segunda-feira, 1 de março de 2010

Que começe o espectáculo... Agora!

Estamos no primeiro dia de Março e onde me encontro é feriado nacional. Desde pequeno que oiço dizer que os campeonatos ganham-se a partir de Março e as equipas são programadas para chegarem fortes a esta data, onde se começam a definir os principais candidatos ao título, as boas (ou más) carreiras na Europa e a conquista ou não das Taças nacionais.

Neste ano tudo isto faz ainda mais sentido. Por isso digo no título que começe o espectáculo, porque agora é mesmo a sério.

Todo um ano se resolverá nos próximos 70 dias ou na melhor das hipóteses nos próximos 73, caso cheguemos à final da Liga Europa.

Agora o Benfica tem que ser mais "tudo" para atingir os objectivos e não os atingir, será como um grande balde de água fria, mas do tamanho do Estádio da Luz.

Há que focar no grande objectivo da época, o campeonato. Faltam nove jogos. Todos estes jogos serão finais. Sei que é um cliché mas é a pura das verdades. Os nove pontos que levamos sobre FCPorto chegariam para pensarmos que o título está entregue. Aliás, o próprio FCPorto pensaria que os 43 pontos que tem à 21ª jornada seriam suficientes para lutar pelo título, pois o ano passado à mesma jornada tinha apenas mais dois (45 pontos) e isso foi suficiente para ser campeão. O problema é que este ano apanhou um super Benfica e um super SCBraga, apesar de lhes custar muito, muito, muito admiti-lo e isso diz muito duma massa adepta azul, dos comentadores azuis e dum tipo de jornalismo associado à equipa azul. Aliás com esta atitude de menosprezar as exibições do Benfica e os resultados efectivos da nossa equipa (tanto em vitórias, como em golos, como em posse de bola, como em remates, como em qualidade geral do jogo ou qualidade geral dos nossos jogadores) estas pessoas justificam-nos o facto de ter tido Pinto da Costa como presidente anos e anos sem que sequer tenham questionado nada de nada do que se falava (e agora ouve no YouTube) sobre esta figura, sobre a possível corrupção ou sobre como este clube se posicionou no futebol nacional.

A figura de António Tavares Teles na escuta que está no YouTube personifica um tipo de gentalha - onde todos os comentadores e analistas azuis sem expecção se incluem - que anda à volta deste FCPorto e que agora vai ter de começar a entender uma nova ordem no nosso futebol. E esta nova ordem não está directamente ligada ao sucesso do Benfica, até porque a verdade é que a qualidade indiscutível do nosso futebol apenas produziu um ponto mais que SCBraga, estes sim a grande revelação deste campeonato. A nova ordem terá que estar associada ao hábito de perder e ganhar como qualquer equipa e conviver com isso de forma natural.

Ao Benfica ainda falta jogar contra Nacional, SCBraga, Sporting e FCPorto, só para referir os jogos onde podemos realmente perder pontos. O SCBraga tem de ir ao Estádio da Luz e no ultimo jogo à Madeira jogar contra Nacional, para referir apenas os jogos mais difíceis. Neste momento assumir que Benfica e SCBraga não perderão mais 9 pontos/8 pontos que FCPorto é ser realista, mesmo sabendo que no futebol tudo é possivel. Sendo assim vamos ter que olhar apenas e só para a equipa do SCBraga e por isso penso que o resultado de ontem em Alvalade vai meter muita pressão nesta equipa de Braga.

De um momento para o outro, todo o anti-benfiquismo está junto no apoio incondicional ao SCBraga e isso pode ser perigoso para o próprio SCBraga. Agora todos vão torcer pelo Braga, vão querer que o SCBraga seja benefeciado, vão aceitar que "era bonito o Braga ser campeão", vão exorcisar todas os seus desgostos do ano no apoio a este "Super Braga", vão obviamente minimizar qualquer feito que o Benfica consiga fazer até dia 9 de Maio e espero que as próprias equipas não facilitem nos jogos contra SCBraga numa espécie de David que merece ser apoiado contra o grande monstro Golias de nome Benfica.

O Benfica tem de responder a tudo isto com a qualidade de jogo que nos habituou e fazer do encontro em casa contra SCBraga no dia 28 de Março o jogo do ano. Este é o nosso jogo do ano e ganhando este jogo, tudo fica mais fácil. Todos deveremos começar a olhar para essa data como a data decisiva neste campeonato e o Inferno da Luz terá de se vestir a rigor no apoio á nossa equipa contra o maior rival desta Liga.

A juntar a tudo isto temos a sobrecarga de jogos. Ao SCBraga faltam 9 joguinhos e ao Benfica no mínimo faltam 12 "jogões" que podem ser 14 se passarmos contra Marselha os oitavos de final da Liga Europa.

Por isso digo e repito "let the show begins... now!"

Agora temos de ser apenas um, como dizia o nosso presidente neste final de semana. O nosso 106º aniversário deu-nos algumas prendas, como a nossa vitória robusta, sólida e irónica para quem dizia que o Benfica andava cansado e colocou um dos nossos maiores rivais a 9 pontos.

A partir de agora temos novo rival oficial e é contra esse novo rival que vamos decidir o campeonato.

A sobrecarga de jogos assusta-me e será legitimo pensar se deveríamos abdicar da Liga Europa em prol do campeonato. Nenhum adepto consciente o assume, nem sequer o pensa. O sonho é claro e simples - ganhar Taça da Liga contra FCPorto, ganhar o campeonato e se posivel ir à final da Liga Europa em Hamburgo. Sonhar com isso é assumir que em 73 dias o Benfica joga 17 jogos e todos eles em alta pressão.

A juntar a esse apoio popular e massivo de todo o anti-benfiquismo, o Benfica tem um calendário demolidor:

- Paços de Ferreira em casa a 07/03, Marselha em casa a 11/03, Nacional fora a 14/03, Marselha fora a 18/03 e final da Taça da Liga contra FCPorto a 21/03. Isto significa que de 7 de Março a 21 de Março tem 5 jogos importantíssimos.

Depois desta série onde se podem perder duas taças ou ganhar uma, o Benfica descansa uma semana começando novo ciclo a 28 de Março. Se passarmos o Marselha o Benfica joga com :

- SCBraga em 28/03, primeira mão dos quartos final da Liga Europa 01/04, Naval fora a 04/04, segunda mão dos quartos final da Liga Europa a 08/04 e Sporting a 11/04. Mais uma série de 5 jogos entre 28 de Março e 11 de Abril.

Depois terminamos com 4 jogos entre 18 de Abril e 9 de Maio:

- Académica fora a 18/04, Olhanense em casa a 25/04, FCPorto fora a 02/05 e Rio Ave em casa a 09/05.

Caso o Benfica consiga ir às meias finais da Liga Europa neste ciclo incluiremos mais dois jogos a 22/04, a 29/04 e se formos à final em Hamburgo mais um jogo a 09/05, mas aí já não conta para sobrecarga nenhuma...

Na minha opinião o Benfica deve fazer tudo para passar contra Marselha, mas manda o bom senso termos a humildade suficiente para assumir que jogar na Europa e no campeonato ao mesmo tempo acarreta muitos riscos. Se o segundo classificado fosse FCPorto a 9 pontos eu diria que neste momento poderíamos gerir bem esta distância e apostar também forte na Liga Europa. Sendo o adversário o SCBraga que está a um ponto do Benfica e com este calendário e sobrecarga de jogos favorável ao nosso maior adversário da Liga, é importante não perdermos as prioridades. O campeonato é a prioridade e a não ser que SCBraga comece a perder pontos, que eu não acredito, o Benfica deve deixar passar a Liga Europa ao largo e focar naquilo que é importante em termos estratégicos. Ser campeão e entrar directo na Liga dos Campeões do próximo ano.

Até custa escrever que se deve menosprezar ou minimizar a Liga Europa mas não há outra hipótese. Estes jogos contra Marselha até não vêem em má altura apesar da deslocação sempre muito difícil ao Nacional ser no meio destes encontros, mas a partir daí será mesmo a doer e só Jesus e a sua equipa técnica sabem com que linhas "físicas" se coser para conciliar estes importantes objectivos.

Estamos onde queríamos estar no dia 1 de Março de 2010. Estamos em três frentes e estamos fortes como mostram todas as estatísticas do campeonato e Liga Europa. Estamos a construir um novo Benfica mais ambicioso, mais perto dos sócios, com mais gente no Estádio e a preparar esta década como deve ser preparada. Estamos conscientes que podemos perder Di Maria, David Luiz e Cardozo, mas só o devemos fazer pelas cláusulas de rescisão ou algo pouco abaixo... Fazer 90/95 milhões de Euros com estes três jogadores é possivel em Julho de 2010, em Dezembro de 2010 ou em Julho de 2011. Agora é importante que a nossa direccção entenda que as prioridades não podem deixar de ser as desportivas e nesse capítulo a champions league do próximo ano - ou com entrada directa ou jogando a pré-eliminatória - é fundamental para valorizar jogadores, para mostrar à Europa a face deste novo Benfica ressuscitado e definir claramente que nos próximos 10 anos ganharemos muito mais que nos últimos 10.

Para que isso aconteça temos que pelo menos ganhar dois títulos este ano, tendo em conta que o ano passado apenas ganhámos a Taça da Liga.

A chave do nosso sucesso é a estabilidade exibicional, com alteração de jogadores. Se o Benfica consegue deixar fora Aimar e Javi Garcia e exibir-se a este nível, como o fizemos em Matosinhos, então temos todas as hipóteses de pelo menos ganhar o campeonato e é para isso que todos devemos apontar. Tudo o que for acima disso é ganho.

Sendo assim, que começe o espectáculo porque os ensaios acabaram. Agora é a doer...

Força Benfica

2 comentários:

Jotas disse...

Fantástico este post, interessante e que foco aspectos essenciais, alguns dos quais com que é preciso ter algumas reservas e cuidados.

19180 disse...

Calma presidente.