sábado, 26 de setembro de 2009

Porque é que o sportinguistas odeiam o Benfica?

Esta semana resolvi não escrever a quente mas não posso deixar de escrever a frio algumas das ideias que saltam das palhaçadas que se foram dizendo, escrevendo e vendo em todos os locais onde se fala de futebol - no café, nos restaurantes, nos fóruns de opinião de rádios e TV, nos programas de comentário de rádio e TV, etc...

Para começar vou dizer que não odeio o Sporting. Não odeio o Sporting e não odeio nenhum outro clube de futebol. Digo isto sem ironia e a frio... Não os odeio porque no fundo as picardias fazem parte do futebol, mas no fundo são apenas clubes que lutam por ganhar e ponto.

Tenho (melhores) amigos e familiares do Sporting e tenho (melhores) amigos e familiares do FCPorto. Não os odeio.

Então o que é que faz que ambos odeiem tanto o Benfica? Eu penso que isto devia ser algo de análise psicanalítica pois esse ódio é geralmente colectivo e de grandes proporções.

Esta semana vi o penalti de Leiria no enfiamento da jogada. Estava na linha de penalti do lado oposto aos bancos e vi o lance com a proximidade possível de quem tem uma pista de tartan no meio. Ou seja dou o beneficio da dúvida a quem possa pensar que estava longe demais. Tudo bem.

O que eu vi, de forma clara, é que Aimar foi derrubado para penalti. Eu vi e nem sequer há caso. Mais descansado fiquei quando não recebi nenhuma mensagem desses amigos sportinguistas que na maior parte dos casos não deixam passar 30 segundos até me bombardear com sms dizendo as maiores alarvidades sobre o Benfica, os árbitros e sobre uma pseudo teoria que visa dar a entender que o Benfica domina a arbitragem. Bem sei que posso mudar de amigos, mas eu penso que neste momento é importante focar nestas ideias pré-concebidas e nos objectivos por trás desta mega conspiração.

Antes disso, voltamos ao penalti de Leiria... Eu sou emotivo no futebol e racional em tudo o resto. Não discuto arbitragens e apenas as refiro por aqui no blog em situações esporádicas e que não devem chegar a 1% das ideias que por aqui vou escrevendo. Acho e defendo há muito que só duas pessoas podem e devem falar de árbitros. O Presidente Luís Filipe Vieira e Rui Costa. Sim Jorge Jesus tem de estar caladinho e treinar e o senhor João Gabriel tem de fazer o seu papel de director de comunicação e comunicar sempre mais e melhor - às vezes mais é menos vezes...

No jornal A Bola escreveu-se isto sobre o lance:

"Jorge Sousa agiu dentro daquilo que a lei prescreve ao assinalar grande penalidade contra o União de Leiria, aos 78 minutos do jogo que colocou frente a frente, anteontem, na cidade do Lis, leirienses e benfiquistas.

Aplicando o que está consignado na Lei XII, que se ocupa de Faltas e comportamento antidesportivo, Jorge Sousa apontou para os onze metros quando Mamadou, no afã de tirar a bola a Pablo Aimar, incorreu em jogo perigoso, ao disputar, acrobaticamente, o lance, levantando o pé à altura da cabeça do argentino e, já depois de ter tocado a bola, ter atingido el mago.

Diz a Lei, no que «por jogo perigoso entende-se toda a acção de um jogador que, ao tentar jogar a bola, põe em risco a integridade física de qualquer jogador, (incluindo ele próprio). O jogo perigoso é cometido na proximidade de um adversário, impedindo-o de jogar a bola por receio de ser lesionado. Os pontapés de tesoura ou de bicicleta são autorizados, desde que não constituam perigo para o adversário».

Diz ainda a Lei que «o jogo perigoso não implica necessariamente contacto físico entre os jogadores. No caso de contacto físico, a acção passa a ser punida com um pontapé livre directo ou com um pontapé de grande penalidade. No caso de contacto físico, o árbitro deve analisar a possibilidade de ter ou não havido um comportamento antidesportivo».

Significa isto que, uma vez que existiu contacto físico com Aimar logo depois de Mamadou ter tocado a bola, a sanção técnica adequada ser a marcação de um livre directo, grande penalidade no caso pois a acção faltosa ocorreu na grande área.

Aliás, na flash interview da RTP o leiriense Pateiro queixou-se da decisão do árbitro dizendo que «a falta foi fora da grande área...»

Quanto às sanções disciplinares decorrentes da acção de Mamadou, a lei diz que «se o jogador joga de maneira perigosa na tentativa normal de conquistar a bola, o árbitro não deve tomar nenhuma medida disciplinar. Se a acção comporta um evidente risco de lesão, o árbitro deve advertir o jogador». Ora, Jorge Sousa advertiu Mamadou, pelo que entendeu ter havido «evidente risco de lesão».

Para o árbitro do Porto, Mamadou Tall agiu com «imprudência» o que significa, segundo o International Board, que o jogador actuou sem ter em conta o perigo ou as consequências do seu acto para com o seu adversário. E, segundo os cânones, «o jogador que actue com imprudência deve ser advertido».

Posto isto, pergunto... Mas o que é que aconteceu para de repente toda a gente da nação verde começar a associar o Benfica a favorecimentos, a corrupção, a esquemas manhosos, a serem levados ao colo?

Mas ando tudo maluco ou a minha seriedade intelectual e social tem níveis absolutamente diferentes de toda essa outra gente esverdeada? Eu não quero acreditar nisso. Eu não quero acreditar que um penalti (que é penalti claro, claríssismo...) possa provocar tanta celeuma. Mas provoca. E não é o penalti que provoca celeuma. O que lhe provoca transtorno a todos os sportinguistas é que o seu objectivo é sempre ver o Benfica perder (aí não os censuro, porque apesar de não os odiar, quero que percam quase sempre) ver os adeptos tristes e a dizer mal do Benfica, criar falsas questões para desestabilizar e fazer tudo por tudo para provar que afinal o Benfica não é grande, não arrasta multidões e que é o mais corrupto clube de Portugal desde sempre. Este é sempre o seu objectivo.

Voltando ao penalti. O penalti foi o rastilho que incendiou toda esta situação. Eles não conseguem ver Guimarães, Belém e Leiria cheios de encarnado; eles não conseguem ver o Estádio da Luz com o dobro das pessoas de Alvalade; eles não conseguem ver os nossos reforços chegar sem inventar dívidas, dinheiro de Angola, máfias várias... E se somarmos a tudo isto verem o Benfica empatar em casa contra Marítimo e assim mesmo saírem do estádio sob um caloroso aplauso, verem que a massa adepta benfiquista acredita com calma e crença num título que foge há anos, verem uma empatia entre treinador e adeptos que eles não têm há muitos anos só lhes provoca uma reacção - aumento do ódio que já têm pelo Benfica. É absolutamente incrível e por isso eu digo que se devia analisar detalhadamente este complexo provinciano de inferioridade.

Outro grande problema dos sportinguistas é que por mais que nos provoquem, por mais que nos digam que ficam em segundo lugar pela quarta vez consecutiva e por mais que inventem corrupções encarnadas onde todos só vêm azul, nós não lhes ligamos nenhuma. E isso é o pior dos castigos.

Nós só nos preocupamos com o FCPorto e isso mata-os. Isso para eles é a maior tortura que lhes podemos fazer. Eu às vezes tento preocupar me com o Sporting, só para os fazer contentes, mas não consigo... Não entendam nisto nenhuma arrogância ou sobranceria mas é a pura das verdades. Eu cresci com o FCPorto a ganhar e a roubar. Então porque haveria de odiar os de verde que ainda por cima me dão pena?

Ninguém odeia outra pessoa que lhe dá pena... E a mim o Sporting deu-me pena a partir dum determinado momento. Na escola quando éramos mais pequenos e ainda havia guerra Benfica-Sporting como nos matraquilhos, lembro-me de conspirar com uma amiga benfiquista um titulo para a capa de "A Bola" uns meses depois... Lembro-me tão bem como se fosse hoje, mas ela só se deve lembrar da aposta que perdemos com um dos novos portistas sobre qualquer coisa no valor de 10 000$...

Voltando ao titulo do jornal "A Bola". Em jovem sonhei alguns meses com o seguinte título:

Sporting Clube de Portugal - Uma década em branco

Depois sonhei com uma grande matéria a explicar que um dos nossos históricos não conseguia ganhar nem uma Taça de Portugal nem um campeonato, nem (obviamente) qualquer Taça Europeia em 10 anos. Esse titulo do jornal "A Bola" nunca chegou, eu cresci e passei a ter alguma pena do Sporting no geral como clube. Assumo... Mal eu sabia que iria passar uma década em branco passados uns anos.

No entanto, não posso deixar de me insurgir contra esta onda absolutamente infantil de todos os comentadores sportinguistas do mais primário ódio ao Benfica. O seu leit motiv é sempre arrasar o Benfica em tudo o que se possa... Eu acho isso deprimente.

Já não acho tão deprimente o facto dos adeptos e comentadores do FCPorto nos odiarem. Porque na sua génese, a guerra do FCPorto é sempre contra o Benfica e nós agradecemos. O simples facto do FCPorto odiar o Benfica e não o Sporting ainda enfurece mais os adeptos de verde.

Por tudo isto e para concluir, penso que temos de nos preparar porque eles (juntos ou separados) vão fazer tudo por tudo para denegrirem, inventarem e esperar o primeiro deslize do Benfica para tentarem criar os maiores problemas e manterem o seu acordo tácito que vai colocando FCPorto em primeiro e Sporting em segundo...

Como eu sei bem quem é o meu adversário directo, sei bem quem temos de abater desportivamente no relvado e não nas manhosices várias eu hoje torço declaradamente pelo Sporting.

E isso é o que os faz ter ainda mais ódio por nós. Não os levamos a sério... Pois não.

Força Benfica

Sem comentários: