domingo, 2 de maio de 2010

É Hoje!

É hoje que vamos ser campeões. Desde que iniciei este blog no dia 11 de Maio de 2008, já escrevi 222 posts e este será o ducentésimo vigésimo terceiro post. Daqui a 9 dias este espaço celebra dois anos e hoje lembro esse dia. A decisão de escrever num blog é sempre algo pessoal. Alguém muito próximo de mim - nesse dia, hoje (especialmente hoje) e sempre - aconselhou-me e sugeriu-me iniciar um espaço onde pudesse escrever aquilo que me ia na alma, sem ter que pensar em quem o ia ler. Eu que sou uma pessoa ligada ao marketing, nunca promovi este espaço e escrevo-o para mim. Não recomendo, não divulgo, não promovo e não falo deste blog a ninguém. Enviei uns quantos emails aos meus vizinhos bloggers a comunicar que aparecia um novo espaço na blogosfera e nada mais. Aliás, apenas comuniquei aos outros bloggers por quem eu tenho o maior respeito e admiração, porque todos eles acordam e deitam-se com o Benfica na cabeça, independentemente do estilo, da forma ou do conteúdo tenho sempre o maior respeito por cada um deles.

Hoje penso que no dia em que comecei este blog, o Rui Costa abandonava a carreira e o Benfica preparava-se para ficar uma vez mais em terceiro lugar à semelhança do que tinha acontecido um ano antes. Nesse ano antes, Maio de 2007, estava num período negro da minha vida e nem fui ao Estádio nessa tarde que ditou o tal "terceiro" lugar que se repetiria um ano mais tarde. Desde que escrevo este blog, tenho um objectivo na cabeça. Escrever um post a dizer "Somos Campeões". Só isso... Escrever "Somos Campeões". Lembro-me do Benfica campeão em 1981, 1983, 1984, 1987, 1989, 1991, 1994 e 2005. Hoje será o meu nono título de Campeão Nacional e espero que o décimo seja já na próxima época. Alem destes 9 títulos, assiti a outros 3 títulos mas penso que deveria ser pequeno demais porque não estão no meu imaginário. Ok, na verdade e desde o dia em que nasci, já fui 11 vezes campeão, apesar de apenas me recordar de 8. Não está mal, sabendo que a maior crise financeira, desportiva e de credibilidade vivemo-la todos há muito pouco tempo. Isso agora não importa...

Importa lembrar que este título é um dos títulos com mais brilhantismo e clareza de que há memória no futebol nacional. O FCPorto ganhou vários títulos de forma também brilhante no campo, apesar de nesses anos o senhor Pinto da Costa (e sem necessidade nenhuma) não ter conseguido resistir a subornar árbitros, a mover influências e a influenciar resultados vários. É mais forte que ele e está na sua natureza. Como o Escorpião...

Durante anos ouvi, li e vi coisas passadas nesse clube que não queria acreditar. Nunca em nenhum momento estiveram do lado certo da História e nem quando o senhor Pinto da Costa conseguiu conhecer o Papa - pensando que assim teria o perdão divino de todo o mal que tem feito cá na Terra - o momento teve a solenidade desejada e para a posteridade essas imagens vão sempre estar associadas à companheira com que Pinto da Costa resolveu levar consigo nessa audiência papal - a senhora Carolina Salgado.

Este é um clube sempre do lado errado da História, um clube sempre do lado errado do bem e do lado certo do mal. Um clube que incendeia, que é mesquinho, provinciano, saloio, pequenino e sem chá. Um clube que regularmente e desde sempre usa a violência, a intimidação, as mafiosices várias, em nome duma "raça em campo" que obviamente não necessita destas outras armas ilegais.

Desde pequeno que oiço falar do guarda Abel, dum túnel das Antas terrível e medonho, duns adeptos do tempo da idade média, de pedras arremessadas contra carros com cachecóis encarnados, cargas violentas sob pessoas inocentes que com ou sem crianças iam ao estádio das antas apoiar o Benfica.

Desde sempre que oiço histórias de balneários com éter e com outros produtos com cheiro raro, que impossibilitaram o Benfica de se equipar naqueles balneários. Desde sempre soube de prostitutas nos hóteis, de braços armados disfarçados de claque, de pessoas atrasadas a seguir cobardemente este líder de nome Pinto da Costa.

Nunca em nenhum momento, vi alguém do FCPorto fazer algo para mudar esta tendência e o país inteiro sabe que este clube é pequeno demais para ser considerado um Grande do Futebol Nacional e Internacional. É pequeno nas atitudes, nas histórias contadas à exaustão, dos Co Adriansen, dos Adrianos, dos Paulos Assunções ou mais recentemente dos Ruben Micael que já falam pela voz do dono, como Deco coitado teve que falar quando foi obrigado a dizer que " não queria ir à selecção" porque o senhor Pinto da Costa assim o obrigou.

Esta manhosice está podre. Está podre e a cair, senhor Pinto da Costa. Esta manhosice de repetir durante semanas "que este campeonato não foi justo e foi ganho nos túneis" é mentirosa, incendiária e premeditada.

Hoje temos o país em estado de guerra. As televisões à espera de sangue, os adeptos do Benfica a sairem de casa e a despedirem-se da familia como se fossem para o Ultramar, temos as histórias das 3500 bolas de golfe em toda a blogosfera como se isso fosse normal, temos os carros com adeptos encarnados a correrem riscos de não chegar a Lisboa ou os comboios e autocarros a serem alvos a abater.

No jornal Publico vem esta notícia :

"Mais de 750 agentes na operação de segurança do FC Porto-Benfica no próximo domingo que pode dar o título aos "encarnados"

Promete ser quente a convivência entre adeptos do Benfica e do FC Porto no domingo, dia em que as duas equipas se irão encontrar no Estádio do Dragão para um jogo da 29.ª jornada da Liga portuguesa e que pode dar o título de campeão nacional aos "encarnados". Em vários espaços dedicados a claques organizadas na Internet, alguns utilizadores fazem referências explícitas ao planeamento de confrontos entre adeptos.

"Os Super Dragões acabaram de adquirir 3500 bolas de golfe... Suponho que não seja para jogar golfe", diz o utilizador identificado como xeio_d_xono no blogue bibo-porto-carago.blogspot.com que, um pouco antes, revela: "Elementos de um núcleo da Juve Leo e mais uns tantos dragões e não posso divulgar de que zona são esses núcleos para não descobrir os valentes rapazes, vão unir forças no domingo à tarde e aguardar pela passagem do comboio entre Ovar e Gaia..."

No fórum oficial dos Super Dragões, a maior das claques organizadas do FC Porto, o utilizador adeptodoPORTO refere que todas as claques do Benfica são um alvo: "Os No Name [Boys, claque não oficial do Benfica] até podem vir de comboio mas os diabos [Vermelhos] vêm de BUS [...] não nos podemos xkecer de ninguém."

Fernando Madureira, líder dos Super Dragões, reconhece que os ânimos estão exaltados e não garante que não ocorram confrontos entre membros das duas claques. "Por muito que eu tenha boa vontade, que a polícia tenha boa vontade e que toda a gente tenha boa vontade, depois de tudo o que se passou neste campeonato, é normal que todos os adeptos se sintam revoltados e com os nervos à flor da pele. Vamos tentar que as coisas corram pelo melhor, mas vai ser muito difícil", afirmou Madureira à Antena 1."

Pergunto de forma muito calma e serena. O que é isto?? Alguém quer justificar alvos de vandalismo já iniciados ontem com pedras e as tais bolas de golfe arremessadas ao autocarro do Benfica, com a frase:

"Por muito que eu tenha boa vontade, que a polícia tenha boa vontade e que toda a gente tenha boa vontade, depois de tudo o que se passou neste campeonato, é normal que todos os adeptos se sintam revoltados e com os nervos à flor da pele. Vamos tentar que as coisas corram pelo melhor, mas vai ser muito difícil".

Pergunto outra vez e de forma ainda mais calma. Mas o que é isto?? Senhor Pinto da Costa, se andou a meter na cabeça dos seus fiéis seguidores que este campeonato era uma farsa, faça o favor de se entregar no manicómio ou na esquadra policial mais próxima da sua residência como responsável moral de tudo o que se está a passar na àrea urbana do Porto nas próximas horas.

Tudo isto é digno de país de terceiro mundo e ver a polícia, analistas, comentadores, media em geral classificar os dois lados da barricada como de iguais é absolutamente inconsciente. Eu não vou aqui defender ou atacar as nossas claques, mas sei que este modus operandi do FCPorto não tem a ver com claques ou com grupos organizados. É algo que lhes está no sangue e no ADN de todos os adeptos. Odeiam o Benfica e vão continuar a odiar. Isso para mim é um orgulho que em 16 anos vá conquistar hoje apenas o terceiro título e continue a ser odiado como se fosse campeão todos os anos. Mas por favor odeiem em casa, odeiem no Estádio a assobiar o Di Maria, odeiem na cama a chorar os 14 pontos (ou 11, ou até 8) com que vão hoje fechar a noite e deixem-nos em Paz. Isso mesmo, deixem-nos em Paz. A palavra Paz é ca(paz) de ser a palavra chave nisto tudo. Quando haverá Paz neste derby?

Temo que primeiro só haverá Paz quando o senhor Pinto da Costa morrer. Depois, com a morte deste senhor e com a inclusão no FCPorto duma nova geração de dirigentes, alguem que eduque os adeptos para a prática do bem. Não numa óptica religiosa ou cristã, mas numa óptica de segurança pública nacional e para bem da nação. Só isso. Até lá, temos que todos ir sofrendo e odiando quem não queremos odiar. Não tenho NADA contra o FCPorto. Repito, para não haver dúvidas, não tenho NADA contra o FCPorto e respeito os títulos conquistados e o que conseguiu para a cidade, para a região e para o País. Sim, digo-o sem que me custe NADA escrevê-lo. O que tenho do outro lado? Alguém que passa três meses a justificar o injustificável. Foram piores que Benfica, merecem estar em terceiro lugar e hoje não vão ganhar o jogo. Se o ganharem, será uma grande desilusão para mim e para todos os Benfiquistas e temos que o escrever antes do jogo. Não vamos querer perder este jogo. Vamos querer ganhá-lo ou empatá-lo e é isso que tem que acontecer. Não queremos sujar este campeonato com uma derrota contra esta gente e assumir isto é meio caminho andado para chegar aos objectivos de vitória.

Ninguem vai ter medo hoje. Ninguem vai ter medo no campo, na bancada, no comboio, nos autocarros, nos carros que de forma privada se deslocarão ao Dragão e não vamos ter medo de comemorar o título em cada esquina dos 5 cantos do planeta. Somos muitos milhões de adeptos em todo o mundo e vamos mostrar hoje que cada esquina é palco de festa. Não há esquadrões da morte preparados para vingar a derrota do FCPorto e o seu frustante terceiro lugar.

Vamos todos para a rua comemorar e se tivermos que chegar a casa com sangue nos braços, vamos fazê-lo com a certeza que nao respondemos, que não somos iguais a essa gente e chegaremos com a certeza de que a festa é nossa. Da nossa gente, da nossa humildade e da comemoração inequívoca dum título que só merece estar no nosso museu, pelo futebol, pela atitude e pela coragem que temos demonstrado em cada campo.

É Hoje! É Hoje que vamos ganhar o campeonato e finalmente mais logo poderei escrever aqui que finalmente "Somos Campeões". Depois de 223 posts tenho a esperança de ser finalmente campeão depois de iniciado este blog.

Quem me lê sabe que sou comedido nas palavras e normalmente defendo o clube a 100%, com moderação. Hoje não sou comedido nem cauteloso. Perder hoje no Dragão é perder a oportunidade única de mostrar na cara desta gente a nossa grandeza, a nossa humildade e a nossa postura de Grandes Campeões que fomos, somos e seremos.

Hoje vamos escrever com páginas de ouro um ínicio de uma nova década de domínio do futebol Português. Não podemos falhar e não vamos falhar. Sem arrogância e com a humildade que nos caracterizou em todos os jogos, não vamos perder no Dragão. Não vamos perder e vamos ser Campeões. Hoje. É Hoje!

Força Benfica

Sem comentários: