sábado, 27 de março de 2010

O Jogo do Título.

Esta semana foi pródiga em muitos acontecimentos, mas preferi manter o silêncio e focar no que apenas interessa neste momento. Estamos a poucas horas do Jogo do Título, e fico contente quando vejo parte dos Benfiquistas a tratar este jogo com o respeito que merece e assusto-me com a parte dos Benfiquistas que pensa que vai jogar contra os Pescadores da Caparica...

Isto basicamente para dizer que os 65000 que vão encher as bancadas daqui a pouco acreditam no Benfica. Como eu acredito. Vão estar lá a apoiar incondicionalmente e vão emocionar-se caso a nossa equipa consiga ganhar este jogo, pois isto significará um importante e decisivo grande passo para o título que nos foge há 4 temporadas. É nisso que eu acredito. Como também acredito que nada na vida se consegue de forma fácil. Aliás as coisas fáceis, normalmente vêm envenenadas.

E esta última frase vem de encontro a alguns comentários de Benfiquistas que pensam que as coisas na vida se ganham de forma fácil, quase sem trabalhar para elas...

No último domingo no Estádio do Algarve na bancada central oposta ao banco dos suplentes começaram-se a ouvir Olés a meio da primeira parte quando alguns jogadores do Benfica trocavam a bola. Olés quando está 1-0 contra o FCPorto e quando o Benfica estava ainda a tentar segurar o resultado e estabilizar o seu jogo não é apoiar o Benfica. Quem vai muito ao futebol e viaja para todo o lado atrás do Benfica, entende quando algumas destas coisas acontecem. Elas acontecem porque os nossos adeptos são apaixonados e não pensam que estão a prejudicar a equipa. Aliás as pessoas são livres de gritar Olés quando quiserem mas o importantes nos Olés são os timings desses mesmos Olés. Os timings dos Olés podem ser justificados ou absolutamente desnecessários.

Nesse momento no Estádio do Algarve pareceram-me desnecessários apesar desses Benfiquistas não serem de segunda e eu de primeira. Ambos temos paixão sincera pelo nosso clube, mas eu sou muito mais comedido até realmente termos a vitória do nosso lado. Basicamente não gosto cantar de galo antes de tempo, nem no Benfica, nem em nada na vida. Andar na vida com atitude low profile faz com que aprendamos a celebrar apenas o que ganhamos e não aquilo que nos querem fazer acreditar que vamos ganhar.

Tudo isto para dizer que tenho medo dos Olés, em sentido figurativo, que tenho visto nas ruas, nos cafés, nalguns opinion makers e até mesmo em pessoas com responsabilidades no Benfica, durante esta semana. Não há Olés antes de tempo meus caros amigos. Estamos a horas dum importantíssimo jogo contra a única equipa que nos ganhou este ano, contra um treinador que nos ganhou em casa por duas vezes, nas últimas duas épocas, contra uma estrutura que tem algum sistema a seu favor e vejo pessoas a cantarem Olés durante toda a semana, ainda antes de se iniciar a partida...

Eu entendo as euforias, eu entendo o excesso de confiança, eu entendo que a nossa equipa dá-nos garantias, mas futebol é um jogo... E é por isso que nós estamos e estaremos apaixonados por este jogo e pelo nosso clube. Não há vencedores antecipados. Não há vencedores antecipados em nenhum jogo e sei que os nossos jogadores e técnicos são imunes aos Olés inconscientes de alguns adeptos mais fervorosos.

Não os levo a mal. Claro que não... Mas sei que na vida, primeiro trabalha-se e depois ganha-se... Não se ganha antecipadamente nem são as camisolas ou os nomes dos jogadores que ganham jogos.

Os nossos jogadores vão ganhar hoje porque são melhores, porque jogam melhor, porque desejam mais a vitória que os seus adversários e porque não vão defraudar os 65000 que hoje pela primeira vez este ano podem esgotar o nosso estádio. Vamos ganhar, vamos ganhar e vamos ganhar!

Mas gosto de ganhar durante o jogo e esta semana vi e li tanta, tanta, tanta confiança que me assustou um pouco. Mas também quem sou eu para julgar as opiniões e excessos de confiança dos nossos adeptos? Aliás, muitos deles nem estarão no Estádio e celebrarão os golos e os Olés em frente ao seu televisor sem afectarem o normal funcionamento das jogadas de ataque do Benfica.

Todos queremos ganhar e vamos ganhar. Uns são mais medricas, como eu, e outros são mais confiantes, como os que gritam Olés antes do jogo se iniciar.

O Importante é gritar e celebrar no fim. Aliás espero mesmo que todos possamos gritar Olés no timing certo esta noite. Olé...

Força Benfica

Sem comentários: