quarta-feira, 17 de março de 2010

Agora sim, vamos decidir a época

O Benfica joga nos próximos 10 dias o destino nas três competições em que ainda está presente. São apenas 10 dias em que todo o plantel tem que estar a 100%, as motivações em alta e a determinação e ambição de vitória presentes em cada um dos jogadores, técnicos e estrutura directiva.

Começámos nestes dias a ouvir falar em gestão, a ouvir falar em qual é realmente a prioridade e parece que temos que desistir de alguma para poder ganhar outra. A verdade é que isto pode correr bem ou pode correr mal. Não há correr muito bem, bem, mal ou muito mal... Não me façam escolher perder contra o FCPorto, mesmo que a Taça da Liga seja a menor das competições para ganhar ao Marselha ou ao SCBraga. A verdade é que estes jogos não têm mesmo nada a ver uns com ou outros e podem ao mesmo tempo influenciar-se mutuamente.

Dizia-me um sportinguista esta semana que os jogos de Marselha e FCPorto podem "lixar-me a equipa". Este espírito esverdeado pode ter alguma razão, mas o que me "lixa" não é uma equipa, porque contra SCBraga entraremos para ganhar e frescos seja qual for o desfecho dos jogos desta semana. O que "lixa" seguramente é a Liga Europa e a Taça da Liga. Isso sim, "lixa" porque duas derrotas significa perder dois objectivos da época.

Eu acho que estamos perante a semana de todas as decisões e como bom Benfiquista quero ganhar os três, ou ganhar dois e empatar um desde que seja por 2-2 em Marselha. Sei que na cabeça de todos os Benfiquistas não existe outro pensamento que não este. É esta a nossa esperança, é esta a nossa crença e é este o nosso desejo mais íntimo.

Escrevi aqui que um texto que dizia : "O dia em que aprendi a valorizar um empate" aquando do jogo em casa contra FCPorto na época passada. A verdade é que estes três jogos que se seguem não me permitem valorizar empates - a não ser tal 2-2 em Marselha - por vários motivos.

Já aqui escrevi o meu episódio com a segunda mão do jogo contra Marselha. Esta equipa é assumidamente uma equipa que traz rivalidades à nossa memória e não as podemos esquecer. Todos nós queremos muito, muito, muito passar esta competição e sabemos intimamente que será necessário um super Benfica para passar esta eliminatória. Aliás, eu acho que só o melhor Benfica da época pode passar em Marselha e isso diz muito do meu íntimo receio daqueles 90 ou 120 minutos. Ontem ao ver o Inter de Milão entendi o que é isto de fazer "o jogo do ano". Ontem o Inter faz o jogo do ano em casa do Chelsea porque todos os jogadores jogaram nos seus limites físicos, mentais e de atitude fazendo daqueles 90 minutos, os mais importantes do ano.

E isso foi claro para quem viu o jogo. O Benfica precisa disso amanhã em Marselha. O que o Benfica não precisa, de todo, é estar em Marselha a pensar no FCPorto ou a pensar no SCBraga. O Benfica tem de entrar a pensar que em Marselha joga-se o jogo do ano. Não ganhamos nada é certo, mas atingimos um objectivo de prestigio importante. Chegar aos quartos final deste novo modelo de Liga Europa é importante financeiramente e importante para o nosso clube. Fazê-lo em Marselha, contra um rival com História é ainda mais importante. Ganhar em Marselha ou passar a eliminatória com empate no prolongamento ou nos penalties só vai ter um efeito na equipa. Galvanizá-la para o próximo objectivo que é ganhar ao grande rival FCPorto e nem por um momento vão faltar forças depois no sábado, no Algarve.

Ninguém pense que uma derrota em Marselha vai ajudar a ganhar ao FCPorto. Uma derrota em Marselha baixa níveis motivacionais e consequentemente físicos. Uma derrota em Marselha, por mais injusta que seja, vai deixar marcas na equipa para o jogo da Taça da Liga e por isso digo que este jogo em Marselha é muito, muito importante.

Todos sabemos que o golo sofrido no ultimo minuto em Lisboa foi a machadada num resultado que nos abria as portas dos quartos de final. Com 1-0 e marcando fora o Marselha teria que nos marcar três golos e isso era muito difícil. Este conceito de que marcamos sempre fora é interessante, dá moral e devemos repeti-lo muitas vezes para os jogadores acreditarem sempre que tal é possível, mas a verdade é que no futebol não há jogos iguais. A estatistica vale o que vale e há feeling entre a nossa comitiva para fazer uma surpresa em Marselha e é para isso que todos apontamos, mas temos que pensar e saber gerir o grupo e os adeptos para o que pode passar, se algo naturalmente, correr pior. Poderemos não marcar em Marselha e seremos eliminados. O importante não é estar a contar com isso, mas sim saber gerir bem o grupo para a eventualidade de tal poder acontecer.

Estaremos com estádio esgotado no Algarve. Estaremos a jogar contra o rival de sempre e quando as riscas azuis e brancas entrarem na frente dos nossos jogadores eu quero que alguém me diga se considera a Taça da Liga importante ou menos importante... O que importa é ganhar ao FCPorto. Hoje e sempre, ganhar ao FCPorto deverá ser o objectivo fundamental. Portanto não penso que seja sequer positivo estarmos a fazer os nossos adeptos pensar muito e fazê-los decidir uma coisa que é contra natura. Não vou eleger nenhuma vitória especifica porque quero ganhar todos e depois veremos se conseguimos essa proeza quase impossível.

Uma coisa sabemos. Não esgotámos a Luz no jogo contra Marselha, mas esgotámos os 12000 bilhetes exclusivos Red Pass para o jogo do Algarve contra FCPorto num dia apenas e ontem pelas 2030h foi anunciado que o jogo contra SCBraga está esgotado. 11 dias antes do jogo, 264 horas antes do apito para esse importantíssimo momento, o estádio está esgotado e estaremos cerca de 65000 pessoas a apoiar o Benfica.

Este número é impressionante e revela um pouco do que desejo para o Benfica de futuro. Aliás eu e todos os Benfiquistas. Temos que mudar a nossa comunicação nos próximos anos e focá-la no Estádio. Já disse aqui e repito que o objectivo dos 300 000 sócios é altamente ambicioso, mas possível... Estamos a caminhar para um clube muito focado nos sócios, com descontos para sócios, com vantagens para sócios, com campanhas exclusivas para sócios e com estes resultados e com esta estabilidade vamos chegar aos 250 000 seguramente e depois veremos o que conseguimos depois disso.

Uma coisa é certa. Precisamos de começar a fazer com que 25% dos 210 000 sócios venha TODAS as semanas ao estádio. Ter um quarto dos actuais sócios do Benfica a ir ao Estádio cada vez que o Benfica aí joga, significa ter 52500 espectadores todas as semanas. Se passarmos para 250 000 sócios e mantivermos os tais 25% de sócios a ir ao Estádio, teremos 62500 espectadores todas as semanas que aí jogamos.

Esse tem de ser o objectivo deste década. Criar mais receitas com aquilo que melhor temos e aquilo que faz todos os meses 210 000 pessoas pagar uma quota - a paixão pelo futebol e pelo Benfica.

Nós amamos o Benfica e para mim não ir ao Estádio cada vez que jogamos em casa, é um martírio, um sacrifício. Como será um sacrifício, não estar em Marselha porque profisissionalmente é mesmo, mesmo impossível. Esta noticia de Estádio esgotado para ver o SCBraga 11 dias antes é o acontecimento da semana e pode marcar como disse antes, muito do que queremos para o Benfica de futuro.

E o Benfica - SCBraga ainda pertence mesmo ao futuro. O presente é o jogo contra Marselha e é esse que vamos querer ganhar com todas as forças. Sei o quão difícil será ganhar e até há quem defenda - claro que pessoas de outras cores - que pode ser o descalabro encarnado que tantos sonharam cada dia deste ultimo ano. Deixem-nos sonhar alto... Nós sonhamos baixinho com uma grande noite europeia que nos devolva aquela mística das grandes quartas feiras da nossa História. E se queremos grandes quartas feiras europeias, nada como começar já amanhã, numa quinta feira que se quer histórica para treinarmos já para as quartas feiras europeias do próximo ano, na champions.

E por favor, deixem-se de prioridades. Nesta fase, a palavra prioridade é a primeira desculpa para um mau resultado. Estamos onde sempre quisemos estar... Em Março de 2010, a lutar por três competições em 10 dias. Pois então, vamos priorizar hoje a primeira batalha de três. Depois a segunda e depois a terceira. Só assim podemos ganhá-las todas e é apenas nisso que penso...

Força Benfica. Força e Sorte...

Força Benfica

2 comentários:

Alforreca disse...

Que texto fantástico!

Jotas disse...

Começo como acabei o meu post:
"independentemente dos resultados, porque por mais frustante que possa ser morrer na praia e não alcançar o mais importante que são os títulos, há uma coisa que já ninguém me pode tirar, é o orgulho de ser Benfica, de me rever no comportamento desta equipa e dos grandes momentos de prazer em ver futebol de grande qualidade que esta equipa me proporcionou e por isso lhes digo, MUITO OBRIGADO, EU ACREDITO EM VOCÊS E VOCÊS MERECEM!"