sexta-feira, 19 de março de 2010

Lobos Feridos...

Ao contrário do jogo contra Marselha de 1990, tenho muito boas memórias de Liverpool. Tal como o jogo da "mão de Vata", estava fora de Portugal aquando do jogo da primeira mão em Fevereiro de 2006. Sei que vi esse jogo num computador manhoso numa sala ao lado da recepção do Hotel em Recife, no Brasil. Estava aí em trabalho e quando o Luisão marcou o golo gritei, gritei, gritei e gritei. Decidi ir a Liverpool nesse dia e fui com a esperança em alta mas com a consciência que estávamos perante o Campeão Europeu.

O ambiente no Estádio é realmente impressionante mas nada que nos impressione a nós...

Lembro desse dia o golo do Simão, que o meu telefone passou toda a bancada com as imagens desse golo em tempo real - tecnologias made in Vodafone - e o fair-play com que os adeptos do Liverpool encararam essa derrota caseira.

Agora, não sei se tudo será diferente ou se a História se volta a repetir, como contra Marselha. Como sabem gosto de ler e citar alguns dos blogs meus vizinhos. O blog Vedeta da Bola tem um gráfico aqui que mostra que o Benfica e Liverpool já se defrontaram 8 vezes. O Benfica perdeu as primeiras 5 e ganhou as restantes 3. Não houve nenhum empate em nenhum jogo e seguindo a lógica irracional, o Benfica ganhará os próximos jogos.

Sei que todos nós estamos a encarar esta eliminatória com apreensão, algum receio e também muito confiança. Temos sempre confiança e espero que desta vez, ao contrário do jogo contra Marselha, o estádio possa encher com 65000 nas bancadas. O cartaz é de Champions League, o moral das nossas tropas estará em alta - a não ser que algo se passe no domingo no Algarve e depois na Luz contra Braga - e espero que o Benfica baixe um pouco o preço dos bilhetes de sócios. Se não quiser baixar, pelo menos que não os subam pois eu penso que a razão pela qual o Benfica tem o estádio esgotado contra Braga e não o esgotámos contra Marselha tem a ver com a diferença de preços praticados entre campeonato e Liga Europa, bem como o facto dos Red Pass serem obrigados a pagar bilhete à parte.

Devemos dar um exemplo à Europa e engalanar-nos para este jogo. Jogamos primeiro em casa e na minha opinião o 1-0 chegará. Vamos fazer por isso em campo e nas bancadas, para começarmos a preparar aquilo que queremos que seja a Champions League do próximo ano.

No entanto, não podemos queixar-nos do sorteio e lamentar-nos da falta de sorte. Sim é verdade que temos 4 equipas "do outro lado" que são todas mais acessíveis que Liverpool, mas neste momento, o sorteio ditou Liverpool e temos que encarar os jogos com confiança. Podemos perder mas eles também podem perder estes jogos. Eles também preferiam apanhar o Standard de Liège que o Benfica e por isso temos de acreditar, não chorar o cansaço e apoiar a equipa aqui e em Liverpool. Só isso. Nós não temos nenhuma pressão. Eles têm mais orçamento, pertencem a outro campeonato, eles sim estão a fazer uma época péssima e só se podem agarrar a este troféu, enquanto o Benfica está na luta pelo título e vai ganhá-lo. Falaremos a seu tempo deste jogo, mas neste momento vamos acreditar e deixar o Liverpoool descansadinho até dia 28 de Março.

Antes desse dia 28, teremos que jogar contra FCPorto e SCBraga. Como já disse antes, não quero perder a Taça da Liga para o FCPorto, mesmo que não seja uma prioridade. A verdade é que é a próxima prioridade e a provar que é a prioridade foi a decisão da equipa vir de Marselha na sexta feira directamente para Faro, preparando esse jogo já no sul do País. Será uma prioridade e conto que este Benfica lute com tudo pela vitória.

A propósito deste jogo, Di Maria foi menino ao ter dito que o "FCPorto está ferido". Ele é menino, mas desta vez foi muito menino porque nas vésperas destes jogos quanto menos se falar sobre o adversário melhor e se o adversário é o manhoso do FCPorto então devem-se medir cada uma das sílabas. Quando ele falou em ferido, pensei que essa frase encaixava em ambos os nossos próximos adversários da Taça da Liga e da Liga Europa e é contra esse factor importante que vamos ter que ir buscar forças para eliminar estas duas fortes equipas.

Eles do FCPorto estão em blackout, mas sei que vêm com todas as forças para ganhar o jogo. Sei que vão entrar e sair a jogar o que lhes pode dar um pequeno moral para o que resta da época. Sei que estão aí uma vez mais a falar sobre o número de títulos e que este jogo pode fazer com que FCPorto iguale o número de títulos do Benfica. Eu não quero saber nada disso, nem quem tem mais ou menos títulos - há versões contraditórias neste tópico - porque só penso em ganhar. Este hábito de ganhar começa a criar vícios e alguma vez vamos ter de quebrar nesta senda de vitórias mas que não quebremos pelo menos até dia 11 de Abril, quando recebermos o Sporting e tudo estará decidido.

É importante que o Benfica acredite, que não facilite nem um milímetro a esta equipa do FCPorto e que em vez dum lobo ferido, contemos todos com um lobo raivoso que tudo, tudo, tudo vai fazer para ganhar, para lesionar, para castigar...

Fico contente de saber que toda a equipa está no Algarve e que Jesus vai dar minutos a outros jogadores, mas não vai transformar a equipa. Irá adaptar o que terá de adaptar mas não me parece que seja assim tão complicado recuperar os 11 titulares de Marselha para este jogo. A motivação está em alta e a confiança tem de estar em níveis máximos também, por isso não vamos facilitar, por favor. Não nos podemos esquecer que estamos a disputar a Taça com o nosso maior rival e uma estucada final neste mesmo rival seria muito importante. Seria e será... Temos que ganhar e acreditar que este ano o melhor ainda está para vir. É muito importante começar a ganhar títulos com esta equipa e o timing é este. Precisamos de ganhar e marcar a diferença em termos de estatuto e de futebol praticado entre nós e o FCPorto. Não podem adormecer à sombra da bananeira e espero que lutem até á ultima força, sem pensar em SCBraga ou em Liverpool. Por favor...

Nós na bancada acreditaremos sempre e agora que virámos pela primeira vez um resultado esta época, não nos podemos assustar caso isso aconteça outra vez no Algarve. O jogo acabará nos penaltis, se assim tiver que ser, ou no tempo regulamentar e até ao ultimo minuto vamos lutar com tudo.

Estes senhores de azul e branco são do pior que existe neste futebol e é com este espírito de rivalidade que temos de entrar em campo. Comam a relva e não esqueçam que tudo de bom que fizeram até agora, não valerá de nada se não conquistamos títulos.

Descansem até domingo e no dia 21 acordem com o tal espírito de conquista que vai ser determinante e factor chave de sucesso, usando linguagem própria da gestão. É só isso que precisamos porque o futebol que temos é claramente superior ao desses senhores azuis e brancos.

Para terminar deixo a frase que sintetiza bem esta ideia que aqui tentei reforçar. Segundo Rui Costa "não há adversários nem acessíveis nem impossíveis". É exactamente isso que penso. O que Rui Costa quis dizer à saída do aeroporto de Faro e foi que nem o FCPorto é assim tão acessível, nem o Liverpool assim tão impossível. Mesmo feridos, estes lobos são complicados de ultrapassar. Complicados, mas possíveis...

Força Benfica

PS - E por falar em lobos, espero que a nossa selecção de rugby ganhe à Roménia esta tarde e ultrapasse este importante adversário na luta pela presença no playoff de acesso ao Mundial. Boa Sorte.

3 comentários:

Anónimo disse...

que choraminguice insuportável!!!
que isto. e desejo aquilo, e não fazer isto, e não dizer aquilo...
foda se!!!!
nunca mais este benfica é nada com adeptos destes....
É GANHAR CONTRA QUEM FOR E MAIS NADA! E ELES ESTÃO FERIDOS? MELHOR! MAIS UM PONTAPÉ NA FERIDA!
PÁRA DE SER LAMECHAS!
O BENFICA PRECISA DE HOMENS COMO EM MARSELHA E NÃO DE CHORAMINGAS

Trapalhadas disse...

Nesta fase e e como tar num bar a noite ja com os copos...o k vier morre...para mim calhou a fava ao liverpool e nao a fava ao benfica....looooool. a pior ekipa vai ser nas meias...velencia:(

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

BOA ANÁLISE.

O BENFICA FOI DE FACTO MELHOR EM TODOS OS ASPECTOS E FASES DO JOGO.

ESTA FOI A 1ª DE MUITAS CONQUISTAS QUE SE ESPERA DA ERA DE JESUS.

SÁBADO TODO O APOIO É POUCO PARA A GRANDEZA DO BENFICA. TODOS À LUZ!!!

SAUDAÇÕES GLORIOSAS.
http://magalhaes-sad-slb.blogs.sapo.pt/