sexta-feira, 18 de junho de 2010

O negócio Di Maria e outras considerações do Benfica e do Mundial

Disse há umas semanas que esta seria a pré temporada mais fácil de sempre. Não retiro nem uma virgula nesta análise, mas penso que se está a complicar aquilo que seria fácil. O negócio Di Maria tem uma cláusula de 40 milhões de Euros que o nosso presidente resolveu anunciar que não baixaria, há várias semanas. O Real Madrid acha de loucos dar 40 milhões por um jogador promissor mas muito jovem e tenta negociar abaixo disso jogando com a vontade de Di Maria em ir para Madrid.

Até aqui tudo bem e nada de novo nesta negociação. Os dias que demoram a fechar o negócio deixam antever que o Real Madrid está realmente a jogar duro e forte com a intenção do jogador, com a ansiedade dos minutos a passar na cabeça de Di Maria em pleno Mundial e com um mercado de transferências em crise, mais contido e pouco dado a loucuras doutros anos.

O Benfica joga com o valor da clausula, com a determinação do nosso presidente em recuperar alguns milhões de Euros e com a promessa feita aos Benfiquistas que ninguém sairía do plantel abaixo dessas famosas clausulas de rescisão. O negócio vai ser feito abaixo dos 40 milhões mas espero que não muito abaixo desse valor. Que seja nos 30 milhões com objectivos ou nos 35 milhões sem objectivos, a verdade é que o negócio vai ser feito, Di Maria vai para o Real Madrid e todos ficaremos contentes. Mais contentes ficaremos se o valor final se aproximar dos 40 milhões que dos 30 milhões e não precisam de nos fazer propaganda a dizer que é a transferência mais cara do nosso mercado porque todos nós sabemos que a bitola que estava na cabeça de todos os benfiquistas já fazia desta, a transferência mais cara do nosso mercado. Também não é todos os dias que temos um titular indiscutível duma selecção que em pleno mundial tem Messi, Higuain, Tevez, Aguero, Milito... Era óbvio que esta deverá ser a transferência mais cara do nosso mercado.

O que eu não entendo são os nomes que andam regularmente na órbita do Benfica envolvidos no negócio Di Maria ou como alguns jornais dizem "à parte" do negócio Di Maria, como se alguma coisa pudesse ser "à parte" quando se sentam Luís Filipe Vieira e Florentino Perez. O conceito de "à parte" é tinta para jornal, porque quem negoceia sabe que não há esse conceito do "à parte" com os mesmos interlocutores. Florentino Perez quer Di Maria, metendo alguns jogadores no negócio e Luis Filipe Vieira quer 40 milhões de Euros e se não os conseguir, nao se importará de envolver jogadores para justificar à massa associativa que não vamos encaixar os desejados 40 milhões de Euros.

Jorge Jesus dizia em várias entrevistas que o Benfica deveria contratar pouco e bem, afirmando mesmo que tinha avisado o presidente "dos riscos de estar a contratar muitos jovens em detrimento de jogadores experientes que pudessem entrar directamente na equipa e que acrescentassem valor imediato e com resultados práticos directos".

Pois bem, depois de termos Airton, Kardec, Jara, Gaitan fala-se agora em promessas da cantera madrilista para reforço do Benfica 2010/2011. Eu não vou colocar em causa o valor dos jogadores, porque acredito que quem os viu, aprecia qualidades e potencial nesses jogadores, mas não entendo a obsessão dos nossos dirigentes nos jovens brasileiros que deste ou do outro lado do atlântico parecem despontar como pérolas prontas a serem polidas, em detrimento dos jovens nacionais que despontam da nossa própria cantera.

Nós também temos formação, também temos mostrado que estamos com boas equipas e bons jogadores nos juniores, juvenis e se é para estarmos a investir em pérolas para o futuro então seria bom pensar nas nossas pérolas nacionais e não nas pérolas "internacionais" e inflacionadas do Real Madrid.

Isto tudo a propósito dos nomes de Marcos Alonso, Rodrigo e Alpidio que há vários dias aparecem nas páginas dos nossos jornais como possíveis reforços do nosso Glorioso. Estas noticias valem o que valem e provavelmente não fazem o menor dos sentidos, mas é com estas informações que se vai construindo a nossa pobre silly season e eu não costumo acreditar em fumo sem fogo.

Quando se falava no reforço do plantel e quando eu aqui escrevi que seria a pré temporada mais fácil de sempre estava obviamente convencido que sem vender muitos jogadores - Di Maria e Cardozo serão as vendas possíveis e lógicas - o Benfica apenas teria que contratar um ou outro reforço para uma ou outra posição. À semelhança do que aconteceu com Saviola, Ramires, Javi Garcia ou Aimar, pensei e penso que o Benfica deverá contratar um avançado de créditos firmados para o hipotético lugar de Cardozo, um defesa direito com créditos firmados para lutar com Maxi Pereira por um lugar no onze e um guarda redes de créditos firmados para colmatar a saída de Quim.

Estas eram e são as necessidades sabendo que Airton, Kardec, Jara e Gaitan foram contratados há muito tempo já a pensar nesta época 2010/2011.

Posto isto e com Jesus a anunciar o negócio de Roberto para a nossa baliza ainda antes da comunicação oficial da CMVM, admito que tive pena que não se tenha contratado o guarda redes da nossa selecção. Não sei os valores do negócio Roberto, não sei os entraves que existem ou existiram no negócio Eduardo, mas parece-me lógico que o Benfica tivesse contratado Eduardo, pelas qualidades técnicas que demonstra, pelas qualidades humanas e last but not least pelo Passaporte nacional que neste momento começa a ser algo muito importante na construção dos planteis de futuro do SLBenfica. Jorge Jesus diz que optou pelo Roberto depois das exibições contra Real Madrid e Barcelona lhe terem chamado a atenção deste jovem jogador. Não me parecem ser as melhores razões para se contratar um guarda redes, mas outras observações devem ter convencido os nossos dirigentes e técnicos. Desejo-lhe sorte mas para mim Eduardo seria a opção certa e lógica. Veremos os valores que serão comunicados à CMVM mas depois de se saberem os valores reais do negócio mais certa e lógica seria a opção Eduardo... O tempo o dirá e hoje apenas desejo a maior das sortes para o futuro numero 1 da nossa baliza.

Vou terminar de falar do Benfica desejando sorte a Di Maria e desejando que os nossos dirigentes não se esqueçam das palavras de Jesus há umas semanas. Neste momento precisamos de contratar experiência, qualidade, maturidade e motivação. Serão estas as caracteristicas que deveremos procurar nos novos reforços porque temos muita juventude, só podem jogar 11 de cada vez e de todos estes jovens que se contratarem, só alguns singrarão no Benfica.

Sinto que afinal muita tinta irá ainda ser gasta nas pseudo vendas e contratações do Benfica, ao contrário do que vaticinei há umas semanas.

Entretanto estarei na África do Sul até ao ultimo dia a apoiar aquela que é e será sempre a nossa Selecção. O amor e a paixão que tenho pelo Benfica é paralelo à paixão que tenho pela selecção. Não se cruzam, não se confundem e vivem bem e conjuntamente há vários anos. Não puxo mais quando tenho jogadores do Benfica, não puxo menos quando tenho estrangeiros naturalizados ou jogadores de clubes adversários. A nossa selecção é a nossa selecção e a muitos dos críticos que hoje dizem mal, faz falta viajar e contactar de perto com as comunidades emigrantes dos quatro cantos do mundo para entender que hoje e sempre a selecção será sempre motivo de união de todos os Portugueses espalhados pelo mundo e nunca de separação. Posso dizer mal dum ou outro lance, criticar um ou outro jogador no calor do jogo, mas nunca me ouvirão dizer mal da selecção como desporto nacional, esteja quem lá esteja, e o sonho de ver o Benfica Campeão Europeu não belisca em nada o sonho de ver Portugal Campeão do Mundo.

Ambas as paixões são incondicionais e não me preocupo com este ou aquele problema que possa afectar a nossa performance na África do Sul. Acredito sempre, não gosto de ver Portugueses a dizer mal da nossa selecção e aconteça o que acontecer vou aplaudir até ao ultimo dia em que a equipa lá esteja, seja na sexta dia 25 contra Brasil ou em qualquer outra fase dos jogos a eliminar. De 2 em 2 anos temos a oportunidade de ir a Europeus e Mundiais de forma constante e ainda há quem se queixe e diga mal... Eu que nem sou dado a religiões apetece-me dizer,

"- Deus lhes perdoe, que não sabem o que dizem..."

Vamos apoiar incondicionalmente e deixar de sermos provincianos. Tenho o voo de regresso de Joanesburgo em aberto e sinceramente não penso voltar antes de 12 de Julho... Sonhos são sonhos e no futebol a parte racional só entra depois do jogo terminar.

Força Portugal

Força Benfica

2 comentários:

Anselmo Damasio disse...

Na minha opinião o Eduardo não é jogador para o Benfica, quanto ao Roberto veremos se foi uma boa aposto. COncordo quando fala que deviamos contratar valores seguros e não jovens que são uma incognita. QUanto ao Di Maria, prefiro que ele vai para o Real só pelo dinheiro e sem troca de jogadores, pois nós tb temos uma cantera.A selecção é um caso bicudo, eu torço e sofro por ela e revolta-me o que o incompetente do C. Queiroz fez a mesma, anda a gozar com milhoes de portugueses. E está a falar uma pessoa que todos os dias ouve bocas de Brazucas, Italianos e argentinos.SAUDAÇÕES
VIVA AO BENFICA E A PORTUGAL

Anónimo disse...

por querer o melhor para a seleccao quero que portugal seja eliminado o mais cedo possível. se tivermos o azar de chegar às meias-finais, teremos queiroz por mais dois anos. só quem nao gosta de portugal, pode querer isso.