sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Vamos lá então falar de contas...

Primeiro que tudo falo das contas desportivas. Segundo os mais excitados comentadores/analistas desportivos nacionais a crise do Benfica era tão aguda que com um pouco de sorte marcávamos um golinho lá para o Carnaval, ou início de Primavera...

A verdade é que ganhámos em Minsk, 4 dias depois de jogarmos em Alvalade, depois de termos andado muitos milhares de kms e de sentir as temperaturas frias do leste. Ganhámos e conquistámos os tais doze pontos que nos permitem ser primeiro lugar no grupo da Liga Europa. Sendo assim, temos um jogo mais descansado no dia 17 de Dezembro contra AEK, mas nem por isso, devemos facilitar. Gostava de fazer os 15 pontos, ganhar mais um dinheirinho e a verdade é que é sempre bom ganhar a Gregos, seja lá porque razão for.

Já o Sporting voltou a provar o seu momento de forma estonteante. Ainda bem que o jogo de ontem contra Heerenveen - esse colosso Europeu - foi transmitido em canal aberto para que Portugal possa ver a nova versão da Laranja Mecânica. Os analistas têm razão na análise que fazem ao excelente e rápido trabalho do Carlos Carvalhal. Ontem notou-se o dedo mágico de Carvalhal e esse dedo já teve eco no entusiasmo dos adeptos que ontem foram mais de 12000 nas bancadas de Alvalade. Pena não se poder jogar no Pavilhão Atlântico, pois assim apenas teriam menos 4000 lugares que a lotação total da sala. Mesmo sem esgotar, mas muito perto disso, foi magnífica a reacção de Liedson no final da partida. Que humildade, que espírito de grupo e que amor ao clube, pedindo para sair da equipa e afirmando que não se sente bem a jogar sozinho no ataque. Aliás ainda lembrou que na selecção exactamente com o mesmo esquema e jogando sozinho na frente de ataque das Quinas, sente-se melhor, não pedindo para não jogar, porque tem mais apoio nas alas. Não entendo porque pensa assim Liedson, mas estas palavras são tudo menos desestabilizadoras. Representam um sinal claro de boa gestão de plantel e das suas vedetas, respeito pelos novos métodos de Carvalhal e muito simpáticas para com toda a equipa técnica que pensa na melhor maneira de potenciar as pérolas que tem no plantel. Além disso, "apenas" tinham passado 5 dias desde o extenuante jogo contra o Benfica e a equipa não saindo de Alcochete e sem nenhum tipo de viagem mostrou uma disponibilidade física assombrosa. Neste momento apenas Barcelona pode chegar ao nível exibicional deste Sporting. E eu que não tinha acreditado no Eduardo Barroso e no Rui Oliveira e Costa quando estes disseram que o Sporting estava numa subida vertiginosa e o Benfica a perder o gás... Shame on me.

Ok, agora vamos falar de contas e deixar a ironia de lado porque o assunto é o Benfica. Eu tenho uma formação académica ligada a números e a alguma estatística. Depois optei por áreas profissionais mais criativas e não tão relacionadas com a gestão pura e dura dos balanços, dos passivos ou activos. Dito isto, lembro que quando digo que fui para áreas mais criativas estou a colocar de lado a criatividade das engenharias financeiras que com os mesmos números e com o mesmo valor de dinheiro, conseguem criar - literalmente - vários cenários com essas mesmas engenharias.

Primeiro que tudo vou falar do passado recente. O Benfica está à beira de pagar o Estádio. Desde 2002 que estamos escravos do nosso project finance e do pagamento ao banco dessa importante obra. Alguém no Benfica teve a maravilhosa ideia de dar nomes às bancadas num acervo de criatividade sem paralelo na história recente do nosso clube. Dizem-me que foi o próprio Luís Filipe Vieira e só por isso dever-se-ia utilizar o seu exemplo nas escolas de marketing. Nem sempre dos bancos das universidades vêm as melhores ideias. Muito bem, além do dinheiro das bancadas, estamos também escravos do dinheiro dos bilhetes, pois uma percentagem desse dinheiro vai todos os meses para pagar o estádio. Além disso, temos as rendas dos estabelecimentos que estão no Estádio da Luz. Parte dessas rendas vão para pagar o estádio, como acredito que parte do dinheiro das nossas quotas vá directo para o pagamento dessa dívida de muitos milhões de euros.

Além disto, o Benfica fez um novo centro de estágios, investiu na Benfica TV, investiu nas modalidades, inventou receitas extraordinárias (realmente "extraordinárias") de merchandising, de patrocínios e duplicou o nosso número de associados. Pagou no meio de tudo isto muitas das dívidas que vinham de trás e investiu como nunca na equipa de futebol. Tudo ao mesmo tempo e sem presenças constantes nas champions, sem ganhar títulos - com a excepção de 04/05 - e sem vender jogadores. Miguel, Manuel Fernandes e Simão são valores residuais comparados com os valores de FCPorto por exemplo ou até mesmo dos números de Nani ou Cristiano Ronaldo do nosso vizinho Sporting.

Reestruturámos vários serviços, dinamizámos a marca Benfica com a criação de várias áreas como Benfica Telecom, Benfica Viagens, Benfica Seguros ou a clínica Benfica. Informatizámos e modernizámos toda a estrutura e neste momento começamos a trabalhar numa óptica de marketing que vai muito para lá da "comunicação" desse mesmo Marketing. Quem está familiarizado com a área sabe que nem só de comunicação/publicidade/promoção vive uma empresa orientada para o Marketing e o Benfica tem feito um óptimo trabalho em criar as condições para podermos aumentar as receitas nos próximos 20 anos, que nos permitam aproximar-nos das grandes equipas europeias.

No dia em que se pagar o Estádio, teremos mais receitas que servirão o clube e/ou a SAD porque todo esse dinheiro que hoje é canalizado para o tal papão do project finance ficam disponíveis para o culbe/SAD.

Além do pagamento do estádio, o Benfica conta com mais uma ou outra arma de marketing como o naming desse mesmo estádio e a renovação dos direitos de transmissão dos nossos jogos. O naming do estádio, deverá ser algo que pode ser uma realidade nos próximos 2 a 3 anos. Não tenho dúvidas que uma presença mais assídua na champions ajudarão à concretização desse importante objectivo. O Liverpool pensa por exemplo em resolver o seu problema financeiro vendendo o nome do seu novo estádio por mais de 200 milhões de euros. Se o Benfica vender por metade desse valor, já é um óptimo negócio.

As receitas associadas às vendas de 4 ou 5 jogadores nos próximos anos, com clara realização de mais valias - Di Maria, Luisão, Ramires, Cardozo Javi Garcia, David Luiz, Coentrão, Sidnei - são outra fonte de receita que não tivemos no passado recente.

E por falar nessas vendas, é normal que se associe essas vendas ao fundo de jogadores recentemente criado.

Esse fundo de 40 milhões de Euros deveria ter sido utilizado para abater o Passivo da SAD? Sim, era o que eu pensaria que se deveria fazer, mas alguém pensou no Benfica de maneira diferente. No blog Forum Benfica está tudo muito bem explicado, apesar de haver apreensão e preocupação com a opção de colocar essa receita - cerca de 18 milhões de euros - no item "proveitos diferidos" em vez de colocá-lo no item "mais valias".

Para que se entenda o que referi atrás, onde disse "que o mesmo dinheiro às vezes tem interpretações diferentes" tomemos como exemplo este caso. Colocando os 18 milhões de euros como mais valias, o Benfica teria um resultado liquido positivo de cerca de 11,8 milhões de euros, um passivo no valor de 189,4 milhões e um activo com 189 milhões. Por conseguinte teríamos um capital próprio negativo de 400 mil euros na diferença entre activo menos passivo.

Colocando o dinheiro em proveitos diferidos apresentamos um prejuízo de 6,2 milhões de euros, temos um activo de 189 milhões e um passivo de 207 milhões fazendo uma diferença de 18 milhões de euros que serão os capitais próprios.

Eu não vou aqui discutir se contabilisticamente esta decisão é correcta ou incorrecta, porque realisticamente não tenho a resposta certa para esta opção. O que sei e o que sinto, é que o Benfica deve ter algum cuidado com os empréstimos obrigacionistas sucessivos, pois essa ferramenta deve ser pontual e não sistemática. Já disse e penso que temos condições para resolvermos os nossos maiores problemas financeiros nesta próxima década fruto dum trabalho fantástico que visou preparar o Benfica para estes novos desafios.

Até aqui parece me tudo muito pacífico, mas a verdade é que se começam a ler e a ouvir algumas vozes que lembram o carácter democrático do clube e defendem uma maior transparência na estratégia e nalgumas decisões, como sejam por exemplo a entrada do estádio para a SAD sem que os sócios do clube sejam ouvidos e numa assembleia de accionistas marcada para um dia complicado como é o próximo dia 23 de Dezembro. Eu lá estarei na qualidade de accionista, mas também de sócio com muitos anos.

Ás vezes, penso que a direcção do clube pensa que falar com os sócios, explicar-lhes as coisas é algo "chato", e provavelmente "perigoso" porque o "segredo é a alma do negócio". Mas nós temos que ser informados e às vezes ouvidos, e não apenas para aprovação de contas.

Como dizia Luís Filipe Vieira e bem, o clube é dos sócios. Até aí tudo bem. A SAD é dos accionistas e muitos dos accionistas são do Benfica, mas muitos não são, ao contrário dos sócios, que somos todos benfiquistas. Na minha opinião deve-se tentar aproximar a comunicação entre clube e associados para irmos entendendo o que se passa.

Domingos Soares Oliveira tem aparecido sempre com um ar muito confiante e motivado, apregoando a boa saúde financeira do Benfica, mesmo sem vender ou sem champions. Ontem ficámos a saber que com a criação do fundo, já não é Rui Costa que decidirá vender ou não vender, mas sim as regras definidas pelo próprio fundo, onde o Benfica pode sempre cobrir as propostas dos possíveis compradores. Soubemos isso e soubemos que o Benfica tem 18 milhões de euros para investir na equipa agora em Dezembro e fala-se que dois milhões serão para comprar o jovem central do Rio Ave, Fábio Faria.

Tudo isto parecem-me afirmações fora de tempo, despropositadas e no local errado. Ontem Domingos Soares Oliveira falava perante uma plateia de possíveis investidores na linha do Estoril. Parece-me óbvio que ele tenha que falar do Benfica em termos positivos e motivadores. Agora dizer que o Benfica pode investir 18 milhões de euros em Dezembro, já não é tão natural até porque o mercado de inverno não é um mercado assim tão apetecível. A não ser para aproveitar alguma pérola do outro lado do atlântico, não vejo como será possível ao Benfica investir tanto dinheiro nem vejo qual a utilidade dessas afirmações quando temos um plantel forte.

Ele no entanto sabe melhor que eu as linhas com que se cose e as opções e engenharias financeiras necessárias para levar o Benfica aos objectivos grandes a que todos se propõem na direcção da SAD.

Mesmo que existam 18 milhões de euros para investir que vêm do fundo de jogadores, e numa sociedade que vem dando prejuízos atrás de prejuízos, que não consegue reduzir o passivo como desejávamos e que tem ainda alguns problemas de passado mal resolvidos - Euro Área e o caso Mantorras são apenas alguns exemplos - parece-me de mau tom fazer essa afirmação.

Sei que a fez com a firme certeza que estaria a motivar investidores e a fazer bem para o nosso Benfica. Assim espero, como também espero que nos próximos anos se possa melhorar a comunicação clube-sócios para que todos possamos estar melhor informados sobre o que se passa nas contas e nas opções estratégicas do clube e da sociedade. Neste momento há muitas perguntas sem resposta - como o meu blog vizinho "Geração Benfica" aqui escreve - e nada como ser claro para que possamos seguir o caminho com transparência e com competência.

Força Benfica

4 comentários:

Atlas disse...

Há duas formas de criticar: -constructiva e destructivamente. Considero que a forma como o autor deste artigo se exprime se encaixa na 1ª mas já o Blog mencionado quase no fim deste mesmo artigo, pela forma como critica sem oferecer alternativas crediveis (e atenção que não é a primeira vez que tece críticas severas a quem tanto tem feito por este clube) já não considero que se possa qualificar-se na mesma categoria.
Tenho aquele "feeling" que o autor ou autores de alguns dos artigos que lá aparecem tem/têm "uma pedra qualquer no sapato" para com o LFV isto para não ser mais radical e por em dúvida o seu Benfiquismo. Tudo o que escreveu sobre o que já foi atingido SÃO FACTOS mas talvez por lapso não mencionou um que é tão ou mais importante que os já mencionados - O Benfica estava practicamente falido e HOJE TEM CREDIBILIDADE!!! Será que quem escreve no Blog GB é mais inteligente que estes banqueiros que apostam forte nas iniciativas que esta gerência do Benfica tem tido? Só quem não quer ver é que não compreende que no início alguns dos dirigentes que estes bloguistas tão desesperadamente querem derrubar, tiveram de colocar os euros "where their mouth was" usando uma expressão bem descritiva. Será que eles fariam o mesmo? Tenho a opção de duvidar até me provarem que estou errado. Continue com artigos como este, porque no que ao Benfica dizem respeito têm muito mais valor do que a crítica sem fundamento de outros blogs. VIVA O BENFICA!

O Benfica Sou Eu disse...

Caro Tony

Muito Obrigado pelo comentário.

Começo por lhe dizer que não conheço pessoalmente nenhum outro blogger do Benfica e este meu espaço é completamente independente e nem sequer o comento com pessoas que me são mais próximas. É apenas um espaço de opinião livre e sem nenhum tipo de pressão. Escrevo quando quero e o tempo assim o permite,tendo por norma respeitar todas as opiniões dos meus blogs vizinhos (como carinhosamente trato todos sem excepção).

Coloquei dois links no meu ultimo texto porque sei que são blogs que falaram mais ou menos no mesmo assunto e porque tem comentários que podem ajudar a esclarecer pessoas que querem mais informação sobre este assunto especifico.

Não tenho nada a ver com nenhum desses espaços, concordo e discordo de muitas das opiniões que se publicam por essa blogosgfera, mas tenho um respeito imenso por quem escreve e por quem opina de forma gratuita apenas e só pela paixão ao clube.

É assim que eu vejo e sinto cada um dos blogs que fala diariamente do Benfica. Mesmo com sensibilidades diferentes e com vários tipos de pessoas há algo que é óbvio - O amor e paixão pelo Benfica são inquestionáveis. Cada espaço defende sempre o Benfica à sua maneira e isso é de salutar.

Em relação à credibilidade recuperada, e que muito bem enumera no seu texto, podemos mesmo concluir que é neste momento o nosso maior Activo.

Eu sou dos que apoio esta direcção porque vejo trabalho. Sei que muitas coisas poderiam ter outra dinâmica, outras ideias, mas também sei que o que está a ser feito é algo que não poderemos esquecer nunca.

Apareça sempre e vá comentando o que achar que merece ser comentado.

Força Benfica

Anónimo disse...

amo o benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica benfica

Anónimo disse...

amo o benfica amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo amo