segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Os cães ladram e a caravana passa...

O empate em Setúbal beliscou algum do élan que levávamos, mas não trocaria de lugar com nenhum dos nossos adversários directos. Todos falam do Super Braga e do Super FCPorto esquecendo que o Super Benfica tem ainda tudo para poder conquistar o título e não é esta perca de dois pontos que belisca essa candidatura.

Foi interessante ter lido e ouvido vários comentários sobre todos estes casos dos túneis, dos castigos, "do colo" que leva o Benfica em primeiro, do "escândalo" da antecipação do jogo contra Leiria, etc...

Admiro-me quando o Braga é castigado com os castigos que se conhecem e as pessoas associam essa maquiavélica decisão ao polvo encarnado. Ler e ter que escutar algumas destas coisas tira qualquer pessoa séria do sério... Gosto de ver o Sporting e o FCPorto do lado do Braga como se eles não beneficiassem também com esses castigos. Aliás, o FCPorto está em terceiro lugar e penso que deve querer ir à liga dos Campeões no próximo ano - nem que seja à pré-eliminatória - logo o grande beneficiado com qualquer enfraquecimento do Braga é o FCPorto e não o Benfica.

O Benfica tem posse de bola, remates, golos marcados, equipa e calendário para andar calmo... No próximo dia 13 jogamos contra Belenenses e depois apenas jogaremos no dia 27 em Matosinhos contra Leixões. Fazer 6 pontos nesses próximos jogos e esperar pelos resultados de FCPorto - Braga (20 de Fevereiro) e Sporting - FCPorto (27 de Fevereiro) pode decifrar muito do imbróglio que agora parece estar montado pelos analistas da nossa praça e pelos adeptos mais fervorosos do Brage, Sporting ou FCPorto.

Somos a melhor equipa e todos sabem disso. Entretanto temos que ir lendo que estamos em baixa de forma, que as outras equipas sobem, que há uma mini-crise entre outras alarvidades típicas de quem percebe pouco de bola.

Enfim, os cães ladram e a caravana passa...

Entretanto hoje joga-se um jogo muito importante para o Sporting e apenas importante para o Benfica. O Sporting vem de três derrotas seguidas apenas em competições nacionais. Não sei se algum dos ditos grandes, alguma vez perdeu 4 jogos nacionais seguidos, mas sei que a estatística jogará a favor do Sporting seguramente. O Benfica deverá tentar chegar à final, mas sabemos que pela frente teremos uma equipa que vai morrer em campo para nos ganhar. Já sabíamos disso com ou sem três derrotas seguidas e esses resultados não alteram nada a entrega do Sporting no jogo desta noite.

Um rival que está a 19 pontos do Benfica, que levou 5 do FCPorto na Taça de Portugal, que perdeu com Braga e Académica, que investiu 11,1 milhões de Euros apenas neste defeso sendo a equipa europeia que mais gastou e que tem como razão da sua existência o ódio primário contra o Benfica, só pode ser considerado uma equipa perigosa.

Do outro lado estará o Benfica a tentar aguentar esse ímpeto que 11 jogadores vão dar em campo como se desses 90 minutos dependesse a sua vida. E é verdade. Se o resultado hoje for a vitória do Benfica, a crise destes senhores só volta a ter solução quando visitarem o Estádio da Luz para o campeonato e aí sim aplicarem a vingança de todo o mal que lhes aconteceu nesta época tentando estragar a festa do título encarnado.

Quem estragou a festa encarnada antes de tempo foi o senhor Bettencourt que mandou afirmar "via Brasil" que a policia não autorizava os 30% de bilhetes para os nossos adeptos e que por essa razão "o Benfica andava a desestabilizar o futebol Português" e que nunca teriam acordado tal coisa... Este senhor Bettencourt é candidato único a "rei da gaffe" e por azar foi hoje brindado à chegada ao aeroporto com a noticia oficial da policia responsável pelo jogo, afirmando que "em nenhum momento foi ouvida nessa questão e que nunca afirmaria tal coisa, mesmo que fosse solicitada a sua opinião".

Um derby é um derby e mesmo que o Benfica jogue com a nossa segunda linha, a vitória é importante porque depois da eliminação prematura da Taça de Portugal, a Taça da Liga tem ser prioritária.

As dificuldades serão muitas, mas a nossa esperança é proporcional a essas dificuldades. Hoje no estádio, estaremos os suficientes para que se entenda quem realmente "é o maior de Portugal", como diz a mais recente canção da nossa claque.

Força Benfica

3 comentários:

Trapalhadas disse...

Carrega benfica...gostei muiyo do post..."Os cães ladram e a caravana passa..."
:P

José Francisco Sousa disse...

Ora viva,
antes de mais queria saudar o seu regresso. Confesso que já estava farto de entrar e ver ali o Jorge Nuno.

Agora mais a serio…

Concordo que, de facto, já nos querem impingir uma crise mas também não é menos verdade que já vejo muitos bloggers benfiquistas demasiado pessimistas. Hoje passei o dia a espalhar comentários em blogs para que as pessoas não se esqueçam de quem é a melhor equipa portuguesa da actualidade.

O Benfica para além de estar a frente em pontos está à frente em potencial, isto é, a julgar pelo futebol apresentado pelos 3 candidatos, a tendência será a vantagem pontual aumentar e não diminuir.

Enfim...

Admito que também me divirto com os benfiquistas que hoje dizem que o Cardozo é um marreta e no final do ano, quando ele receber a Bola de Prata, vão dizer que vale 50 Milhões .

Quanto ao jogo de hoje, mesmo que ainda estivéssemos na Taça de Portugal a responsabilidade era a mesma. Mesmo sendo uma competição pouco valorizada, jogar no Benfica significa estar obrigado a ganhar sempre. Obviamente que rodando a equipa, como se espera, perde-se qualidade mas o que interessa é a atitude, a garra e o espírito de equipa. E convenhamos que não é preciso muita qualidade para este Sporting.

Só digo isto porque às vezes ouço alguns benfiquistas dizerem que esta taça não interessa. Tenho a certeza que não pensa assim e sei o que quer dizer quando afirma que com eliminação da Taça, a Taça da Liga tem de ser prioritária.

Um abraço,
José Francisco Sousa
espaco1904.blogspot.com

Jotas disse...

Belo post, mas com toda a sinceridade, a estupidez de algumas pessoas, o ridículo das suas declarações têm sido de tal ordem que eu ignoro, até porque o teor e o modo como fazem tais afirmações, só os descredibilizam.