segunda-feira, 10 de maio de 2010

Somos Campeões!

Ao fim de 227 posts posso escrever que "Somos Campeões". São 505am e acabo de chegar a casa depois dum dia longo e muito feliz.

Não vou falar muito do jogo, mas vou falar dos festejos e dos milhares de pessoas que estavam na zona da Avenida da Liberdade e Marquês de Pombal. Não existam dúvidas que nunca em tempo algum houve alguma comemoração sequer próxima daquilo que se viveu hoje em Lisboa.

Quando eu dizia há uns dias que o Benfica deveria sair à rua, não pensei que fossemos sair á rua desta maneira. Estive e vivi durante várias horas a felicidade de todos estes milhares na rua e vi todas as peripécias duma noite memorável.

Também soube que existiram problemas em Braga - mais uma vez vandalizadas a casa do Benfica na cidade - e problemas no Porto por razões que são sobejamente conhecidas.

Do FCPorto e da gentalha que segue este clube não vou comentar e pelo que me foi informado a policia desta vez actuou bem e deixou que os Benfiquistas do norte pudessem comemorar o título na zona da Boavista. Ainda bem...

Em Braga foi mais difícil e numa terra de milhares de Benfiquistas os bracarenses não deixaram que esses Benfiquistas fossem à rua celebrar e eu até vi a águia que roubaram da casa do Benfica local a ser enviada para uma fonte bracarense.

Eu respeito todos os clubes, mas este Braga tem passado um pouco as marcas. Parabéns pelo segundo lugar. É merecido, mas totalmente reprovável todas as declarações de Domingos, de Salvador, de Carlos Janela e dos seus adeptos com toques de portistas.

Eu que respeito todos os clubes só vos desejo infelicidades nos próximos meses e para que não existam hipocrisias desejo-vos a pior sorte na Champions. Depois do que vi hoje na televisão de imagens em Braga e nas declarações de Domingos na Madeira - voltou a dizer que o Benfica "ganhou os jogos contra 10 num terço do campeonato" com a clara intenção de desvalorizar a justiça inequívoca da nossa vitória - desejo-lhes a pior das piores sortes em toda a linha.

Destaque para Cardozo. Marcou 26 golos e respondeu com elevação ao repto que Falcao lhe lançou 24 horas antes. Esteve muito bem e provou que vale muito como ponta de lança. Veremos se fica ou se vai. Por mim, por bom dinheiro poderia ir. Ele e Di Maria e ponto final neste tópico.

Quero felicitar as afirmações de David Luiz. Diz o jornal "A Bola":

"O jogo tinha acabado há poucos minutos, a festa estava a começar no relvado e as câmaras da Benfica TV apanharam David Luiz e Rúben Amorim abraçados, celebrando de forma muito efusiva a conquista do primeiro título de campeão nacional de ambos. «Eu amo o David Luiz», disparou o médio, que se viu retribuído na brincadeira pelo central: «Eu amo o Rúben.»

Mas a frase mais importante do momento estava reservada para poucos segundos depois, quando o brasileiro, um dos elementos do plantel encarnado mais cobiçado pelos grandes clubes europeus. «Eu vou ficar», disparou David Luiz. Foi Rúben Amorim a abrir o caminho para as palavras do número 23 do Benfica. «Para mim é um sonho concretizado», começou por dizer, disparando depois a frase que ninguém esperaria: «O David vai ficar.»

Antes já David Luiz tinha dado conta da sua satisfação pela conquista do campeonato português. «O Benfica merece. Quero agradecer o apoio dos adeptos. Desde menino que sonho ser campeão». Mas perante a confissão de Rúben Amorim... lá pegou também no microfone para disparar a tal frase que parece — mesmo tendo em conta as características do momento em que a proferiu — abrir caminho à sua permanência na Luz. «Eu vou ficar», assim, sem mais. E a verdade é que terá sido sincera a afirmação do brasileiro. A BOLA sabe que David Luiz já conversou com Luís Filipe Vieira, disse que pretendia ficar no Benfica e pediu para não ser vendido. Mas um dos clubes interessados no brasileiro pode sempre pagar a cláusula de rescisão, no valor de 50 milhões de euros"

Fico muito feliz com esta hipótese que vale o que vale... Espero que seja como David Luiz e todos desejamos.

Fico contente por Luisão ter afirmado "que quer acabar a carreira no Benfica", tal como fiquei contente com Javi Garcia que disse "que não há adeptos como os do Benfica em nenhuma parte do mundo".

Jesus disse que:

"Agora vem aí a Liga dos Campeões. Esta época tivemos como prioridade o campeonato. E foi por isso que jogámos a uma segunda feira, sem tempo de recuperação. A equipa que lancei em Liverpool foi a pensar no campeonato e não naquele jogo da Liga Europa. Na Champions já vai ser diferente para mim. Agora, quero ser campeão europeu e não vou hesitar duas vezes."

Realço a frase onde diz que quer ser campeão Europeu, mesmo que seja um pouco inconsciente. Todos nós o desejamos e ele apenas teve a coragem de o dizer. Por isso Parabéns. Segundo porque nos disse no ultimo jogo da época, que perdemos em Liverpool porque ele não colocou a melhor equipa, mas sim a equipa possível tendo em conta o jogo contra Sporting que tinhamos passado uns dias. Foi pena, porque poderíamos talvez estar agora nas vésperas dum jogo importante da final da Liga Europa.

Deixo ainda uma palavra para o nosso Presidente. Está de Parabéns também e gostei quando disse que "deveríamos focar na meta de 300 000 sócios para o médio prazo". É possível e para isso basta continuarmos a ganhar. O que não gostei foi da frase que proferiu dizendo que "só pela clausula de rescisão os atletas Benfiquistas sairão". Todos saberemos que não será assim - Cardozo e David Luiz tem cláusulas de 50 milhões - e fez-me lembrar Pinto da Costa quando disse que Quaresma "apenas sairia pelo valor da clausula, menos um escudo" e depois foi gozado e ridicularizado por toda a gente quando vendeu Quaresma por um valor muito mais baixo e com Pele incluído no pacote.

Num dia perfeito, não entendi essa frase. Se é para cumprir essa ideia não tem que a dizer. Basta calar e aplicá-la. Se for para mandar recado a quem quer comprar os jogadores e usar esse trunfo na parte negocial, há outras maneiras de mandar esses recados.

Coisas ínfimas numa noite linda, magnifica e histórica. Estamos todos de Parabéns, mas deixei quase para o fim, o Rui Costa. Comecei este blog no dia da sua retirada. Chegou de Milão para ser campeão e não o conseguiu como jogador mas consegue-o agora como director desportivo ao segundo ano. Muito Parabéns. É um feito notável.

No final os PARABÉNS para Jesus. Não há palavras para agradecer a dinâmica que colocou nesta equipa, este ano. A ver vamos se conseguimos manter este ritmo no próximo ano.

Antes começaremos a silly season entretanto. Estou exausto, mas contente e feliz. Foi linda a festa. Linda, linda, linda e quando imaginei esta festa nunca a imaginei tão grandiosa, tão concorrida e tão pujante. Somos o maior clube de Portugal e como alguém dizia hoje, "mas de longe".

O ultimo parágrafo vai para o meu grande colega de bancada que no carro a caminho do Marquês e ao falar com o seu filho de 4 anos, ouve o pedido desse seu filho para que o leve à festa do Benfica. Não tenho filhos, mas sei o que ele sentiu e não resistiu a desviar-se da rota e ir dar uma volta com o filho com a bandeira de fora, no meio da cidade para o menino ver a festa. É um dos momentos da noite olhar para o banco de trás e ver um menino na cadeirinha com a bandeira de fora e a rir para quem se dirigia ao carro do outro lado do da rua. São momentos destes que marcam as noites de conquista de campeonato. Daqui a uns anos estaremos todos no Estádio e vamos falar com esse menino, já homem, a viver o Benfica como o seu avô, o seu pai e os seus dois tios. De forma apaixonada e de um amor incondicional ao Benfica.

"Somos Campeões. Somos Campeões. Somos Campeões."

Força Benfica

3 comentários:

Benfica - Orgulho,Honra,Gloria!!! disse...

Em Braga houve festa!!!

Só não foi feita NAQUELE SITIO porque no resto da cidade gritava-se BENFICA!!!
E os "confrontos" resumiram-se a mais uma agressão a uma senhora SOZINHA pelos valentoes da claque,eu fui com um grupo de Benfiquistas pra zona onde haviam disturbios e ouvimos umas bocas mas como eramos só homens,os "meninos" só foram maus de boca.
Tambem ficaram lá a levar porrada da policia,a salivarem-se todos enquanto por toda a cidade se fazia a festa,na rua,nos cafés por todo o lado,e acima de tudo,NA PAZ,os broncos estavam todos a chapinhar na fonte!!!eheheh

VIVA O BENFICA!!!

CAMPEOES,CAMPEOES,NÓS SOMOS CAMPEOES!!!

José Francisco Sousa disse...

Boa noite.

O dia foi perfeito. A única mancha foi mesmo a confusão em Braga, de resto nada poderia ter corrido melhor. Fomos finalmente campeões, o Cardozo foi melhor marcador, a festa foi linda, os jogadores estiveram à altura do momento e souberam dizer aquilo que queríamos ouvir e, a meu ver, até o presidente esteve bem na conferência de imprensa.

Compreendo que tenha dito que os jogadores só saem pelo valor das cláusulas. Por um lado sossega os adeptos, que nos próximos tempos vão ver a equipa desfeita pela imprensa, e por outro avisa já os jogadores de que provavelmente não há “saltos” para ninguém!

Só não achei piada nenhuma ele vir falar em 300 mil sócios quando eu já enviei a papelada há 2 meses e ainda não recebi o cartão. (brincadeira)

Cumprimentos,
José Francisco Sousa

Laaz disse...

Sigo este blog há algum tempo, mas apenas hoje aqui escrevo. Para te dar os parabéns, pelo título que é de todos nós, mas sobretudo pela escrita sensata que apresentas. Não cais em extremismos bacocos. Um abraço.