segunda-feira, 3 de maio de 2010

Aplausos de Pé

Não há nada a dizer da vitória do FCPorto e da nossa derrota. Não vale a pena estarmos a desmotivar ou a encontrar desculpas disto ou aquilo. Não houve supresa na atitude da arbitragem e fizemos tudo bem até ao segundo golo do FCPorto. A partir daí eles acreditaram e nós não fomos felizes. Ponto final.

Aplausos para os nossos jogadores, para os nossos adeptos e para a nossa equipa técnica. Não vamos deixar fugir o campeonato mesmo sem três jogadores fundamentais como Centrão, Di Maria ou Javi Garcia. Sabemos que vamos sofrer e sabemos que vamos ser campeões.

Hoje tinha sido muito mais bonito e muito mais simbólico, mas a verdade é que já foi bom ter visto adeptos e equipa azul e branca a comemorarem o terceiro lugar e consequente afastamento da Champions como se de uma vitória no campeonato se tratasse. Começam a ser tiques de pequenino que voltam a estar do lado certo outra vez.

Hoje o FCPorto ganhou bem, porque eu não discuto resultados de 3-1. Parabéns. Mereceram ganhar e sabendo que nos marcaram 2 golos contra 10 é algo que ainda merece mais destaque. No entanto, volto a dizer e a afirmar que este jogo hoje era uma batalha entre o Bem e o Mal. O Mal ganhou hoje mas se tudo correr bem, teremos o Bem a vencer o campeonato e o Mal a ficar no terceiro lugar. O Sporting voltou a perder - até me esqueci do Sporting e só há pouco soube o resultado - e manteve os 28 pontos para Benfica. Está dificil recuperar pontos ao Benfica nesta segunda volta...

O Braga ganhou com um golo oferecido e em suposto fora de jogo. Tudo normal...

Seremos campeões em casa e vamos comemorar daqui a uma semana. Não há problema. Eu estarei no Estádio e nas ruas depois do encontro.

Estou triste por não termos ganho ou empatado hoje, mas a vida continua. Aliás assumi aqui no blog que queria muito ganhar hoje, mas nem sempre as coisas correm como queremos. Vendo o filme do jogo e do país onde vivemos, foi naif pensar que poderíamos comemorar o título no Dragão.

Será na próxima semana e não vamos deixar arrefecer a onda encarnada que vem acompanhando a equipa desde o ínicio do campeonato. Vamos apludir de pé a nossa equipa e apoiar até ao ultimo minuto do jogo contra Rio Ave, como aliás devemos aplaudir a maneira como os nossos jogadores e treinadores se portaram no Dragão fora do jogo em si. Sabemos que o autocarro foi apedrejado à chegada, com alguns ferimentos ligeiros nalguns dos nossos jogadores, vemos na televisão Jesus levar com algo branco na cara e vimos várias bolas de golfe arremessadas para dentro de campo em direcção de vários dos nossos jogadores. Vimos isso como vimos o Sporting comemorar em Alvalade os golos do FCPorto quando perderam em casa com a Naval- eu quando falo do Sporting tenho que reequacionar o conceito de "pequenininho" mas vou tentar fazê-lo com o tempo.

Vimos tudo isto e mesmo assim não há razões para tristeza. Tristes devem estar os do FCPorto a 8 pontos do primeiro, a 5 do segundo e com tudo (mal) resolvido a uma semana do final do campeonato.

Nós adormecemos tristes e acordamos contentes porque a nossa realidade é brilhante e esperançosa. Eles vão dormir contentes e acordam tristes quando se aperceberem dos respectivos terceiros e quartos lugar no campeonato. Os cães ladram e a caravana passa. A nossa passa forte e motivada, passa pujante e confiante e cada dia com mais gente. Domingo mostraremos do que somos feitos.

Força Benfica

1 comentário:

Jotas disse...

Muito bom post, vamos aplaudir a nossa equipa e ser campeão em casa.