sexta-feira, 24 de julho de 2009

O "senhor" parvo

O novo presidente do Sporting promete dar show nos próximos anos. O ódio que tem ao Benfica é primário - como quase todos os sportinguistas - e nem disfarça um pouco esse ódio, tendo em conta que tem um posicionamento de "senhor" junto de grande parte da opinião pública.

Isto acontece muitas vezes com várias personalidades. É uma pessoa de sucesso, estável familiarmente, inteligente e acha que com isso pode mobilizar adeptos com vitórias e com uma capacidade de gestão notável. Veremos tudo o que consegue fazer, mas até ver começou muito mal a sua presidência.

Começou mal pelo estilo. Ter um presidente que é igual ao Pedro Granger, mas mais velho é já sinal de pouca credibilidade. Depois ouvi-lo dizer a propósito da decisão da FPF em dar o título ao Benfica, como consequência da derrota de cada equipa por 3-0:

"A ser verdade, os campeonatos sempre se podem ganhar à pedrada. Não me conformo... Sporting Forever".

Há quem diga que esta mensagem foi comunicada via twitter mas eu ouvi-a aqui da sua boca no link vídeo (áudio melhor dizendo) do jornal A Bola. E ouvi mais...

Do jornal "O Jogo" retirei estes parágrafos:

"Se essa for a decisão, está a querer dizer-se que o réu e o inocente têm a mesma pena. Estou chocado", acrescentou o presidente do Sporting, ele que, logo após os incidentes no dérbi que decidia o ceptro, dizia, por intermédio de comunicado oficial, esperar que "os campeonatos não se decidissem à pedrada", rejeitando que os leões tivessem de reatar o jogo ou disputá-lo por inteiro, em campo neutro, por considerar que a culpa do sucedido fora dos adeptos do Benfica."

Esta decisão da FPF é ridícula? É sim senhor... Deveria ter se repetido o jogo a partir do momento da sua interrupção, passados 24 ou 48 horas? Obviamente. O que é que impediu que essa decisão fosse tomada? Um braço de ferro entre Benfica e Sporting sobre onde e como se deveria realizar os restantes minutos do jogo.

Na minha opinião a FPF deveria ter decidido imediatamente sobre o local onde se deveria realizar esse jogo e os clubes tinham que jogá-lo. Não o fazendo e decidindo culpar os dois clubes com derrota de 3-0 abre um precedente que só é perigoso por ser na última jornada. Se este jogo fosse na primeira jornada do campeonato de juniores seguramente que não se diriam palavras como as que o "senhor" José Eduardo proferiu.

O Benfica não teve derrotas na fase final de Juniores. Perdeu 3-0 no último jogo, tal como Sporting e assim mesmo, teve pontos de avanço suficientes para se sagrar campeão porque foi de facto a melhor equipa em toda a fase final até aquele momento infeliz.

O problema maior de toda esta história é que a culpa não é do Benfica, nem dos adeptos do Benfica. A culpa é dos adeptos do Benfica, dos adeptos do Sporting e da direcção do Sporting em achar que o jogo deveria ser em Alcochete, mesmo que não reunisse condições de segurança. Também a culpa é do Benfica e Sporting pela atitude infantil e rabugenta que as duas direcções mostraram em não aceitar um local para jogar o resto da partida, demonstrando que ambas tiveram mal e merecem ser punidas. Ambas as direcções tiveram mal e a um nível muito baixo.

O que não aceito é que o "senhor" José Eduardo, passando exactamente por aquilo que não é - "senhor" - venha agora armar-se em virgem ofendida quando apenas soube enviar mais pedras verbais para o outro lado e em nenhum momento usou o seu cognome - "senhor" - para resolver a bem tudo isto. Podia ter falado com o seu "amigo" Luís Filipe Vieira e tentar convencê-lo que a melhor opção para os dois clubes seria viabilizar o jogo "onde quer que fosse". Aí sim, mostrava que afinal tem algo de "Senhor". Mas como na verdade o que tem de "senhor" fica à porta do sporting, não será expectável que esse cognome se venha a revelar na presidência desta clube.

Todos estes "senhores" quando chegam a presidentes do Sporting sai-lhes de dentro a sua única motivação - dizer mal do Benfica, promover-se junto dos seus sócios dizendo mal do Benfica, criticando as opções do Benfica e tentando usar o Benfica para se promoverem a eles.

No jornal Jogo vinha ainda estas declarações:

"José Eduardo Bettencourt pede calma aos adeptos do Sporting não só por causa dos fracos resultados registados na pré-temporada (apenas uma vitória em quatro jogos e frente ao Atlético do Cacém), mas também com os reforços do… Benfica por considerar que os simpatizantes do clube que dirige "entram em depressão" de cada vez que os encarnados apresentam um novo jogador. "Os reforços do Benfica? É a mesma data de reforços de há dois e há três anos. E o que é que mudou? Só uma data de reforços", afirmou ontem o líder leonino à margem da conferência "O Sporting e as Tecnologias do Futuro".

O presidente dos leões reforçou a tónica ao confessar mesmo não compreender porque é que os adeptos do Sporting se preocupam tanto com o Benfica, quando deveriam antes ter o FC Porto como principal adversário. "Não vejo os sportinguistas preocupados com o FC Porto, só os vejo preocupados com o Benfica. E, sinceramente, não consigo perceber porquê, porque o FC Porto é que é o nosso principal adversário. O FC Porto é que tem acabado à nossa frente. Se queremos ser campeões, temos de nos preocupar com o primeiro e não com o terceiro", salientou Bettencourt.

Sem valorizar excessivamente os resultados dos jogos de preparação, o líder do Sporting reclamou união e coesão garantindo uma equipa capaz de qualquer desafio. "Os jogadores estão tristes. Têm feito tudo para conquistar os adeptos, mas parece que se joga a Champions contra o Nottingham e por isso é natural que sintam pressão. Eles têm categoria e nós temos de nos mobilizar e unir. Em depressão, cada vez que o Benfica contrata um jogador, é que vai ser mais difícil", alertou, voltando então a aludir ao rival do outro lado da Segunda Circular."

Meu caro "senhor" José Eduardo, já parece o outro senhor do norte a falar... A única diferença é que o outro senhor pode ser bem mais manhoso, mas parece-me também bastante mais comunicativo, irónico e refinado. Este Sporting Forever é das coisas mais ridículas, mais juvenis e mais infelizes que ouvi em muitos anos. Deveria estar a tentar baixar ao nivel dos seus adeptos que nesse fatídico dia prontamente retiraram a camisola para todos vermos que skinheads era a palavra mais tatuada pelos adeptos verdes e quem sabe encarnados. Seguramente encarnados também... Se queria colocar no Twiter a frase "scp4ever", apenas para se "armar em moderno" (que é o que este "senhor" tem feito desde que foi eleito) já era mau, agora proferindo-a como "soundbite" aos microfones dos jornalistas passa a ser simplesmente "parvo".

Traga elevação Senhor José Eduardo. Traga elevação, porque se não for isso que traz, tudo o resto já temos no futebol e demais...

Força Benfica

5 comentários:

Atlas disse...

Se tivesse que fazer uma previsão sobre o futuro do nosso rival da 2ª circular baseando-me nos presidentes e membros da direcção que escolhem, com muita mágoa diria que é pouco risonho. Digo com mágoa porque a queda de um clube grande como o nosso rival não prestigia o futebol.
Quando o presidente não sabe decernir onde está o perigo, não sabe escolher entre corrupção e competitividade, fomenta o sentimento de inveja e ódio e usa palas para ver melhor, pouco se pode esperar desse clube.
É muito mais trágico poder ver e não querer, do que querer e não poder.
Sempre que ouço a desgastante frase que o clube rival é constituido por gente de uma certa classe eu digo - ainda bem que se juntaram todos num só clube!

Anónimo disse...

Este “senhor” está a revelar-se. Desde que chegou a presidência que se tornou naquilo que eu chamo de “fala-barato”. Cada vez que abre a boca é para tentar criar manobras de diversão para disfarçar a deprimente política desportiva do Sporting, e para isso ataca gratuitamente o Benfica cuja capacidade de investimento, ao que parece, tem causado inveja. Desde 2001 (ano do ultimo titulo ganho pelo Sporting) que não se verificam grandes investimentos desportivos (excepto Izmailov) porque na verdade o Sporting anda, como diz o povo, “a cagar numa bota” e a “pedinchar” jogadores a custo zero em todo lado (Caneira, Rochemback, etc.) e com isso têm ganho o que para a “exigente” plateia verde e branca é o maior título, que é ficar a frente do Benfica. O que mais me tem deixado satisfeito é a importância que o Benfica tem dado a este “senhor” deixando-o a pregar sozinho.
Com tudo isto o cabecilha dos skinheads, para além de entreter os sportinguistas, reforça os laços com o seu amigo Jorge Nuno, que por sua vez já tratou de garantir 12 pontos de avanço para este ano com as filiais de Setúbal e Olhão, entre outras.
Cada vez é maior a comandita com que temos de lutar pela verdade desportiva.
Vai ser engraçado quando a liga decidir avançar para a divisão do bolo das receitas televisivas. Nessa altura lá virão os parasitas todos fazerem-se de aliados mas mandá-los-emos morrer longe.

José Francisco Sousa

Atlas disse...

O artigo toca em pontos pertinentes que mais uma vez de forma clara demonstram os obstáculos que o Benfica terá de vencer, se quizer ganhar seja o que for.
A título de entretenimento podia ter ido um pouco mais longe e usar a foto como base para um coucurso, qualquer coisa como:
Que irá acontecer a seguir? Este atlético membro da juve leonina vai:
a) Fazer-lhe uma carícia?
b) Começar uma cena pornográfica?
c) Apertar-lhe o gasganete?
d) Dar-lhe o beijo mafioso que é usado nos alvos a abater?
e) Confessar que foi ele quem lançou a 1ª pedra?

Anónimo disse...

é impressao minha ou aquele gajo ia beija-lo...

Anónimo disse...

vergonha que se passou hoje no RCP? com um tal de vasco resende, pseudo jornalista, a dizer coisas como: «se calhar foram os adeptos do sporting que foram buscar pedras ao relvado... quem mandou a claque do Benfica chegar com meia hora de atraso? e porque vieram por aquele caminho cheio de calhaus? já estamos habituados a que matem pessoas e incendeiem autocarros. que eu saiba nunca o sporting matou pessoas!»
eu já me queixei a quem de direito fernandocorreia@radioclube.clix.pt
seria bom que outros o fizessem