quinta-feira, 3 de junho de 2010

A pré-temporada mais fácil de sempre

No passado dia 13 de Maio, apanhei um avião de Lisboa para Nice, onde me dirigia ao Festival de Cinema de Cannes. Nesse mesmo avião ia um senhor de nome André Villas Boas e três seus colegas ou amigos. À chegada do avião a Nice recebo um telefonema de alguém que me dizia que o FCPorto estava a fazer uma proposta milionária a Jorge Jesus, naquele que seria o maior golpe de teatro alguma vez feito no nosso futebol. A fonte era segura e o único resultado prático que isso teria, seria a renovação de Jorge Jesus com o Benfica por valores milionários, o que se verificou horas depois.

Esta cartilha azul e branca não é nova e será utilizada várias vezes enquanto o senhor Pinto da Costa por lá andar. Não vou tecer comentários a essa estratégia, mas posso e devo opinar sobre outros timings importantes.

Dizia eu que o senhor Villas Boas ia para Nice, mas como não sei se o interesse dele é no Festival de Cinema e como não o conheço acabei por não saber a razão dessa sua viagem, nem tenho nada a ver com isso. Talvez tenha ido ver o grande prémio do Mónaco que se disputou nesse fim de semana ou desfrutar de merecidas férias na Cote D´Azur... O que sei é que a partir desse dia e desse momento, este senhor é oficialmente segunda escolha do FCPorto. Tal como o Paulo Sérgio é segunda escolha de André Villas Boas, aqui no vizinho de Alvalade.

Hoje quando André Villas Boas é anunciado como novo treinador do FCPorto, já vem gasto de muitas páginas a falar dele, não é novidade e não excita nenhum portista. Para complicar mais o ramalhete, o jornal "A Bola" faz uma primeira página onde oficializa tudo aquilo que todos já sabíamos. O que normalmente Pinto da Costa não conta é que estas noticias apareçam nas primeiras páginas dos jornais, especialmente em dia que apresenta o seu novo menino de confiança. Hoje, ao ler se nas páginas d´"A Bola", o tal golpe de teatro que o senhor Pinto da Costa estava a preparar, tudo sai mal ao FCPorto e nada começa bem a este "menino" André Villas Boas.

No Benfica, tudo parece fácil neste ano. Para mim a preparação da nova época nem tem história. Deveremos vender Di Maria pelos 40 milhões que se apregoam, deveremos vender Cardozo por qualquer valor acima dos 25 milhões de Euros e deveremos comprar esse Huntelaar que Jesus erradamente assumiu na RTPN como objectivo ou outro similar. Por similar entenda-se alguém nos seus 25/26/27 anos habituado a grandes equipas internacionais, como aliás aconteceu com Saviola.

Jesus dizia nas entrevistas a "A Bola" e à RTPN que o Benfica deveria contratar alguém experiente porque ao contratar apenas jovens, não daria consistência à equipa. Pois bem, este Huntelaar representa exactamente essa vontade e se Cardozo sair parece ser uma das muitas opções que a SAD deverá ter debaixo de olho. No entanto, não será de estranhar que Pinto da Costa vá picar esse Huntelaar para que chegue inflacionado ao Benfica.

Na baliza, para mim é óbvio que a opção Eduardo seria talvez a que menos riscos teria para o Benfica. Se Jesus o conhece bem, se gosta dele, se é Português e o guarda redes da nossa selecção, se sofreu tão poucos golos esta época - tirando o tal fatídico jogo contra FCPorto no Dragão - se tem uma idade onde a experiência ainda se junta com a juventude, não entendo onde estará a duvida... Mas como não sou eu que mando, respeitarei qualquer decisão da nossa administração. O comunicado esta semana pode ser bluff, mas a não ser fico preocupado porque não sei o que virá para titular da nossa baliza.

Para o fim deixo o assunto Simão... Eu disse há vários anos que Simão voltaria ao Benfica na época 2010-2011. Tinha esse feeling que Simão iria estar 4 anos em Madrid, onde não ganharia nada - afinal ganhou uma Liga Europa - a não ser uns bons milhões de Euros e voltaria ao Benfica para ser o símbolo que ele ainda sonha ser num futuro. A verdade é que hoje tenho duvidas se essa seria a melhor opção pelo que ele pode querer representar num balneário já com mais estrelas e muitas delas campeãs aqui e noutros países.

Com Simão teríamos mais experiência e teríamos uma estrela para a bancada, mas temo que Simão não aceite ser suplente da mesma maneira que Nuno Gomes o aceitou esta época e já se percebeu que com Jorge Jesus não há titulares indiscutíveis.

Alem de Simão que aponto como dúvida, urge contratar um bom defesa direito e acertar algumas dispensas para fechar o plantel ainda no mês de Junho. Como digo no título deste post, não haverá pré-temporada mais fácil de gerir que esta...

O meu plantel para 2010-2011 seria:

Guarda Redes - Eduardo, Julio Cesar e Moreira

Defesas centrais - Luisao, David Luiz, Miguel Vitor, Sidnei, Fábio Faria

Defesas Laterais - Fábio Coentrão, César Peixoto, Maxi Pereira e um novo lateral direito a contratar.

Médios - Javi Garcia, Ramires, Carlos Martins, Ruben Amorim, Aírton, Filipe Menezes, Urreta, Aimar e Gaitan

Avançados - Kardec, Saviola, Jara, Nuno Gomes, Weldon e as opções em aberto de Huntelaar (ou alguém similar a Huntelaar) e Simão.

É um plantel com 27 a 28 jogadores, mas com o ataque a Champions League, Campeonato, Taça da Liga e Taça de Portugal, poderia ser um numero a considerar.

Veremos o que decidem os nossos administradores e directores técnicos.

A partir de agora temos oficializada a silly season e espero sinceramente que a selecção nacional nos anime o verão. Como digo muitas vezes por este cantinho, o melhor é ter expectativas baixas em tudo. Assim irei para a África do Sul... Com expectativas baixas e esperança no máximo, como sempre fui e irei para qualquer uma destas competições.

Força Benfica.

Sem comentários: