quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Palhaçadas várias

Escrevi aqui que mesmo que o Sporting ganhasse ao Benfica o emblema de Alvalade estava fora do título, porque está longe do título há muito tempo. No derby de sábado, o Benfica faz um bom resultado e Jesus reafirma - já o tinha feito na antevisão do jogo - que com este empate "Sporting está fora do título". Qualquer pessoa com um mínimo de inteligência entende que estando a 13 pontos do Sporting de Braga, a 11 pontos do Benfica e a 8 pontos do FCPorto, o Sporting está tão afastado do título como a Académica (equipa do desejado Vilas Boas) ou o Marítimo (ex equipa do seu Carvalhal).

Pois quando Jesus o afirma, a generalidade dos analistas esverdeados dizem que "é sinal de arrogância e pouco respeito pelo emblema de Alvalade".

Este fim de semana assistimos a uma série de palhaçadas que são pouco entendíveis por pessoas inteligentes, onde eu modestamente me incluo. Depois do empate do Benfica este sábado, que nos deu um ponto mais na luta pela conquista do campeonato, apareceram uma série de vozes a criticar o momento do Benfica.

Dizem "que não marcamos", "que perdemos fulgor", "que fisicamente estamos mal", "que afinal não jogamos nada e só ganhamos com a sorte das bolas paradas" entre outras alarvidades várias.

Eu ouvi e li todas estas afirmações ao mesmo tempo que via nos mesmos locais, palavras maravilhosas para Sporting e para FCPorto. Os de verde pensam "que têm un grande treinador", "que têm grandes jogadores", "que têm um grande Presidente" e ainda "sonham com o título". Deus lhes perdoe, porque não sabem o que dizem...

Os de azul, que entre penalties e sufocos, lá vão ganhando os pontos necessários para se manter na corrida para o seu principal objectivo do ano : a conquista do Penta.

O que eu vejo é que entre endeusamentos sem sentido e análises ridículas, não troco absolutamente nada com esses clubes. Temos a melhor equipa, o melhor treinador, os melhores adeptos e o melhor calendário. Ah, e mais importante que isso, temos mais 3 pontos que FCPorto e mais 11 pontos que Sporting.

Como estive uma temporada fora de Portugal, há muito tempo que não via os três programas da SIC Notícias, RTPN e TVI24 de análise da jornada. Tive oportunidade de vê-los esta semana e penso que não voltarei a fazê-lo tão depressa. Enervam-me e tiram-me do sério. Vamos por partes, analisando a performance de cada paineleiro, na minha modesta opinião:

Os analistas do Sporting em todos os programas (Eduardo Barroso, Dias Ferreira e Rui Oliveira e Costa) têm algo em comum entre si. Odeiam o Benfica. Muito bem... Nós agradecemos porque afinal ainda não há nenhuma excepção conhecida há regra que afirma "ainda estará para nascer aquele sportinguista que ama mais o seu clube do que odeia o Benfica". Eduardo Barroso diz que o Benfica "rapidamente" estará fora do título. Diz mais... Nas próximas três jornadas apenas faremos 3 pontos e isso chegará para nos colocar fora da órbita do título. Há umas semanas disse que o Sporting para lutar pelo título tinha que fazer 9 pontos em três jogos. Apenas fez 3 e assim mesmo é candidato ao título, segundo ele. O Benfica deixará de o ser em 19 dias. Cá estaremos. Este senhor todas as semanas diz coisas tão absurdas que não sei como é que o comentador Benfiquista ainda as aguenta... Diz por exemplo que com o grupo que o Benfica tem na Taça da Liga, nem passamos desta primeira fase...

O senhor Dias Ferreira e o senhor Rui Oliveira e Costa têm a mesma esperança que Eduardo Barroso e concluem que o Benfica está claramente em queda e o Sporting claramente em subida, entre outras pérolas que vão debitando durante os 90 minutos que duram os programas.

Os analistas do FCPorto são mais refinados mas nutrem pelo Benfica o mesmo ódio que não lhes permite analisar de forma imparcial. Talvez por isso estejam lá há tanto tempo a defender as cores azuis e brancas.

Em relação aos comentadores do Benfica vou dividi-los em três tipos diferentes. Primeiro falo de Silvio Cervan. Este comentador parece-me um daquele meninos betos reguilas que fala, fala (alto) e não diz nada. É muito triste ver duas pessoas com idade superior à de Silvio Cervan terem que aturar aqueles gritos, aquela forma de defender as suas ideias e a maneira tão facciosa de analisar o Benfica. Ver Silvio Cervan falando a propósito das imagens do túnel de Braga enerva-me. Eu até entendo as suas ideias e as suas razões - que não são dele, e sim do nosso clube - mas a sua comunicação (ou falta dela) deita tudo a perder. Sinceramente, e longe de mim dizer mal da pessoa que não conheço e por quem tenho o maior respeito de colega consócio e de nosso dirigente, sinto que não tem perfil para defender as nossas cores nesse contexto com Dias Ferreira e Guilherme Aguiar na Sic Noticias. Quando Dias Ferreira, erradamente, defendia que os jogadores do Benfica foram mais violentos que os do Sporting, Silvio Cervan grita "Javi Garcia levou doze pontos". Meu caro amigo, o que é que uma coisa tem a ver com a outra?

Fernando Seara é um apaixonado pelo Benfica, mas muito mole na defesa do nosso clube. Há frases de Eduardo Barroso que deviam ser devidamente respondidas. Fernando Seara, como grande senhor que é, prefere o sorriso e o apreço pessoal que tem pelos dois comentadores adversários em detrimento da defesa intransigente do nosso clube. Entendo-o e respeito-o. Conheço-o e sei que tem um nível profissional, intelectual e de Benfiquismo acima de qualquer suspeita. Falha na forma, não tanto no conteudo.

António Pedro Vasconcelos é alguém que vendo as imagens do túnel de Braga decide entrar na discussão estéril e pouco importante que visa tentar encontrar o responsável pela colocação dessas imagens na SIC. Em vez de sublinhar o facto de ser um escândalo que Cardozo tenha sido expulso, perde-se meia hora a discutir como as imagens chegam à SIC. Isto faz-me lembrar o "apito dourado". Mais importante que saber e julgar as escutas, era saber se as escutas poderiam valer em tribunal. Nunca ninguém veio dizer que as escutas eram falsas. O problema era saber se as escutas valiam como prova no caso.

Fechando o capítulo dos programas de televisão e focando no essencial das imagens do famoso túnel de Braga, Jorge Sousa tem de ser expulso da arbitragem. Repito, Jorge Sousa tem de ser expulso da arbitragem e com ele toda a equipa que apitou o Braga-Benfica. Eu tenho por norma acreditar em TODOS os àrbitros. Sei que cometem erros, mas quero acreditar que estes são humanos. Errar, anulando um golo ao Luisão nesse jogo, é para mim aceitável. É um erro grave, que a juntar a todos os outros que cometeu contra o Benfica nos ultimos anos, podem dar razões efectivas para se desconfiar dele, mas não o faço.

O que faço é desconfiar - sem imagens e muito longe de Portugal - quando leio que Cardozo foi expulso no túnel de acesso ao balneário no intervalo do jogo Braga-Benfica. Desconfiei há um mês, porque Cardozo não tem perfil de andar à pancada no túnel, "mas um dia não são dias" e atá poderia ter acontecido algo nesse túnel.

Quando agora se vêm as imagens e se confirma que Cardozo é o primeiro a sair para o lado direito da camara e a entrar no balneário, nós temos a certeza do que desconfiávamos há um mês. Obviamente, Cardozo não bateu em ninguém e foi brutalmente agredido à entrada do túnel. O àrbitro e seus assistentes estavam no relvado e era complicado verem o que se passava lá dentro pois apenas chegaram 1m40s depois. Para Guilhereme Aguiar isso é impossivel, mesmo que o apresentador da SIC lhe confirme que foram exactamente 1m40s entre a entrada de Cardozo no túnel e a chegada desses àrbitros.

Para mim hoje não há dúvida. A expulsão de Cardozo veio encomendada. Cardozo tem 16 golos em 14 jogos com a camisola do Benfica nesta época. Com Cardozo em campo, ainda marcámos um golo por Luisão na primeira parte desse jogo em Braga. Depois desse jogo, custou marcar contra Naval, não marcámos contra Guimarães e mesmo com Cardozo em campo não marcámos contra Sporting. Não preciso de mais nenhumas imagens, nem de saber das regras de direito para saber que Cardozo é totalmente inocente das acusações que lhe são endereçadas.

Posto isto e vendo as imagens que nao deveriam ter cor clubística, só há uma conclusão a tirar de todo este processo. Os jogos que Cardozo não jogou, já ninguém pode dar ao jogador ou ao Benfica. Os supostos golos que ele poderia marcar, também não. Mas podemos precaver para o futuro e isso não é apenas castigar Jorge Sousa. Expulsá-lo da arbitragem é a única saída séria para toda esta confusão. Os três pontos estão em Braga e aí ficarão. Não há problema. O problema é continuar a ter o nome Jorge Sousa a ser utilizado estrategicamente quando interessa meter o Benfica para trás.

Este ano será um ano de guerra aberta. Braga e FCPorto estão juntos e nós estamos obviamente sozinhos. Quando Eduardo Barroso diz que se Sporting continuar a perder, "o seu clube passa a ser o Braga", entendemos que daqui a pouco o grupo Braga/FCPorto pode ter mais um aliado e isso deixa-me obviamente preocupado com o que ainda falta de campeonato.

Lembro que com todos os defeitos que podia ter, Quique Flores levou o Benfica a lutar pelo titulo até ao jogo nas Antas. Aí, Pedro Proença inventou o tal penalti do Lucho já depois de termos sido roubados em casa e fora em vários jogos.

Esta época será ainda pior e teremos que ter muita atenção a todos os níveis. É possivel que estas "encomendas" se repitam nos próximos meses. Eu que tenho por norma não falar de arbitragem neste cantinho blogosférico, nao resisto a pedir a expulsão óbvia do àrbitro Jorge Sousa. Sem subterfúgios - que todos os comentadores adversários quiseram utilizar nestes programas - as imagens são claras. Cardozo NUNCA deveria ter sido expulso e mesmo que tivesse merecido, era impossível que o árbitro ou assistentes o tivessem sequer visto a cometer qualquer ilegalidade. A expulsão de Cardozo é tão ridicula que deixamos de acreditar em muitas das coisas que ouvimos como a expulsão de Nuno Gomes o ano passado contra o Nacional, entre muitas outras. Uma vergonha! Como é uma vergonha que estas imagens tenham que vir a publico para pressionar o conselho disciplinar da Liga. Sem estas imagens na SIC, o conselho poderia decidir o que quisesse sem que nós soubessemos do que eles falavam. Agora sabemos e será IMPOSSIVEL que esta história termine sem a expulsão do àrbitro e da sua equipa. Ponto Final.

Hoje jogamos cartada importante na Europa e apesar de não embandeirar em "sonhos Europeus" sei que será fundamental ganhar este jogo para podermos ter calma na semana de derby contra FCPorto. Se o Benfica ganhar hoje à tarde podemos jogar com os suplentes contra AEK e poupar as nossas principais peças para o primeiro jogo do título no próximo dia 20 de Dezembro. É para isso que temos que apontar baterias. Campeonato e quanto muito a Taça da Liga, na que Eduardo Barroso tem a certeza que não passaremos sequer desta fase. Para mim são prioridades porque são os títulos possíveis de conquistar. A Liga Europa é uma taça complicada e com adversários muito difíceis. Logo, teremos que ir ganhando, ir vendo o que nos reserva essa competição com a certeza que as prioridades não podem nunca deixar de ser o campeonato e essa Taça da Liga menor, mas muito importante quando deixamos prematuramente a Taça de Portugal.

Para terminar lembrar aos senhores analistas que o Benfica tem três encontros decisivos contra FCPorto, Braga e Sporting nos próximos 4 meses. Todos estes encontros serão em casa, onde o Benfica apenas empatou o primeiro jogo, ganhando todos os outros. Entretanto, temos Braga a receber Sporting, a visitar FCPorto no Dragão e Sporting a receber FCPorto em Alvalade. Tudo isto antes do importante dia 2 de Maio, do célebre e explosivo FCPorto - Benfica. Se com este quadro, ainda acham que a 13 pontos do Braga, 11 pontos do Benfica e a 8 pontos do FCPorto, o Sporting é candidato então eu não entendo nada de futebol. Talvez seja isso mesmo que se passa... Os sportinguistas são todos uns iluminados e eu apenas um matemático de segunda. Deve ser, deve ser...

Força Benfica

7 comentários:

iBenfiquista disse...

Muito bom post mais uma vez.

É ingenuidade acreditar que o Jorge Sousa seja irradiado. Não aconteceria numa país estrangeiro, embora sofresse talvez um pesado castigo, muito menos em Portugal, onde as instâncias judiciais não funcionam, com destaque para as desportivas que estão totalmente corrompidas e podres. No entanto acho importante denunciar ate à exaustão a pouca vergonha que grassa do futebol em Portugal. O chico-espertismo reina, a corrupção sob a forma de tráfico de influências é lei.

É muito difícil lutar contra estas coisas. No entanto, o Benfica e os seus adeptos, através de blogues, TV, rádio e jornal, têm sido até agora uns verdadeiros heróis. Não podemos desistir, isto tem sido uma verdadeira guerra, com algumas batalhas já ganhas, sob pena de entregar o país à máfia e à degeneração total.

Saudações Benfiquistas

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

fogo isto é escrever a sério e defender ainda mais a sério Glorioso....

parabéns.....

vou usar este post lá no meu ok

com a devida referência claro

saudações gloriosas,

abraço

O Benfica Sou Eu disse...

Caro iBenfiquista

Obviamente que quando digo que Jorge Sousa deve ser expulso, é a minha opinião e sei muito bem que tal não acontecerá. No entanto se o Benfica defender esta posição até às ultimas consequências, com um pouco de sorte, não nos apita mais nenhum jogo nos próximos anos. Já se ganhava algo. Eu volto a repetir que os erros no jogo parecem-me normais e nao tenho por norma estar a criticar as arbitragens todas as semanas. Alias é raro falar delas, mas neste caso penso que a gravidade é realmemte muito elevada.

Como diz e bem, não podemos desistir e nos campos que vamos enchendo mostramos que a equipa não está sozinha. Nem a equipa nem o clube. Isso é o mais importante.

Apareça sempre

Força Benfica

O Benfica Sou Eu disse...

Caro "vizinho" Coluna das Aguias Gloriosas

Muito obrigado pelo seu comentário.

Como sabe sou um assíduo leitor de tudo o que sai do Benfica na blogosfera e é com muito agrado que o vejo por aqui.

Obviamente que pode utilizar tudo o que quiser, da forma que melhor entender.

Vá aparecendo.

Força Benfica

Anónimo disse...

Em relação a este post concordo com tudo o que diz mas deixe-me dizer que também me da um certo gozo ver o Benfica a não fazer grandes alaridos com os árbitros e deixar de lado aquele espírito de vitimização dos últimos anos. Parece-me um excelente sinal, quer dizer que estamos confiantes de que não precisamos de nos desculpar com os árbitros mesmo que tenhamos razão, como acontece na maior parte dos jogos que não ganhamos este ano, senão em todos. No fim vamos dar a melhor resposta de todas!
Em relação ao post anterior fiquei contente que tivesse falado do Simão. Não sei se o fez por causa do comentário em que lhe pedi para o fazer mas isso também não é importante. Sobre esse assunto estou um pouco dividido. Quanto a mim tudo o que seja acima dos 5milhoes de euros é a mais, porque não vai haver retorno financeiro, nem se espera claro, a vir será para terminar aqui a carreira. Com 30 anos ainda terá mais 3 ao mais alto nível e claro que ninguém duvida da mais-valia em termos desportivos que seria no entanto parece-me mais sentimental esta decisão porque noutras circunstancias o Benfica optaria por um jogador mais jovem, como fez quando ele foi embora. Como benfiquista claro que gosto do Simão e reconheço tudo o que ele fez pelo nosso clube mas acho que o ciclo dele aqui deveria ser dado como terminado quando ele saiu para aquele clubezito. Fiquei um pouco triste por ele ter trocado tudo o que o Benfica e os benfiquistas lhe deram e continuariam a dar por dinheiro. Não é rancor mas acho que desse ponto de vista não podemos comparar um possível regresso como o do Rui Costa.
Portanto, se o Simão voltar devemos ficar contentes porque temos um grande jogador, como aconteceu com o Aimar e Saviola, por exemplo. mas não devemos olhar para ele como o novo Rui Costa, não há comparação possível.

José Francisco Sousa

O Benfica Sou Eu disse...

Caro José Francisco Sousa

Se me tem lido nestes últimos meses, tenho sempre referido que sou contra qualquer menção a árbitros, sem ser de forma muito especial e pontual. Dessas vezes, apenas admito que Presidente ou Rui Costa falem de arbitragens quando estrategicamente assim o definirem ou quando a gravidade das situações assim o exige. Neste caso, existem Instituições onde o Benfica deve falar e não me parece que nenhuma delas seja a comunicação social. Eu defendi e defendo que tendo em conta a gravidade das situações vividas em Braga - que na prática é um vermelho a Cardozo totalmente inventado - o Benfica devia pedir a expulsão de Jorge Sousa, mas tenho a clara noção que é uma situação quase impossivel de suceder. É a minha opinião, apenas isso.

No entanto, detesto que alguém fale de arbitragens e de erros normais que acontecerão sempre em todos os campos e como diz, também eu me congratulo pela "não vitimização" de outros anos.

Em relação ao Simão, coincidentemente falei dele na semana em que tambem me solicitou a minha opinião. Na próxima época poderá estar no nosso plantel, ou talvez não.

Cá estaremos para o apludir se resolver voltar e se a nossa equipa técnica o desejar de volta.

Força Benfica

Unknown disse...

Excelente análise meu consócio! Concordo absolutamente em tudo contigo. Um abraço benfiquista e mantém a pestana bem aberta porque a ladroagem vai incrementar-se.