sei que custa dizer isto a alguém que não ganha nada - ok ganhámos a Taça da Liga este ano - há muitos anos mas este ano não se pode falhar. Estamos proibidos de falhar. Custe a quem custar. Por isso é que precisamos de 6 avançados porque tal como dizia Rui Costa ontem, levantando um pouco o véu da guerra com FCPorto em todos os tabuleiros de jogo:

"Em termos de ataque o Benfica está mais do que bem servido. Seis avançados pode parecer um exagero, mas numa época longa e num clube que tem de lutar por todos os objectivos acaba por ser mais do que necessário ter um plantel desta envergadura, com jogadores desta qualidade. Ficamos felizes por fechar o ataque com um avançado com o prestígio do Keirrison."

Precisamos de golos em todas as provas e este poderá ser um reforço importante para fazer esses golos. Sinceramente espero que com a vinda de César Peixoto e de Júlio César se feche mesmo o plantel. Sobre cada um destes jogadores, remeto-me ao silêncio e no dia em que entrarem no Benfica - se entrarem - apoiarei inequivocamente. Até, lá, digo e repito "Viva o Benfica..."

O FCPorto prepara o seu lado com outras armas. Reforçou-se com jovens nacionais e no mercado latino americano colmatando as saídas dos seus maiores activos e com idades já um pouco avançadas. Por isso aceitou vendê-los. Alem disso não tenho duvidas que os novos jogadores vão assimilar rapidamente o tal espírito meio bruto e meio combativo que já é imagem de marca deles.

Depois, os emprestados e os árbitros num determinado momento da época vão subconscientemente fazer o resto e tentar ajudar o FCPorto a marcar uma vez mais a história recente do nosso futebol. Por estas e por outras é que 6 avançados até podem ser poucos para fazer os golos que necessitamos com o objectivo de ganhar Taça da Liga, Taça de Portugal e Liga Sagres.

Na verdade, estas conquistas seriam o tónico perfeito para desmotivar quem quer tanto conquistar cegamente o penta e motivar as hostes dos que ao tentar evitar essa conquista acabam por poder trazer nova Glória ao nosso Glorioso.

Para terminar, dizer que com muita pena minha, todos os sportinguistas que leiam este texto terão mais um objectivo para torcer pelo penta do FCPorto, pelo seu quinto ano em segundo e pelo descalabro total do nosso Benfica. Também por isto, vamos todos lutar com as nossas armas - apoiar, apoiar, apoiar e apoiar sempre em toda a linha, em todos os campos, em todas as horas boas e más o nosso Glorioso no ano mais importante das últimas décadas.

Se invertermos este ano a tendência ganhadora do FCPorto, eles vão querer apagar essa palavra penta do seu dicionário e nós poderemos pensar ou sonhar na palavra e no conceito, mas tal como na foto acima colocada, em tons de encarnado...

Força Benfica

12 comentários:

Anónimo disse...

mas que confusão entre títulos e troféus...
supertaças ou taças intercontinentais não são títulos
títulos disputam se numa época, com jogos...
que valor tem, por exemplo, ganhar uma supertaça a um paços de ferreira que nunca ganhou porra nenhuma? está lá a que propósito? porque perdeu uma final?
não vale a pena alimentar esta mentira que tanto satisfaz os portistas
títulos são uma coisa, troféus avulsos, outra bem diferente
já agora falta aí a taça latina - esse sim, título e oficial...

mário júlio

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro Mário Julio

A confusão de títulos não é gerada por mim mas por quem definiu esse critério que é obviamente alguem ligado ao FCPorto. Para mim é claro que um Campeonato não é igual a uma Super Taça, mas o que aqui importa reter é a capacidade de prever que a juntar ao penta, este outro objectivo vai fazer com que esta época seja quente. Só isso.

Para mim está claro que a vitória frente ao Paços na Super Taça vale zero, mas que é um título, lá isso é...

Sim, é verdade que falta a Taça Latina.

Ja vou corrigir. Obrigado pelo comentário.

Força Benfica

Luis disse...

Ao ritmo da última década teremos um FC Porto com mais títulos de campeão nacional do que o Benfica antes de 2020. Espero que o Benfica consiga mesmo inverter a tendência, mas geralmente quem quer algo consegue-o mais facilmente do que quem quer evitar que tal aconteça. É uma questão de motivação. Espero que a mensagem passada ao balneário do Benfica não seja a de evitar o penta, mas antes de conquistar o título que os benfiquistas tanto ambicionam.

Anónimo disse...

mas se quisermos ser correctos vais ter de colocar aqui os campeonatos de lisboa e porto - primeiras provas oficiais em Portugal.
vais ter de colocar as taças de honra das associações de futebol (muito mais importantes do que a tal intercalar)...
tens muito trabalho pela frente e estou convencido que vais descobrir que o fcp ainda tem de pedalar muito para chegar aos títulos do Benfica...
vamos lá a não embarcar nas falácias do palhaço pinto

Anónimo disse...

Tem razão.
Não podes colocar a intercalar e esqueceres os Campeonatos de Lisboa e Porto. É preciso considera los.
E as Taças de Honra das AFL e AFP?
Provas oficiais. Mais do que a intercalar que não se joga com jogadores titulares e tem um limite de sub 23.
Vê bem isso!

Carlos Daniel

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Luis

Obviamente que a motivação de ganhar será sempre superior à motivação de evitar que alguém ganhe e nao tenho dúvidas que os jogadores querem ganhar por eles e pelo clube, bem como a nossa direcção. A verdade é que se formos campeões há um claro 2 em 1 este ano.

Em relação ao valor dos títulos e nomeadamente a tal taça intercalar, como disse no post para mim vale zero. Mas para mim vale zero essa como as supertaças, na verdade. Eu repito que não tenho nada a ver com os títulos, nao quero saber nada do que esses senhores de azul ganham ou perdem e nao quero saber dos conceitos que norteiam estes critérios. Eu apenas chamei a atenção para algo que se falou o ano passado nalguns jornais "do costume" e que se repetirá este ano ou no próximo caso a tal tendência não se inverta.

Repito que não defini nenhum critério e apenas falei sobre algo que já se vem falando há varios meses nas páginas dalguns desses jornais e que Pinto da Costa irá dar eco (ou não) conforme os seus interesses.

Se me derem a escolher ganhar o campeonato e a Taça de Portugal (2 titulos) e o FCPorto ganhar a Taça da Liga, a SuperTaça e a tal ridicula Taça Intercalar (3 titulos) eu assino desde já mesmo ganhando menos títulos para essa tal estatística geral. Eu e todos, não?

Força Benfica

Unknown disse...

Excelente artigo e, números aparte, pois esses são avençados (não é erro, é mesmo assim) pelos jornaleiros, a mensagem parece-me clara.

Andam a cozinhar uma nova vitória do fcp sobre o SLB: a tal questão dos títulos.

Já se sabe que com o fcp é assim... a veracidade dos factos é sempre preterida pelo que desejam tornar real... e quando se tem o beneplácito de jornalistas que se esquecem do código deontológico que rege as suas profissões, tanto melhor!

Anónimo disse...

Só para informar quem quiser pode ver o jogo na net em directo:



www.football-live-online.blogspot.com

Duarte disse...

Com Jesus vaamos conseguir evitar que o Porto nos apanhe em títulos

Força BENFICA

Anónimo disse...

SE QUERES SER CORRECTO E NÃO TE DEIXARES LEVAR PELAS TANGAS DOS JORNALISTA QUE DE BOLA PERCEBEM ZERO, EMENDA A TUA LISTA.
EIS OS TÍTULOS OFICIAIS DO BENFICA:
31 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão/1ª Liga
3 Campeonatos de Portugal (entre 1921/22 e 1937/38)
10 Campeonatos de Lisboa (entre 1906/07 e 1946/47)
2 Taças dos Campeões Europeus
1 Taça Ibérica
24 Taças de Portugal
1 Taça da Liga Portuguesa
4 Supertaças "Cândido de Oliveira"
18 Taças de Honra (entre 1914/15 e 1991/92)
3 Taças "Ribeiro dos Reis" (entre 1961/62 e 1970/71)
1 Taça Latina

Benfica_Documentários disse...

Caros Benfiquistas,

É do conhecimento geral que a longa História do nosso clube se reveste de glória. Momentos inesquecíveis, jogadores brilhantes, tudo faz parte da nossa memória colectiva… Como não podemos permitir que todo este património se desvaneça com o tempo precisamos da vossa ajuda para conservá-lo. Como? Participando activamente na série documental mais aguardada do ano. A série que fará jus à centenária História do Sport Lisboa e Benfica.

Precisamos de quem nos conte estórias… O seu amor pelo Benfica é tão grande que se esqueceu da sua noiva no altar só para assistir a um jogo? O seu filho nasceu no mesmo dia em que o Benfica conquistou uma vitória? Então fale connosco! É destas pequenas estórias que o nosso grande clube vive. O Benfica precisa de si para continuar a crescer!

Contacte-nos para: marisaramos@iniziomedia.pt

Saudações Benfiquistas!

Anónimo disse...

NÃO GOSTO DO BENFIQUISMO!