quarta-feira, 1 de julho de 2009

Somos campeões de Futsal, de juniores...

Somos campeões distritais de escolas, de infantis, campeões nacionais de iniciados e campeões na grandeza e democracia que permite a qualquer sócio impugnar umas eleições só "porque sim..."

Há 24 horas eu já previa o que podia acontecer e quando soube da noticia da impugnação das eleições pela hora de almoço de ontem, até pensei na frase célebre "só não adivinho os números do totoloto" mas mesmo que os adivinhasse seria difícil ganhar porque não jogo, de todo...

Antes deste tema destaque total para a grande vitória do Futsal a mostrar a todos que estiveram no pavilhão e em casa porque o Benfica é tricampeão e porque fez a dobradinha esta época com a conquista da Taça a juntar-se á do campeonato conquistado hoje. Parabéns a toda a equipa e especialmente a André Lima que no primeiro ano mostrou que tem capacidades para ficar muitos e bons anos ligado ao Benfica.

Eu escrevo no título que somos campeões de juniores e faço-o com ironia mas com a certeza que neste momento somos realmente os campeões nacionais. Quando soube da decisão da federação em penalizar os dois clubes e seus dirigentes com a não marcação de segundo jogo para jogar o que restava do encontro, pensei que agora sim "os deuses devem estar mesmo loucos". Então os jovens jogadores do Benfica e Sporting lutam e trabalham durante um ano para chegar ao jogo do título campeões e vem uma federação não autorizar a realização dum segundo jogo, porque pessoas bem mais crescidas que eles fizeram tudo errado?

Então eles estão a jogar onde os mandaram, lutando por dignificar o seu clube e entram pessoas no campo com pedras, paus e mais pedras e passado dois dias resolvem penalizar quem não tem nada a ver com isto? Temos que começar a definir novos caminhos metafóricos para a palavra VERGONHOSO.

Eu aqui não coloco a culpa no Sporting, quando armados em "nem sei bem o quê" escolham Alcochete com bancada amovível garantindo que assim o factor casa prevaleceria e ganhariam o jogo saindo já com um titulo no mandato da nova direcção. Não culpo os adeptos do Sporting pelo comportamento vergonhoso e odioso que continuam a mostrar cada vez que encontram o Benfica pela frente, não culpo os 60 adeptos do Benfica que não sei se deveriam ou não ter respondido à primeira pedra atirada pelos adeptos leoninos - ou foram os adeptos Benfiquistas que mandaram a primeira pedra? - e não culpo a PSP ou GNR que não prevendo o pior ,acabou por mal planificar este jogo.

Eu só culpo a federação por depois de ter assistido a esta pouca vergonha de jogo, decide não repetir o jogo e culpabilizar as direcções pelo não acordo resultande do encontro promovido pela associação de futebol de Lisboa entre os dois clubes. Mas onde é que isto se viu? O Benfica quer campo neutro, o Sporting quer jogar em Alcochete à porta fechada e porque não chegam a acordo - difícil era meterem-se de acordo depois do que passou sábado em Alcochete - prejudica-se os miúdos que deixam de ganhar e perder o título mais importante das suas breves e promissoras carreiras. Ridículo e revoltante... Que força tem uma federação que não decide por si e espera que os clubes se entendam fazendo depender dessa decisão a total resolução do problema? Mas que coisa ridícula vem a ser esta? Como ninguém pensou nos jovens jogadores, eu sou levado a crer que o futebol e o futuro do nosso futebol pode estar inquinado não pela corja de jogadores mas sim pela corja de dirigentes que continuam a viver na idade da pedra.

Para que saibam, eu não me importaria nada de jogar em Alcochete e preferiria perder que deixar no ar esta ideia que tivemos medo de jogar no reduto adversário. Eu iria lá para ganhar e mesmo que perdêssemos apoiaria cada um dos nossos bravos jogadores que até agora ainda não perderam nenhum jogo na fase final do campeonato nacional de juniores. Porque razão haveríamos de perder este? Sem jogo vale a classificação com dois clubes com 1 jogo a menos. Eu vejo o Benfica em primeiro e para mim, nesta vergonhosa decisão há um vencedor e esse vencedor é o Benfica que se mantém com mais pontos que todos os outros mesmo com um jogo a menos na tabela classificativa - que aliás acontece também com o Sporting que é segundo.

Eu calculo o que deve estar a rir Pinto da Costa das desavenças publicas da nossa direcção com a direcção do Sporting. Já aqui disse que quem ganhou com a guerra estéril entre Benfica e Sporting na Taça da Liga foi o FC Porto e neste caso é exactamente o mesmo. Ganha o Porto porque tudo o que seja afastar os dois maiores clubes nacionais será mais poder para os da Invicta.

E por falar nisso, eu acredito que só num acordo tácito entre Benfica e Sporting, que vise atingir objectivos claros de colocar o Porto fragilizado nos próximos anos e sozinho poderemos voltar a ter uns campeonatos com a verdade desportiva a ser cumprida. Perdemos uma boa oportunidade de fazer um comunicado conjunto, fazer o jogo onde quer que fosse e dar um sinal aos senhores do norte que a partir de agora com novas direcções - apesar da de Luís Filipe Vieira não ser nova nem estar ainda eleita - o jogo vai ser outro e mais consertado a sul. Pois o que se fez?? Tudo ao contrário. Guerra aberta entre Benfica e Sporting com a federação a promover ainda mais essa guerra e a não decidir o que competiria a si decidir. Fim de assunto. Até ver somos campeões por culpa da incompetência da federação. Um abraço forte a todos os jogadores do Benfica e Sporting que não mereciam nada disto.

Quem também não merecia estes esquemas manhosos de providencias cautelares era Luís Filipe Vieira. Não merecia ele, nem merecia e/ou merece o Benfica. Como disse antes, eu quase que adivinhava ontem que isto se poderia passar e ainda vamos ter que esperar para ver realmente o que se vai decidir e ajuizar depois de todo este imbróglio criado por este Carlos Quaresma, pelo Movimento Benfica Vencer Vencer e pelo Bruno Carvalho que pelo mesmo motivo iria - ou foi mesmo - apresentar essa providencia cautelar com mais ou menos as mesmas razões deste mentecapto de nome Carlos Quaresma.

E Luís Filipe Vieira não merecia porque independentemente de concordarmos ou não com as eleições agora - eu já disse que não concordo - temos de entender as suas razões, que aliás estão bem explicadas na entrevista que deu à SIC Noticias ontem. Ele quer estabilidade, calma, tranquilidade e poder ser julgado pelos sócios neste acto eleitoral. Cá estaremos para isso. O que não estamos é para jogos baixos, manobras indecentes de Benfiquistas ávidos de protagonismo e de juízes que continuam a dignificar o bom nome da classe. Que vergonha. Só espero que tudo não seja mais um fait diver de pessoas desesperadas e com ódios pessoais a utilizarem o Benfica como palco priveligiados para esses ódios.

Para que isto deixe de acontecer é imperativo que se mudem os estatutos e sobre isso Luís Filipe Vieira defendeu um mínimo de 10 ou 15 anos de sócio efectivo para ser presidente do Benfica e uniformizar as eleições para uma data que poderá ser Maio. Será que o nosso Presidente passa os olhos pelo meu blog? Defendi isso ontem e aho que deverá ser um dos objetivos iniciais deste novo mandato.

Eu concordo com a primeira parte - eu ainda incluiria mais restrições como sejam a obrigatoriedade de ter pago quotas amadoras durante vários anos, a confirmação que tem cativo e a obrigatoriedade de aumentar o numero de assinaturas de 250 para pelo menos 1000 - mas discordo da segunda. Eu sei que as pessoas tendem a pensar na época futebolística mas quem é que entrando em Maio tem tempo para planear a próxima época sabendo que muitas das vezes essas épocas se trabalham com muitos e muitos meses de antecedência. Com estabilidade e com campanha elevada e séria eu concordo com última semana de Outubro e já o expliquei aqui. Penso que quem entra em Outubro vai ter tempo para se habituar aos dossiers e à realidade do clube, dos empresários, das finanças e então sim preparar a próxima época como sua. Em Maio parece me apertado, mas já veremos o que nos revelam primeiro as eleições e depois falaremos dos estatutos.

O que podemos falar desde já e para terminar este texto que já vai longo é da estratégia de aproveitamento destes juniores que com ou sem jogo são para mim campeões nacionais. Segundo Luís Filipe Vieira e Rui Costa a ideia é ter dentro de 3 ou 4 anos mais 2 a 3 jogadores no plantel principal do Benfica e aumentar desta maneira o contingente de atletas nacionais no clube. Eu que tenho focado este aspecto em tom bastante crítico dou o beneficio da duvida e acredito que podemos aumentar esse numero lá para 2012, exactamente quando Luís Filipe Vieira estará de saída deste mandato que vai ser eleito agora em Julho. Assim esperamos e que não se entre numa espiral de tribunais que só terão um resultado - prejudicar totalmente os interesses do clube, muito mais que os interesses pessoais de quem o gere num determinado momento da sua vida.

Força Benfica

1 comentário:

Anónimo disse...

Nao creio que as razoes de LFV estejam bem explicadas...
Aquilo da "estabilidade" nao me convence - e além disso, ao contrário do que ele diz, LFV NAO pode ser julgado pelos sócios no acto eleitoral. Tinha medo de ser julgado "a sério" em Outubro e foi por isso que antecipou as eleicoes para Julho. O que nos resta? Só há uma alternativa e essa quer um modelo FCP para o Benfica... BC.
Nunca lhe vou perdoar estes últimos meses, porque nao dignifica a história democrática do Benfica que sempre nos distingiu dos outros.