quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O outro lado do jogador

Para todos nós o futebol é divertimento, satisfação, convívio, prazer e alegria. Para todos nós o nosso clube uma Paixão. Para muitos dos que olham para o fenómeno desportivo nacional e internacional os jogadores são os expoentes máximos dessa alegria e normalmente ocupam lugares ambicionados por muitos outros milhares. Todos nós sonhámos em ser jogadores do Benfica e por nenhum momento ousámos pensar que seria penoso ser jogador do nosso Glorioso.

Robert Enke foi nosso jogador durante três anos e todos nós sabemos que era um dos nossos. Sei que nesta altura é normal colocarmos ênfase nas coisas boas dum jogador no momento da sua despedida mas a verdade é que quem me lê sabe que ele era realmente especial e sentia paixão pelo nosso clube de uma forma muito honesta. Como se dizia esta semana de Javi Garcia, Robert Enke sempre foi do Benfica e ainda recentemente li uma entrevista sua dizendo que adorava Portugal e não colocava de lado um regresso ao nosso clube, se por ironia do destino essa oportunidade assim se verificasse.

Moreira diz hoje n´"A Bola" que a primeira impressão que teve dele foi de uma pessoa fria.

"A ideia é de que os alemães são frios. Quando vi Enke pela primeira vez, foi o que achei: frio. Mas com os dias, vi que não, que era conversador, e a atenção que dispensava ao que fazia era a mesma que dispensava ao que os outros faziam e diziam", diz Moreira. Continua dizendo que:

"Quase de um dia para o outro começou a falar português correctamente. Foi a uma conferência de imprensa e falou em português! Eu só lhe corrigia a pronúncia. Era inteligente, queria tudo perfeito, nada menos que isso".

Enke "Ficava chocado quando via cães abandonados, levava-os para casa. Era comum vê-lo chegar ao treino danado e explicar-se: tenho um cão que me deu cabo do jardim!", acrescenta Moreira.

"Nos treinos trabalhava para o grupo, não só para ele. No quarto era certinho: a roupa arrumada, os livros empilhados. A única chatice era no que respeitava à televisão: ele ligava um canal alemão, com um filme alemão e eu pedia-lhe para escolher um em inglês que compreenderíamos os dois. Ele dizia-me que o filme alemão era melhor...", conta Moreira. A morte do Enke foi para o guarda-redes encarnado um choque.

"Fiquei devastado. Já não falava com ele desde Barcelona, mas seguia a carreira. Nunca no Benfica deu sinais de ser alguém deprimido", recorda Moreira.

Enke viveu dias aparentemente felizes em Lisboa mas a sua depressão começa em 2003 em Barcelona e foi agudizada pela morte da filha de dois anos, já na Alemanha. Não tenho dúvidas que ter uma depressão não será caso único no panorama futebolístico mundial porque os jogadores são humanos e têm problemas pessoais que vão muito para lá das bolas nos postes ou dos penalties que não se marcam.

Esta história dramática de Robert Enke, que escolheu um qualquer comboio Alemão para terminar com a sua vida, deve servir de exemplo para todos nós e especialmente para todos os jogadores de hoje e do futuro...

Todos sabemos que a questão psicológica é muito importante no grupo de trabalho, mas não tenho dúvidas que em plantéis de 25/26 jogadores, há sempre problemas pessoais que se podem e devem tratar em terapias individuais.

Ás vezes o futebol não é tudo, como o trabalho não é tudo, como o dinheiro não é tudo e muitas vezes todos temos que decidir baseado no nosso bem estar. Enke deciciu de acordo com o seu bem estar e por isso o respeito. O que retiro deste momento é que como diz uma famosa canção - "be thankful for what you've got" - todos devemos estar felizes com o que temos...

Enke está mais descansado e nós vamos guardar na nossa memória a sua passagem pelo Benfica com uma ideia de profissionalismo, de dedicação, de amor ao Benfica e vamos lembrar a sua história como um aviso para que no futebol das próximas décadas não nos esqueçamos nunca que o Homem é sempre mais importante que o Jogador.

Força Benfica

1 comentário:

Dylan disse...

Robert Enke veio para o Benfica para substituir o extraordinário Michel Preud'homme e não defraudou as expectativas. Pelo seu talento e qualidade foi chamado à selecção alemã, lugar por onde passaram grandes lendas como Harald Schumacher. Terá vivido os dias mais felizes em Lisboa, longe de imaginar a tragédia que iria irremediavelmente afectar a sua vida e da família. Apesar da sua juventude, a adaptação a um novo país e a falta da conquista de títulos desportivos, nunca foi impedimento para dar todo o seu empenho e profissionalismo dentro do campo. Fora dele, era o expoente máximo de bondade, pois dividia-se entre projectos de solidariedade e o amor aos animais, sem esquecer as preocupações com o meio ambiente. Guardarei na memória a chegada à Portela de um Homem com cara de menino, à procura da glória num clube enorme, tão grande como o seu coração.

http://dylans.blogs.sapo.pt/