segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Vitória de Campeão

VITÓRIA DE CAMPEÃO!

Foi com estas palavras que Jesus resumiu a vitória do Benfica sobre a Naval. Estive em Guimarães quando o Benfica marcou por Ramires e nesse momento que a bola entrou mesmo por baixo da baliza onde estávamos todos, senti algo que é indescritível. São aquelas vitórias que não dão títulos, que não dão taças, que não decidem nada, mas que nós sabemos que decidem muito. Nesse dia achei que podíamos ser campeões e vínhamos dum empate caseiro frente ao Maritimo.

Hoje estou longe. Muito longe. Fui ver um jogo num clube Português onde o Benfica se sente mais puro e mais distante. Senti nas caras daquelas dezenas de pessoas a mesma sensação que tive em Guimarães. Não é apenas um alívio... Alívio era quando marcávamos na época passada no fim e não jogando nada tinhamos a sensação de "safámos o resultado". Aqui, hoje, quando Javi Garcia marca o golo, o que se sente a muitos km de distância do Estádio da Luz, o que se sente quando se abraça o desconhecido que está ao nosso lado é muito mais do que isso. Sente-se em milésimos de segundo a Raça e a Mística que sempre foram apanágio do Benfica. Ver depois através da TV as caras de Javi Garcia, David Luiz ou Di Maria a comemorar o golo, sentimos que nem árbitros, autocarros estacionados lá atrás ou túneis nos vão parar.

Assim, com este espírito de luta e de acreditar até ao fim - Inácio sabe bem o que é isso porque quando foi campeão pelo Sporting sabia que com Jardel era sempre possivel marcar em qualquer altura, mesmo no último minuto - aqule golo foi sentido como se sentiu o golo do Luisão em Maio de 2005 contra o Sporting. Estes golos dão títulos e este golo marca uma "Vitória de Campeão".

E quando nos festejos vejo a cara dum Português de coração azul ou verde dizer "que já cá faltava a ajuda do árbitro" vi nessa cara o mesmo sentimento que todos estávamos a viver. Este golo é de campeão. Esse adepto Português "azul e/ou verde" sentiu o mesmo a muitos, muitos km de distância e saíu sem ver a jogada que poderia ter dado o empate. E esse empate não apareceu exactamente porque este ano a onda é encarnada e não apareceu para justificar que essa onda nos vai dar o campeonato.

O ano passado por mais que tivéssemos esperanças - e muitos dos meus textos do ano passado são de pura esperança - sabíamos que não tinhamos futebol. Hoje temos tudo. Futebol, jogadores, equipa, treinador, espírito, garra, vontade de ser campeões e um apoio dum público que segundos antes do golo no livre que deu esse mesmo golo gritou para que todo o mundo ouvisse "Benfica, Benfica, Benfica". Apoio inequívoco e uma cumplicidade que não se via exactamente desde essa onda encarnada do Trapattoni que sem futebol, sem equipa e sem talento, tinhamos espírito e sorte.

Lá longe onde cada um dos Benfiquistas anda, ouvimos nesse livre "Benfica, Benfica, Benfica" e sabemos que esta equipa este ano "nunca andará sozinha". Eu não posso estar perto agora, mas garanto que dificilmente perderei um jogo "in loco" esta época em casa e fora, porque perdendo ou ganhando estes jogadores merecem tudo, e o nosso tudo é ilimitado.

Estiveram 41 000 pessoas no Estádio. É um grande número mas que vai ser maior. Eu pedi há uns meses 45000 de média para este ano e não tenho dúvida que esta época esse número será alcançado e suplantado. Hoje posso pedir 50 000 de média com a certeza que se esta onda continuar quem ganha é o Benfica. Não fiquem em casa. Quem puder ir - ou seja, esteja fisicamente perto do Estádio ou em Portugal Continental - não fique em casa. Vamos mostrar porque é que esta equipa não merece "andar sozinha" em nenhum Estádio nacional ou internacional.

Estou orgulhoso do meu (nosso) Benfica.

Força Benfica

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro “O Benfica sou eu”, hoje estamos todos orgulhosos do nosso BENFICA. Como referiu, e bem, ver as imagens dos festejos, sobretudo, do Di Maria, do Javi e do David Luiz dá arrepios. Posso dizer-lhe que, como jovem de 20 anos, esta é, seguramente, a equipa de mais forte de que me lembro e apesar de sentir o Benfica sempre com a mesma emoção este ano tudo é diferente. Ontem assisti ao jogo num café na cidade do Porto e mesmo com a casa cheia de benfiquistas o homem ao balcão não disfarçava a mesma preocupação desse indivíduo de quem o senhor fala. Com tantas oportunidades perdidas já se ouvia o homem rezar ”hoje já não entra”, “a Naval ainda vai ganhar o jogo”, etc. Estas declarações até faziam sentido… Noutros anos em que, com tanto azar acabávamos por baixar os braços, mas esse tempo acabou. No caminho para casa só tinha na cabeça essas imagens dos nossos jogadores e o nosso Rui a festeja com a mesma RAÇA que conquistaram uma enorme vitória que todos merecemos. Quem me dera poder apoiar esta equipa todas as semanas in loco. Como não tenho independência económica estou a fazer um pé-de-meia para, em Maio, estar em Hamburgo para ver o Luisão levantar o caneco e também ir ao Dragão ver a nossa equipa a festejar com os bombos! Claro que eles não têm classe suficiente para fazer o que fazem em Inglaterra, que é aplaudir o Campeão na entrada para o relvado mas enfim.
Desculpem-me a linguagem mas só me apetece dizer “ESTE ANO NINGUÉM NOS FODE!”

José Francisco Sousa

Regina disse...

Eu também sofri bem a ver o jogo..tava a ver que a coisa corria menos bem...faltam ali umas rezas para a bola ser mais certeira...uffa

Flying Eagle disse...

" o benfica Sou Eu" concordo perfeitamente com o que dizes. Este BENFICA é sempre especial mas este ano está ainda mais especial. E isso enerva-os , e vê-se nos resultados. Estou certo que ninguém nos vai parar. Este ano vejo aquilo que poucas vezes vi no nosso BENFICA, e tu sabes que já vi muito o nosso Benfica, Garra, Força; Querer, Vontade. É isso que nos faz diferentes.
VIVA o BENFICA.