segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Chegámos ao primeiro grande momento de decisões

Ontem mostrámos a todos que se interessam por futebol que afinal o inverno não assusta, que com ou sem autocarro temos uma equipa com soluções e que a nossa capacidade de marcar (muito) é algo que está no ADN deste grupo.

"Capacidade de marcar " não significa marcar sempre, mas a verdade é que temos tido a felicidade de criar muitas oportunidades de golo e de marcar algumas dessas oportunidades. Apenas algumas, não todas.

Ontem estive no estádio depois duma temporada ausente e senti que a equipa está preparada para sofrer e para lutar contra clubes muito mais fortes que Académica e para plantéis que sendo menos fortes que Académica nos vão criar mais dificuldades que a equipa de Coimbra.

Aquele dilúvio pedia disponibilidade total de todos os jogadores e mesmo sem sermos brilhantes na primeira parte - longe disso - já ganhávamos por 2-0 ao intervalo. Aquele golo de Saviola digno de predestinado, que o é, marcou um pouco a noite de ontem.

Agora vem o pior. Temos quatro jogos que podem decidir realmente o campeonato - Olhanense (f), FCPorto (c), Rio Ave (f) e Marítimo (f) - ao que se segue o jogo contra a única equipa que derrotou este ano o Benfica em casa - Guimarães.

Todos sabemos que estes próximos 4/5 jogos para o campeonato são decisivos mesmo que se joguem até Fevereiro, mas também sabemos que é neste mês de Dezembro que se desenham as equipas com estofo de campeão.

O Olhanense vai de mal a pior, e este jogo com o Benfica em casa será o tudo ou nada de Jorge Costa para "agradar a norte", "agradar a sul" mantendo o seu lugar e dando um pouco mais de oxigénio a uma equipa a precisar de muito para sair do último lugar da Liga.

Eu lá estarei, mesmo com os preços exorbitantes dos bilhetes, com a certeza que muito do futuro do nosso campeonato se joga este fim de semana.

É usual dizer-se que os jogos em vésperas de dérbies são importantíssimos pois uma escorregadela aumenta a pressão de ganhar (ou recuperar) esses pontos perdidos contra quem se deveria ganhar, noutras corridas directas.

Este jogo no Algarve tem esse condão de ser encarado como uma ante câmara para chegar à Luz com 3 pontos de avanço e ao mesmo tempo um perigo para David Luiz e Fábio Coentrão à beira de não jogarem no próximo dia 20 de Dezembro, se virem o quinto amarelo contra o Olhanense.

Agora começa-se a jogar a sério nos bastidores. Todas as palavras começam a contar a dobrar e todos os cuidados são poucos. O ano passado por esta altura, perdemos dois pontos contra Setúbal em casa e depois retiraram-nos outros dois contra Nacional antes do escandaloso penalti de Yebda no Dragão.

A época passada já terminou e nem interessa lembrar, mas esta temporada está ao rubro e assim ficará até, pelo menos, o dia 20 de Dezembro. Nesse dia decide-se muito, é verdade, mas não se decide menos em Olhão. Eu não tenho dúvidas que a equipa sabe disso e entrará nesse jogo com a clara noção da importância superior desse encontro. Assim espero, pois facilitar um milímetro que seja contra "gente daquela" é dar o ouro ao bandido de mão beijada.

Concentração total no sábado é o que se exige a quem ambiciona altos voos nesta época. Dia 17 de Dezembro contra AEK e dia 20 de Dezembro contra FCPorto serão outros carnavais. Agora a prioridade é Olhanense e sair de lá com os três pontos e com David Luiz e Fábio Coentrão limpos para receber o FCPorto. Todos seremos poucos para essa batalha.

Temos que olhar a 360 graus e mesmo assim não perder o foco no essencial - ser guerreiro e combativo, disciplinado e forte, ambicioso e determinado. Dependemos de nós, para ser campeões e esse é o único objectivo que o plantel tem de focar. Somos nós que importa. Não são os árbitro, os adversários, as tácticas dos outros ou os tais factores externos que vão influenciar o nosso desempenho no que resta de campeonato. Nós mandamos e se a nossa equipa com os adjectivos que utilizei anteriormente, encarar cada jogo como uma final, seremos campeões contra tudo e contra todos. Sem dúvida.

Nós como adeptos, sócios, simpatizantes, temos apenas que apoiar incondicionalmente estes jogadores, não fazer contas a quem sai ou a quem entra - teremos tempo de falar disso em Junho 2010 - e sentir que as goleadas são uma consequência feliz, mas a vitória contra o Naval também o é. Não há vitórias de primeira e de segunda e estes próximos jogos vão ser autênticas guerras. Quem estiver mais forte ganha e não devemos começar a utilizar desculpas para o que pode ou não pode acontecer. Temos de dar confiança cega aos nossos jogadores e mostrar-lhes que estamos com eles nesta primeira fase de grandes decisões. Ontem ver quase 42000 pessoas naquele dilúvio é a mostra clara e inequívoca que como dizem os de Liverpool - "they will never walk alone" esta época.

Faltam 5 dias para Olhão, 10 dias para receber o AEK e 13 dias para defrontar o FCPorto. Em futebol 13 dias não são nada e queremos exigência e concentração máximas. Todos acreditamos porque todos vemos o que é inequívoco. Somos melhores e vamos provar que o somos. Onde? No único local onde se deve provar a superioridade no futebol. No relvado.

Se os outros quiserem começar a preparar o terreno "limpando as armas, os fatos e as espadas", nós respondemos apenas com os nossos guerreiros. É apenas o que nós temos. Uma equipa de guerreiros que vão mostrar porque são melhores no terreno que todos os outros em Portugal.

Vão aparecer muitas capas, muitas entrevistas, muitas polémicas e muitas aldrabices nos próximos dias. Nós já sabemos disso tudo e apenas responderemos no(s) campo(s), no(s) relvado(s) e com as armas que melhor utilizamos nesta época - golos.

Força Benfica

Sem comentários: