quinta-feira, 1 de abril de 2010

O primeiro jogo da Champions

Quando era mais pequeno, penso que o meu primeiro jogo "a cores" foi com o Liverpool. Lembro-me que era pequeno ainda e o meu pai levou-me a ver o jogo no "Clube" da vila, porque não tínhamos televisão a cores em casa. Não estou certo se foi o Liverpool - Real Madrid de Maio de 81, ou outra transmissão nessa altura, mas sei que jogava o Liverpool. Depois contra a Roma em 84, já me lembro perfeitamente de ver esse jogo e de ver o tal poderio do Liverpool nesses anos seguintes.

Mais tarde, já em idade adolescente acompanhámos as grandes noites Europeias do Benfica sejam elas nas finais, nas meias finais ou nos quartos de final dessas competições. Ainda me lembro que antes desses grandes jogos, a escola era apenas o local onde nós falávamos dos sonhos de ganhar este ou aquele jogo. Tinha uma amiga minha, ainda hoje minha melhor amiga, que era uma craque a falar de futebol e dava luta a todos os portistas e sportinguistas que se aproximassem das conversas. Com ela e com muitos outros amigos, sonhámos muitas noites com a glória Europeia da nossa equipa como se disso dependesse a nossa afirmação como clube. Sempre assim foi... Por mais que os campeonatos sejam importantes a nossa génese, esteve sempre virada para a nossa afirmação na Europa.

Ainda hoje me recordo desses tempos com saudade. Não havia preocupações, a escola não era difícil, o Benfica ganhava e nós passávamos os 3 dias até à quarta feira Europeia nervosos com o momento em que se iniciava o jogo. Muitas das vezes, os jogos nem eram televisionados - especialmente aqueles de inicio de caminhada Europeia - e ouvia religiosamente o relato no quarto dos meus pais, onde tenho as minhas primeiras memórias de noites de glória, num rádio castanho onde pelas primeiras vezes sonhei com o Estádio da Luz, mesmo muito antes de algum dia aí ver um jogo a sério. Depois já ouvi os relatos no meu quarto num rádio cinzento e tantas vezes falei com o rádio a pedir um golo do Benfica no último minuto.

Voltando a essa minha amiga, sempre admirei a sua maneira de defender o Benfica. Lembro o seu optimismo e a sua maneira de falar comigo de algumas fraquezas Benfiquistas , quase em segredo e contra os outros apenas reforçar os pontos fortes, mesmo quando perdíamos. Aliás, ainda hoje admiro as mulheres que entendem e discutem futebol. Penso que o fazem de forma mais calma, mais serena e muitas vezes mais assertiva. Vêm coisas que nós não vemos e sentem a paixão do clube da mesma maneira, especialmente nobre na horas das derrotas.

Mais recentemente e como homenagem a esses tempos dos anos 80, decidi acompanhar a nossa equipa a Anfield Road e essa é, ainda hoje, a nossa noite Europeia mais importante da última década, apesar de eu colocar a exibição e resultado contra Marselha há umas semanas no Top ex aequo com esse jogo em Liverpool.

A verdade é que eu não tenho equipas estrangeiras. Sou do Benfica e gosto do Benfica. Tudo o resto para mim é igual e posso simpatizar um ano com este ou outro ano com aquele, mas não tenho preferências militantes. No entanto, sempre admirei o clube de Liverpool.

Pelos "Beatles" - magnifica a mentira de "A Bola" a dizer que o Paul McCartney vai hoje tocar no intervalo o "Yesterday" e o "Let it Be" - pela equipa, pela cor do equipamento e até pelos adeptos, que entre alguns hooligans, ainda hoje popularizam o "you will never walk alone" como um dos maiores hinos de comunhão entre clube e adeptos.

A verdade é que em oito partidas que jogámos contra Liverpool, eles ganharam as primeiras cinco e nós ganhámos as últimas três. Já disse e repito que se o Benfica manter a lógica empataremos o score com duas vitórias nestes jogos, mas para que isso aconteça temos que jogar mais uma vez ao melhor nível que jogámos este ano.

Todos nós acreditamos que o Benfica pode passar esta eliminatória. Eu acredito sempre que podemos ganhar a todas as equipas e se do outro lado estivesse o Barcelona, estaria com o mesmo sentimento a subir as escadas para o terceiro anel. Vamos ter que nos habituar a estes grandes jogos Europeus, porque o nosso objectivo é marcar esta década com muitas presenças na Champions. E aí nada como treinar com os melhores. O Jesus disse que isto era uma final antecipada. Aliás ele não disse bem isso porque o "português" fugiu-lhe, mas quis passar essa ideia e foi com essa ideia que as páginas dos nossos jornais abrem esta manhã. Essas afirmações valem o que valem e todos sabemos que em Futebol não é nos quartos de final que se decide uma prova Europeia mas eu entendo o conceito. Podia ser o jogo da Final e poderia ser claramente um grande jogo de Champions. E isso é indesmentível.

Somos as equipas com mais História nesta nova Liga Europa e ambos queremos ganhá-la. Eu sinto que o Benfica pode realmente fazer História nesta época, passar o Liverpool e independentemente do que se passar na meia final era realmente a cereja no topo do bolo que é esta grande época do Benfica.

A verdade é que estamos tão entusiasmados como nos anos 80, enchemos o Estádio como há muito não se via e isso representa maior entusiasmo, maior ambiente e maior receita, apesar do senhor Guilherme Aguiar ter dito que as bilheteiras são peanuts para os clubes... Eu nem acredito como esta gente, fala todas as semanas nas televisões, mas enfim... Ele devia estar a pensar no União de Leiria que deve ter uma média de 3000 pessoas por jogo, porque tem o Benfica, o Sporting e FCPorto a animar-lhes as bilheteiras, porque se não fossem esses grandes a média seria de 500 pessoas, ou está a pensar no Real Madrid e nos grandes clubes Europeus que apesar de estarem sempre cheios, ganham mais dinheiro com a televisão do que com a bilheteiras.

No Benfica isso ainda não é assim e o clube necessita MUITO das bilheteiras em todos os jogos, especialmente nas competições Europeias onde a receita é separada dos Red Pass. Enfim, mais uma pérola do senhor Guilherme Aguiar.

Por falar em pérolas, o Liverpool tem algumas que todo o mundo admira e aplaude. Os mais conhecidos são Torres e Gerard, mas o Benfica sempre se bateu de igual em todos os jogos e nesse tal ano de Koeman ganhámos a Manchester e a Liverpool com Beto e outros em equipas muito inferiores. E essa sempre foi a razão de ser do Benfica Europeu. O Benfica é um grande da Europa porque sempre se agigantou perante os verdadeiros grandes da Europa. Só de pensar que o orçamento do Marselha é muito, muito superior ao do Benfica e isso não se sentiu em campo, ficamos elucidados.

Hoje os orçamentos e receitas do Benfica e do Liverpool ficam a milhas de distância mas todos nós acreditamos que vamos ganhar porque temos equipa, temos futebol e temos uns adeptos que agora voltam a acreditar que tudo é possível, contra qualquer adversário.

Não sabemos se este adversário representará mais um obstáculo na caminhada para a final ou se ficaremos por aqui. Uma coisa sabemos. A equipa lutará até ao ultimo minuto do segundo jogo e nós acreditaremos até ao fim.

Hoje desejo sair do Estádio da Luz com o resultado de 1-0 porque sei que esse continua a ser o nosso melhor resultado em casa nas competições europeias, seja contra quem for. Ao contrário de muitos, hoje não quero exibição de gala, nem banho de bola... Hoje quero ganhar. Já tivemos muitos e belos jogos esta época e agora penso que nas 8 partidas que faltam para terminarmos a época - ou 10, ou 11 caso se vá às meias-finais e/ou final da Liga Europa - quero foco nos resultados, queremos vitórias e as exibições podem ficar para a próxima Champions League.

Aliás este é na prática o nosso primeiro jogo de Champions League, apesar de Marselha já ter essa característica e sei que mantendo a equipa, a estrutura, vamos ganhar muitos jogos e maravilhar a Europa, num futuro próximo. Hoje, sei que a equipa não vai jogar de outra maneira que não seja ao ataque. Está na génese do nosso sistema, mas não esqueço o jogo em casa contra Marselha, onde fomos na minha opinião muito bem manietados, como agora se diz, por uma equipa que estudou muito bem o nosso sistema.

São estes jogos que nos fazem gostar e amar tanto um clube. É para isto que esperamos cada ano e é para isto que vivemos esta enorme Paixão. Hoje o dia está bonito, pouca gente trabalha à tarde e espero que se viva uma daquelas noites Europeias à antiga, mesmo sendo numa quinta feira. No próximo ano voltamos á origem e lá jogaremos as grandes quartas feiras europeias.

Que a sorte nos proteja e que hoje se viva uma das grandes noites da nossa História. O clube merece, os jogadores merecem, os técnicos merecem e principalmente os adeptos merecem.

Força Benfica

1 comentário:

Luis Antunes disse...

Vai ser um jogo complicado mas isso não quer dizer que seja impossível. É apenas mais um obstáculo para ultrapassarmos com força e coração.
Eu acho que hoje vamos grelhar uns bifes!
Diz tudo o que o Benfica vai ser aqui:
http://www.obenficavaiser.com