terça-feira, 21 de julho de 2009

TVI expulsa da sala de Imprensa

A Bola diz na edição de hoje que:

"A equipa de reportagem que se deslocou ontem ao Estádio da Luz para fazer a cobertura da apresentação de Ramires foi obrigada pelos seguranças a sair da sala de imprensa. Operador de imagem e repórter estavam na Luz há algum tempo quando, já perto da hora marcada para a apresentação, foram forçados a abandonar as instalações.A equipa da TVI foi proibida de fazer reportagem na conferência de imprensa ontem realizada no Estádio da Luz e onde se apresentou Ramires."

O Benfica não é, não foi, nem será nunca o FCPorto e quem pensa que através destas atitudes dignifica a História do nosso clube está completamente enganado. O ano passado já aqui critiquei a proibição da agência Lusa em fazer reportagem no Estádio da Luz, já aqui critiquei a atitude de João Gabriel em proibir Quique Flores de continuar a conferência de imprensa após a vitória na Amadora, já aqui comentei quando criticaram José Nuno Martins por opinar de forma mais caústica sobre a derrota com Olympiakos e não vou nunca aceitar que proibir os jornalistas de trabalhar seja algo positivo para o clube.

Eu não quero saber se alguns dos jornalistas são a pior corja ao cimo da terra, não quero saber se gozam ou não gozam com o Benfica, se inventam ou não inventam noticias, se mentem "nos olhos" como Vale e Azevedo o fazia, porque para mim o Benfica está acima disso tudo.

Não admito, que o meu Benfica tenha atitudes destas seja com que meio de comunicação social for. Isto revela uma mediocridade, uma pequenez intelectual e uma mesquinhez ao nível mais baixo possível.

Sou totalmente intransigente nesta opinião e sei que como eu pensam muitos Benfiquistas, mas provavelmente no total do nosso universo, apenas representamos uma pequena percentagem, ou talvez não. O Benfica tem uma noção de verdade, de sinceridade e de honestidade muito acima desta gente que pensa que tem o rei na barriga...

Pois eu até posso ser o único a ter esta opinião e não a mudarei até ao ultimo dia da minha vida. Não houve, há ou haverá mau jornalismo que possa mudar um Benfiquista para o FCPorto ou para o Sporting. O que sei é que mau jornalismo faz com que os Benfiquistas optem por não comprar esse jornal, escutar essa rádio ou ver esse canal de Televisão e não há melhor maneira de responder a "possíveis e hipotéticos ataques ao nosso Glorioso" com o boicote directo de todos os Benfiquistas a esses meios.

São 4am, passam 8 horas desde a conferência de imprensa e no nosso site nem uma palavra sobre este incidente. Apenas se diz nalguns meios online que a razão prende-se com o facto de os jornalistas da TVI não serem creditados e por essa razão não estão autorizados a estar na sala de imprensa. Esta desculpa pode servir para o Benfiquista menos informado, que ainda acreditam que sem credenciais não se pode efectuar o trabalho de jornalismo, mas quem sabe como funciona o circo do futebol, da musica, dos grandes espectáculos ou da politica - e eu sei como funcionam todos eles - sabe que esta desculpa é de um mau gosto atroz.

aqui disse uma vez para se despedir João Gabriel e pelos vistos o senhor andava há muito tempo longe da ribalta e encontrou aqui um fait divers na véspera do jogo do Benfica para se voltar a colocar em bicos de pés. Vergonhoso.

Eu não vejo a TVI, vejo muito pouco a TVI24 e as minhas opções televisivas são obviamente outras. No entanto se temos a maior marca de Portugal não podemos NUNCA deixar a maior televisão fora de qualquer conferência de imprensa. Vergonhoso, meus caros, vergonhoso.

Para os Benfiquistas que acham que eu sou ridículo e que inteligente é o senhor que proíbe a Lusa, a TVI ou outros que se seguirão, podem opinar à vontade, criticar-me, vangloriar e aplaudir uma nova maneira de gerir comunicação no Benfica, porque ao contrário dos inteligentes que proíbem qualquer meio de comunicação social de entrar no Estádio da Luz eu não tenho nada de ditador, nem medo de qualquer opinião diferente da minha. Neste caso até posso ser o único, que não vou mudar a minha opinião.

Triste dia para começar a época. Estava tudo a correr muito bem...

Força Benfica

11 comentários:

Anónimo disse...

palhaço é o que és!

as opiniões são como a roupa interior, cada qual com a sua, e algumas são uma porcaria.

Sami disse...

Eu na minha casa só entra quem convido, logo estes pasquins não pediram creditações para ali estarem. Isto não é como eles querem, chegam ali 'é tudo nosso', apoio esta medida se é para dar share de audiência façam reportagens da podridão, cujo nome, Futebol Prtuguês.

Anónimo disse...

eu gostava de saber a razao pela qual a TVI nao pude entrar. será porque um senhor da TVI tentou derrubar o regime de vieira?

isto é uma vergonha, somos cada vez menos Benfica. passamos de clube democrático em tempos de ditadura para clube ditador em tempos democráticos. triste.

Atlas disse...

É pena ter sido tão dogmático neste artigo de opinião, porque regra geral gosto dos artigos que publica. A parte final que diz, poder ser o único, mas que não mudará de opinião, não lhe é merecida.
A sociedade em que vivemos, para ter direito ao contraditório, exige que certas regras sejam cumpridas e para exemplificar, nem uma ambulância que transporte alguém em perigo de vida, tem o direito de violar um semáforo vermelho, se ao fazê-lo causar outras ou mais vítimas.
Os jornalistas que abdicam dos princípios que juraram defender, não podem exigir as mesmas regalias que são dadas aqueles que os defendem.
Dando outro exemplo, não se convida gente que não sabe controlar os efeitos do álcool, a festas onde bebidas são servidas sem restrições.
Um último exemplo para terminar, ninguém convida a sua casa gatunos compulsivos.
Se queremos que nos respeitem, temos que começar por respeitar os outros.

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Tony

Muito obrigado pelo comentário e pela sensibilidade que revelou ao entender que realmente não é normal ser tão dogmático em relação às várias questões que por aqui vou escrevendo.

A verdade é que há textos mais impulsivos e onde as palavras tomam um carácter mais inflamado. Assumo essas palavras e não retiro uma unica vírgula ao que escrevi.

Eu compreendo as suas metáforas, mas permita-me que lhe lembre que a liberdade de imprensa é um direito constitucional.

Eu trabalho com jornalistas há vários anos. Sei da quantidade de pessoas mal formadas, com interesses sujos, da corja que serve uma profissão que lhes dá um poder que não deveriam nunca ter. Sei que muitos deles não servem para limpar o chão desses jornais históricos (nada contra quem dignamente os limpa) e que só ali estão pelos pais, pelas cunhas, pelos amigos dos amigos. Sei disso tudo e nunca me ouvirá defender na generalidade uma classe que nos dias de hoje é absolutamente vergonhosa. Na política, na cultura, no desporto, na economia e noutras áreas editoriais temos mais de metade dos novos jornalistas como autênticos mentecaptos.

Até aqui tudo bem... O que eu não posso nunca aceitar é que a minha direcção de comunicação queira proibir esses mentecaptos de fazerem o seu "péssimo" trabalho. Eu aqui não defendo a mediocridade dos jornalistas. Eu defendo a pluralidade e uma politica de comunicação com os sócios aberta.

Eu, na minha opinião, que não alterarei nem que seja o único Benfiquista a defendê-la (veja que também sou casmurro) sempre defenderei que não se proibem jornalistas desportistas de entrar no nosso estádio. Se discordar da sua politica editorial, tenho o meu site, o meu canal de televisão, o meu jornal e a minha revista para aí sim dizer que mesmo que não proíba, não concordo com isto, com aquilo ou com o outro...

Tem apenas a ver com a defesa da nossa dama nos locais certos e com uma politica de comunicação moderna transparente e plural.

Não se trata de convidar "maus" amigos para nossa casa. Você acha que não há artistas, musicos, actores de teatro que fazem concertos da sua vida nos estadios, nas salas de teatro ou nos festivais mais importantes da sua vida e tem que convidar os mentecaptos que já levam o texto feito de casa? Você acha que eles os querem convidar? Você acha que os realizadores que sempre têm criticas de zero estrelas do mesmo jornalista querem convidá-lo uma e outra vez para a próxima ante estreia do novo filme?

Você acha que um politico que sabe que aquele jornalista vai arrasar com as suas ideias, como sempre faz, decide não convidar esse jornalista para a sua conferência da imprensa? Você acha que uma marca de automóveis que faz testes para jornalistas, deveria impedir uma revista que sempre diz mal dessa marca?

Todos estes casos e outros que me colocariam este post com 5 páginas, são situações que eu vivo de perto e digo-lhe que não é inteligente proibir. Ponto final.

Há pessoas que passam a vida a estudar media management em universidade especializadas em comunicação empresarial e não só, para saberem lidar com este meio sensível.

Acho vergonhoso que a maior marca Portuguesa continue a gerir comunicação com base em pressupostos do século passado. Do princípio do século passado.

Tem que haver inteligência no nosso clube mesmo que na nossa casa, na nossa frente apenas tenhamos filhos da ... É muito dificil vê-los nos olhos e não proibir a sua entrada, mas nunca se pode perder a calma, a inteligência e o bom senso dando as respostas adequadas nos meios adequados.

Por isso uns percebem de futebol, outros de gestão financeira, outros de gestão de marketing, outros de comunicação. Os Benfiquistas no geral percebem e gostam de futebol e são cegos contra esse mentecaptos e filhos da ... que nos entram em casa diariamente, mas não podemos fazer o jogo que eles querem que o Benfica faça.

Acha normal não haver uma única palavra no nosso site quase 48 horas depois do incidente TVI?

Apareça sempre

Força Benfica

O Benfica Sou Eu disse...

Agradeço o comentário do Captain Kid que vem escrevendo quando concorda e quando discorda o que muito apreço.

Agradeço o comentário discordante do Sami, apesar de achar muito naif acreditar que a TVI não tinha pedido creditações e em relação ao Anónimo que me chama palhaço e defende que as minhas opiniões são uma porcaria, agradeço a simpatia com que escreve "porcaria" quando na verdade queria escrever a palavra começada por m.

A todos obrigado.

Apareçam sempre.

Força Benfica

Joaquim Ribeiro disse...

Sou jornalista há 22 anos e posso assegurar que o Benfica cometeu uma ilegalidade. Os dirigentes do clube têm o direito de não falar para alguns órgãos de comunicação, mas uma conferência de imprensa, mesmo realizada em propriedade privada, é sempre de livre acesso a todos os jornalistas, mesmo aqueles que são free-lancers (não trabalham para nenhum meio de comunicação). Ao expulsar a TVI o Benfica beneficiou a RTP e a SIC e isso é ilegal e viola vários princípios. Se o Benfica se sente prejudicado pela TVI só tem que apresentar queixa na ERC, usar o direito de resposta ou processar a TVI judicialmente. Ou então não organiza conferências de imprensa.

Atlas disse...

Estimado Benfiquista que assina por o Benfica Sou Eu, agradeço o cuidado que teve em dar resposta ao meu comentário.
Aceito a maior parte do argumento que apresenta, mas a parte da constitucionalidade que me obriga o comer o que não gosto é dificil de engolir.
Neste ponto vamos dizer que CONCORDAMOS EM DISCORDAR.
A liberdade é linda, mas tem custos e um deles chama-se respeito não só por indivíduos, mas também por instituições.
É verdade que estamos a falar de uma minoria quando nos referimos a jornalistas que não salvaguardam a ética.
Espero que o meu amigo defenda também aguerridamente a class de jornalistas que fazem trabalho isento, perante aqueles que a desrespeitam neste aspecto, para que situações como esta sejam cada vez mais raras.

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro Joaquim Ribeiro

Obrigado pelo comentário

Não fique com a ideia que eu considero todos os jornalistas como maus jornalistas - bem pelo contrário - mas no contexto do post, penso que está claro que considero alguns deles como realmente dispensáveis e que não dignificam uma classe nobre e importante no nosso panorama social e cultural.

Caro Tony, uma vez mais obrigado pelo comentário ao comentário e obviamente que concordar em discordar é algo essencial em democracia e em liberdade.

Penso que temos opiniões diferentes neste tópico mas seguramente que como grandes Benfiquistas que somos, é sempre mais o que nos une que o que nos separa.

Apareçam sempre

Força Benfica

Tiago Benfiquista!!! disse...

Como benfiquista não posso concordar de todo com esta atitude, mas à que ver uma coisa, a comunicação social em geral não beneficia o benfica, ou seja, no inicio de cada época, carradas e carradas de jogadores são apontadas ou benfica, final de contas, não vem nem metade, vão para o Clube dos corruptos... (DEpois na capa do record aparece "Benfica a deixa-los passar") Quando ganhamos somos sempre os maiores... quando perdemos somos uma m.... Quando o clube das Frutas é beneficiado (jornada após jornada!!) nada se diz, tudo se desculpa... Quando é o benfica nessa situação (raras são as vezes) cai o carmo e a trindade.... No final das contas vesse quem ganha campeonatos a fio... Enfim todos os anos a mesma coisa. Um exemplo, quando o clube da fruta foi jogar a Matosinhos na 2ª volta do campeonato (jogo de elevada dificuldade!) vejamos a noticia da capa do jornal "o JOGO" BETO NO DaRGÃO NA PROXIMA ÉPOCA. Por amor de deus, depois no jogo foi o que se viu, parecia manteiga!!! Algum orgão de comunicação Social disse algo??? NADA!! poequê? porque se disserem levam no lombo... que é bem pior do que serem convidados a sair EDUCADAMENTE!! Acho que não deviamos ir por este caminho, apena deveriamos utilizar mais os meios de informação do clube (BENFICATV e JOrnal O GLORIOSO) proibindo qualquer atleta do clube de dar entrevistas a jornais e tv's que não fossem os do clube... é a minha opinião... força benfica estamos á muito tempo parados...Não precisamos das estrategias baixas do outro clube para o afundarmos, basta impossibilitalos de serem campeões durante 2 ou 3 anos que o resto acontece naturalmente... saudações !!!

Anónimo disse...

e acho muito bem que nao deixem entrar essa gente que vive à custa do Benfica e quase sempre a falar mal. chega de alimentar as más linguas e mostrar que o Benfica não pactua com este jornalismo de muito pouco nivel.