sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Grande David Luiz

Tenho andado com pouco tempo para escrever apesar de querer escrever algo nos próximos dias sobre estes direitos (televisivos e de jogadores) que andam na boca do nosso mundo futebolístico. Antes não posso deixar de falar sobre David Luiz.

Eu gosto e não gosto do David Luiz. Gosto da sua raça, da sua vontade, da sua maneira meio desajeitada de correr e de sacudir a defesa mas detesto quando ele inventa onde não deve inventar, detesto quando ele sobe quando não tem que subir e detesto quando ele faz infantilidades próprias dum juvenil e não dum sénior de alta competição. Mas tudo o que eu disse é análise futebolística. Como eu muitos benfiquistas que na bancada criticam e criticam o David Luiz (especialmente a defesa esquerdo) e depois são os primeiros a aplaudir um corte bem feito, uma boa cabeçada para golo ou uma subida mais bem conseguida. Eu admito, faço parte deste grupo de adeptos que mantém com David Luiz uma relação estranha de gostar/não gostar.

No entanto há algo que nenhum de nós ousa sequer criticar... A atitude e o amor que este jogador mostra pela Benfica. Muitas vezes se fala dos estrangeiros vs Portugueses e eu próprio já aqui escrevi várias vezes que o Benfica precisa de mais Portugueses que sintam a nossa camisola com o peso da História que o clube merece. No entanto, há estrangeiros que encarnam esse espírito como o maior dos nossos jogadores nacionais.

David Luiz é um desses jogadores. David Luiz é neste momento um exemplo para todos que querem sentir o que é ser jogador do Benfica em 2009/2010 e a entrevista que dá hoje na Bola assim o prova.

Diz ele em discurso directo:

(...) quando andamos na rua, sentimos que o nosso arranque está a contagiar muita gente e a trazer os adeptos para perto de nós e isso é bonito. Dá prazer e é muito gostoso. Mas estamos tranquilos, pois nada ganhámos, falta muita coisa e temos de manter-nos humildes e trabalhadores, pois importante é chegar ao fim com o objectivo cumprido.

(...) Jesus, está a conseguir passar a mensagem e nós a conseguir absorvê-la rapidamente. E vamos tendo confiança uns nos outros. O futebol vive de resultados e estamos a conseguir bons resultados. O mister Jesus tem uma linguagem muito ganhadora, é uma pessoa que todos os dias trabalha sério. Quique também, mas Jesus está sempre a cobrar... Posso falar por mim, é uma pessoa que me olha nos olhos e diz-me os defeitos e isso há muito tempo que não acontecia comigo. Muitos passavam a mão na minha cabeça, mas ele não, ele fala o que eu devo ouvir e não o que eu quero ouvir. (...) Cabe a cada jogador saber lidar com isso e eu gosto de ouvir quando estou errado. Podemos ficar amuados um dia, mas quando vou para casa tento reflectir e perceber qual é a ideia e se aquele conselho é mesmo produtivo. (...) Tudo é importante, o grupo que se está a criar... todos estão dando a sua contribuição. E estamos com a cabeça diferente. Quando a maré está para um lado e remamos nesse sentido as coisas acontecem da melhor forma.

(...) Há muita solidariedade e companheirismo. Indo assim para o campo é difícil vencerem-nos.

(...) Quando entro no Estádio da Luz ou em qualquer outro fico arrepiado quando vejo aquela massa vermelha.

(...)Lembro-me quando era pequeno e ia ao estádio... No final da semana se calhar o pai deixa de comprar um brinquedo ao filho para poder levá-lo ao estádio. São essas coisas que também nos empurram. Por vezes podemos querer reclamar de alguma coisa, mas quando nos lembramos disso esquecemos tudo. Lembro-me sempre das pessoas humildes que tiram do pouco que têm uma parcela para verem a sua outra paixão, o Benfica.

(...) Desde que cheguei que sonho com isso (conquista do título), é o sonho de qualquer jogador. Sonho ver Portugal pintado de vermelho, mas para isso temos de trabalhar bastante e fazer com que essa conquista seja possível. Temos de fazer com que as coisas aconteçam. As coisas não acontecem se dormirmos ou descansarmos. Temos de plantar coisas boas para colher coisas boas. (...) Chateia um pouco, porque sou uma pessoa que se cobra bastante. Mas só quem está ali é que se sujeita a isso. Quando fazemos as coisas tentando acertar, temos de estar tranquilos. Infelizmente, não posso fugir a isso.

(Jesus) passa-me tranquilidade, assim como todo o grupo. Temos os nossos objectivos e estamos juntos nisso. Aconteceu comigo e podia acontecer a outros. Sou defesa e quando o Benfica sofrer golos vou estar sempre por perto...

(...)Com ou sem derrotas, passa-me pela cabeça conquistar o título, queremos é ser campeões.

(...) Deus sabe o que faz e cada um tem o seu caminho. O caminho do Falcão era o FC Porto e não o Benfica.

Aqui se vê que apesar da juventude David Luiz tem interiorizado a grandeza e dimensão do Benfica e a humildade de quem sabe que ainda tem um longo percurso para que cada vez menos adeptos o critiquem (onde eu me incluo) e onde existam menos razões para poder ser criticado. Fora de campo é um exemplo e esta entrevista é para mim suficiente para dizer bem alto:

"Grande David Luiz"

Para terminar e porque estamos em semana muito importante para o nosso futebol digo e repito o que sempre disse e no que sempre acreditei. Força Portugal. Estaremos em Junho na África do Sul. Eu acredito.

Força Benfica

5 comentários:

Jotas disse...

Viva meu caro, j´´a sentia a falta dos teus poss.
David como menino comete algumas infantilidades, nrmais, para quem esta a evoiluir,mas a sua entrevsta de hoje, foi de enorme maturidade.
Aparece na Catedral do desporto

Regina disse...

Apreciei a humildade dele...não sei se da boca para fora,mas é sempre bonito de se ler...
E viva o BENFICA!
Parabéns ao bloguista!

Cristina disse...

Meu caro,

Eu sou dos benfiquistas que gostam do David Luis. Gosto de o ver jogar, gosto da garra, da entrega, do voluntarismo.

Desde que o vi pela primeira vez no estádio da Luz achei que tinha a "raça" de um vencedor. Apesar da pouca idade, de ser brasileiro, encarna muito em a mistica de ser benfiquista.
O David Luis não desiste! E, "só não falha quem não tenta marcar". É voluntarioso. Tem paciencia com a massa associativa.

Por tudo isto eu gosto do David Luis...

SANTO TIRSO - Toda a Verdade disse...

veja o resumo do Benfica -Everton em
http://santotirsotodaaverdade.blogspot.com/

Eman disse...

Se queres provar que o BENFICA é o maior clube do mudo, basta o teu registo em:
http://www.1millionfans.com/