terça-feira, 20 de julho de 2010

Pela primeira e ultima vez vou falar desse tal negócio Roberto...

Estou farto do assunto Roberto. Não se fala doutra coisa neste defeso encarnado e eu que quis e aguentei sem dizer uma palavra muitos dias, resolvi colocar um post só a falar disto "para a posteridade" e fechar o assunto, para todo o sempre, como os livros e filmes clássicos...

Primeiro vamos falar do que realmente preocupa os adeptos benfiquistas. O valor pago pelo Roberto. Pagamos 8,5 milhões de euros por um guarda redes que esteve a jogar no Zaragoza, dispensado/emprestado do Atlético de Madrid. Este facto chocou todas as pessoas do universo Benfiquista. Não houve uma única pessoa que entenda de mercado e de futebol que não tenha considerado escandaloso uma negociação destas ter terminado neste valor. O silêncio benfiquista nesta questão, tem a ver com o respeito que temos pela direcção, pelo Rui Costa, com a confiança que temos nas escolhas de Jorge Jesus, por um momento de ainda euforia pela conquista do nosso titulo, pelo mundial que nos distraía diariamente dos assuntos do nosso clube e pelo "Assunto Di Maria" que ainda ocupava as páginas dos jornais nacionais e internacionais.

Quando Javi Garcia veio para o Benfica leu se na blogosfera e falou se nalguns meandros bem ou mal relacionados com a direcção, que os 7 milhões de euros pagos ao Real Madrid eram uma manobra contabilística para inflacionar um activo que num dia custava 3 milhões - valor anunciado nalguns jornais - e noutro dia custava 7 milhões de euros.

Eu li o que li - nem me lembro onde - e a história versava em que o valor dos 7 milhões já vinha com parte dos ordenados incluídos e que esses ordenados ou luvas ou prémios ou o que lhe quiserem chamar seriam pagos directamente pelo Real Madrid. Com esta engenharia financeira o Benfica incluiria os 3 milhões do passe, mais 4 milhões de esses prémios/ordenados durante os 5 anos de contrato e isso baixaria a folha salarial e fazia aumentar o activo e consequentemente baixar o nosso passivo.

A história é uma história de carochinha e eu não tenho porque acreditar ou não acreditar nisto. O que eu sei é que matematicamente se conseguíssemos fazer isto com todos os jogadores, na prática baixávamos os custos fixos com todo o plantel - até chegar a zero eventualmente - e todos os nossos activos não seriam o valor que realmente custaram, mas o valor que custaram e os seus ordenados juntos. Ou seja em ultima analise em dois ou três anos quase que conseguíamos resolver o problema do nosso passivo apenas e só pela valorização dos activos.

Enfim, como disse e repito, isto para mim são histórias da carochinha até porque não acredito que isto seja assim tão legal e com a CMVM e auditorias em cima constantemente, nunca dei nenhuma importância a este mito urbano referente a contratação de Javi Garcia o ano passado. No entanto, quando se contratou um guarda redes por este valor, eu sempre pensei, que alguma coisa similar a esta história do Javi estaria a passar-se. Não acreditei nem por um segundo que o Benfica teria dado 8,5 milhões de euros por este jogador e pensei logo nestes mitos urbanos que tinha ouvido há um ano acerca duma ou outra contratação benfiquista da época passada.

Adiante... O que se nota neste negócio Roberto - e eu sublinho a palavra negócio e nunca o valor do atleta - é que alguém do Benfica avaliou mal a situação. Repito que nada tem a ver com o valor do Roberto... Um jogador do Zaragoza, dispensado do Atlético de Madrid não vale 8,5 milhões de euros. Ponto final paragrafo.

Ou existem aqui engenharias financeiras escondidas ou um jogador que custou 8,5 milhões de euros num contrato de 4 ou 5 anos custará aos cofres da nossa SAD algo entre 12 e 13 milhões de euros no total. Isto é um valor próprio de um clube muito, muito rico. Estes valores não são condizentes com um futebol pobre como o português, uma liga quase falida e um clube que tem ainda um estádio para pagar, um passivo para controlar, etc...

Isto não é um numero de investimento para recuperar dinheiro um dia porque todos sabemos que ninguém dará 20 milhões de euros por nenhum guarda redes do mundo e com Reyna, Valdes e Casillas na selecção espanhola, este Roberto nunca valorizará para poder ser vendido por esses valores que compensariam o investimento e a sua amortização com os tais pontos e defesas que nos darão títulos.

Este é o único problema com o Roberto. Não são os frangos, ou a sua insegurança, ou a falta de defesa a protege-lo ou o que se quiser inventar. O único problema do Roberto e cada vez que se critica o Roberto está a criticar-se o senhor que se sentou a uma mesa de Madrid e no meio duma negociação dura - imagino eu - comete a loucura de assinar um papel a dizer que daria 8,5 milhões de euros por um guarda redes de 24 anos do Zaragoza sem nenhum tipo de experiência internacional e depois de ter estado lesionado durante um grande período de tempo.

Este é o único problema. Se Luís Filipe Vieira assinou um papel com o Atlético de Madrid - o mesmo que nos obrigou a comprar 25% do Reyes para ficar no Atletico de Madrid durante não sei quantos anos, o mesmo que nos comprou Simão abaixo do preço com a desculpa de termos mais jogadores que nunca chegaram e o clube que é apenas a maior nódoa desportiva espanhola dos últimos 10 anos - a dizer 8,5 milhões de euros limpinhos para esse clube sem nenhum outro negócio apalavrado - Simão por exemplo - então algo vai mal na cabeça do nosso presidente, ou na cabeça de Rui Costa. Se calhar estão a confundir o dinheiro que ambos têm na sua conta pessoal, com o dinheiro que o Benfica tem na sua própria conta.

Estes são os factos indesmentíveis deste negócio. Como diz o nosso presidente e muito bem, não se pode brincar com o Benfica. Então mas eu sento-me numa reunião com o presidente do Atlético de Madrid para fechar contrato com o guarda redes dispensado e emprestado deles a uma equipa que esteve para descer de divisão e o meu poder negocial acaba por ser assinar um papel por 8,5 milhões de euros pela compra desse dispensado? Mas isso é proteger o Benfica?

Repito que este é o único problema e cada vez que se critica Roberto - já falarei dele - está-se a criticar o senhor ou senhores que se sentaram nessa mesa negocial em Madrid.

Eu gosto e defendo as contratações sonantes, caras e incontornavelmente seguras no investimento. Prefiro 10 vezes um Saviola por 5 milhoes de euros ou um Cardozo por 9 milhões, um Ramires por 7,5 milhões, um Di Maria por 6 milhões, que um Eder Luiz, Patric, Shaffer por 2 milhões. O problema do Benfica não são os jogadores caros, são os muitos jogadores "baratos" que depois são dispensados ou emprestados. Esses é que nos lixam a folha salarial e sobem os valores gerais dos passes. Eu já aqui disse isto e repito. O Benfica tem de comprar bem e pouco. E foi com esta ideia que Luís Filipe Vieira ou quem se sentou nessa mesa negocial saiu da reunião. Tínhamos comprado o novo Preud Homme a fazer fé, na avaliação de Jorge Jesus que é o principal responsável desportivo por esta decisão.

Antes de falar do valor de Roberto, vou lembrar uma entrevista de Jesus à RTPN, a tal famosa que Jesus sorriu quando lhe perguntaram se algum clube português o quis comprar ou quando disse que Quim já não estava no Benfica ou que Huntelaar poderia interessar. Quando lhe perguntaram se Eduardo viria para o Benfica, Jesus hesitou fez uma cara de dúvida e respondeu "acho difícil..."

Quando ele respondeu "acho difícil, Portugal entendeu que por ele o guarda redes teria qualidade porque se não tivesse qualidade diria que não interessa. Ora o que Portugal e o universo benfiquista entendeu seria que o Braga não baixaria os 4 milhões da clausula e que isso seria complicado ou que o jogador não quereria o Benfica ou que estaria apalavrado com outro clube nacional ou internacional.

Depois das exibições de Eduardo no mundial e depois dos muitos jogos a mais que tem quando comparado com Roberto e pelo facto de ser Português, os nossos adeptos ainda hoje se questionam à boca pequena, nos cafés e nos bancos de jardim, mas porque raio não se comprou Eduardo?

Eu penso que quando Jesus disse "acho difícil" na entrevista à RTPN, estava a referir se ao facto do Benfica estar em guerra contra SCBraga e Luís Filipe Vieira estar em tribunal contra o Salvador por outras contas ainda referentes ao centro de estágio. Logo, o que Jesus quis dizer foi que por ele seria boa opção, mas que valores mais altos se levantariam para impedir esta transferencia. Eu se fosse presidente do Benfica - todos temos um jogador, um treinador e um bocadinho de presidentes dentro de nós - e o meu treinador quisesse um jogador da nossa selecção e eu visse que estrategicamente era importante comprar esse jogador, eu não hesitaria em sentar-me com alguém que eu não posso ver à frente, porque o Benfica será sempre mais importante que eu ou que qualquer pessoa que represente esse clube. Defender o Benfica acima de tudo é condição fundamental para todos que sirvam o nosso clube e o nosso presidente tem feito isso melhor que todos os outros.

O que nenhum de nós sabe - só apenas Luís Filipe Vieira, Rui Costa e Jesus - é se alguma vez Eduardo foi primeira opção e se Jesus não teria dito ao nosso presidente que mais vale 8,5 milhões por Roberto que 4,5 milhões de euros por Eduardo. Isso ninguém sabe mas o que sabemos é que neste caso, eventualmente, precipitaram-se todos na análise da situação, porque comprar um espanhol do Zaragoza por 8,5 milhões de euros quando temos um guarda redes português a brilhar na África do Sul e que custa 4 milhões - saiu depois por 4,5 milhoes - faz com que Roberto comece a perder, mesmo antes de chegar a Portugal.

Para o fim deixei palavras para Roberto. O rapaz não tem culpa de nada disto. Ele estava a jogar no Zaragoza e alguém decidiu de livre vontade dar 8,5 milhões de euros pelo seu passe, acertar com este jogador um valor pelos seus ordenados, preterir nessa escolha um guarda redes português que ele também via a brilhar na África do Sul e escolhe-o para as nossas balizas.

Ele, Roberto, não tem culpa nenhuma de tudo isto. Ele é a consequência mais nefasta da situação mas não tem culpa nenhuma. O rapaz, que até parece ser bom rapaz, anda a fazer o melhor que sabe, anda com humildade a aprender, vai ser o melhor guarda redes a jogar em Portugal no final do ano porque tudo o que lhe está a acontecer, "se não o matar torna o mais forte (bem mais forte)" e é isso que está a acontecer. Ele está mais forte hoje que há uma semana e durante a época quando fizer as defesas que nos vão realmente dar pontos e vitórias, todos nos vamos lembrar deste período difícil que o fortaleceu e que vai definitivamente marcar positivamente a sua vida no Benfica.

As pessoas que pedem uma oportunidade ao Moreira ou ao Julio César não entendem nada de futebol. Repito, não entendem nada de futebol... A única altura do ano em que Jesus não dará nenhuma oportunidade a Moreira ou Júlio César é agora. Só quem não entende nada de futebol, não gosta do Benfica, não conhece a cabeça de Jesus poderia acreditar que depois do que se tem passado ele "faria descansar" Roberto. Agora a hora é de apoiar, incentivar, acertar, dar-lhe todos os minutos possiveis, corrigir posições, esperar que em vez de Luís Filipe, Balboa ou Sidnei tenhamos Maxi Pereira, Luisão, Fábio Coentrão e termos a certeza que este é o nosso guarda redes para o inicio do campeonato. O que acontecer depois, logo se vê, mas neste momento, depois da novela do dinheiro, depois de sabermos todos que é uma aposta pessoal de Jesus, depois de sabermos que está a passar mal nalguns jogos, só temos e devemos apoiar. Nada mais...

Ele é o nosso guarda redes principal, os outros guarda redes do plantel, melhores ou piores, sabem que na vida nem sempre de justiça se fazem todas as decisões e mesmo para eles o pior que poderia ter acontecido são os frangos do Roberto nesta altura, porque agora é que não terão nenhuma oportunidade. Assim directo e frontal. Da mesma maneira que quando Cardozo falhou 4 penalties, Jesus não trocou de marcador de grandes penalidades. É assim que Jesus funciona e quem não entende isto, repito, não entende nada de futebol.

Os 8,5 milhões estão gastos, o rapaz é o nosso guarda redes e se alguém tem algo a dizer mal de Luís Filipe Vieira ou de Rui Costa pelo valor exorbitante deste guarda redes, enfrentem os touros pelos cornos e chamem as coisas pelos nomes. Critiquem a direcção pelo valor alto, mas protejam o guarda redes. O Roberto é o jogador que mais temos de aplaudir no estádio da Luz no próximo sábado e também não deveremos assobiar Luís Filipe Vieira ou Rui Costa porque o trabalho que estão a fazer é magnifico. Agora, neste caso eles são os culpados de toda esta história porque tudo isto começou torto desde os 8,5 milhões que escandalizaram a nossa opinião publica. Só isso...

Vamos todos acalmar, vamos entender que o dinheiro está gasto - passe a expressão, "mas que se lixe" - e o Roberto agora precisa de estabilidade. Tanto dinheiro mal gasto que vamos gastando, não será agora este que terá de pagar por todos os erros que se foram fazendo no Benfica nos últimos 50 anos. Vamos apoiar porque este rapaz, vai mesmo, mesmo arrancar para uma grande época. A sério...

Força Roberto

Força Benfica

11 comentários:

Anónimo disse...

Este foi, sem dúvida, o melhor post que li sobre o assunto. E se concordo com quase tudo (tenho apenas algumas dúvidas que tenha sido aposta pessoal do JJ) a verdade é que quem tem o "menino" nas mãos é o JJ e não quem se sentou à dita mesa negocial.
Porque independentemente do que se pagou ou deixou de pagar, das culpas que o Roberto tem ou não tem ou qualquer outro responsável tem ou não tem, o clube está acima de tudo isso. Assim, se o Roberto não conseguir começar a acertar até ao inicio dos jogos oficiais ou que faz o JJ?...
Vamos admitir a possibilidade de sofrer revezes que se irão propagar pelo resto da temporada (andar a correr atrás do prejuízo ou mesmo queimar objectivos)?...
Como disse, o Clube tem que estar acima de tudo e todos, o problema é que quem terá que assumir a decisão é só um.

Cumps
undertoad

Carlos disse...

Simplesmente genial este post!!!concordo contigo a 200%...este post devia ser lido por todos os benfiquistas...

O Benfica Sou Eu disse...

Meu caro Undertoad, obrigado pelo comentário. Nenhum de nós duvida que Jesus é que neste momento tem a responsabilidade de limpar a cabeça do Roberto, dar lhe confiança e fazer com que ele volte a ser o guarda redes seguro, confiante e até com alguma sorte que tinha no Zaragoza. O que eu digo e repito é que escusamos de pedir a oportunidade para Moreira ou o Julio Cesar porque isso nao vai acontecer nas próximas semanas. Ninguem tenha duvida disso. Em vez de estarmos a pensar se ele vai continuar a dar frangos ou ser infeliz neste ou naquele lance, vamos todos desejar que nos próximos jogos no Estadio da Luz, Roberto encontre o apoio inequívoco dos sócios para entender que este é sem dúvida o melhor e maior clube do mundo, com melhores adeptos e que isso seja o tónico para definitivamente arrancar para a grande época(s) que vai ter de águia ao peito.

Em relação ao comentário do Carlos, agradeço as palavras simpáticas que dirigiste ao post e se quiseres passar este texto a amigos benfiquistas, be my guest...

Como todos os outros post que escrevo, sao as opiniões que tenho sobre este ou aquele assunto e da mesma maneira que sei que ha pessoas que concordam, haverá pessoas que discordam...

Vão sempre aparecendo.

Força Benfica

NSC disse...

Categórico. Muito bom post.

As responsabilidades a quem de direito, nos bons e maus momentos. Apoiar sempre, mas ter a frieza de identificar os erros.

jacc disse...

Boas,
Tambem concordo com o escrito, no entanto ressalta-me uma duvida relativamente ao negocio: Como bem diz "Ou existem aqui engenharias financeiras escondidas ou um jogador que custou 8,5 milhões..." E se não existem engenharias? Como se justifica este negocio? Prefiro acreditar que de facto existem "engenharias", pois só assim é que, pelo menos para mim, este negocio faz sentido.

Cumprimentos
jacc

Anónimo disse...

Para aqueles que defedem o Eduardo nunca cometeu algum erro por aí além, aqui fica:
http://www.youtube.com/watch?v=wW9qIqOAaN8&feature=related
E aqui também fica a razão porque o Eduardo ainda deve estar atravessado ao Jesus:
http://www.youtube.com/watch?v=nxNPsKPNYDs

Anónimo disse...

Caro "Benfica sou eu", eu sei que pelo meu nick não dá para perceber mas no caso é no feminino :)

Quanto ao meu comentário anterior quero apenas acrescentar que para mim o jogador e o homem Roberto terão sempre o meu apoio e incentivo, já ao negócio Roberto coloco algumas reservas.

O Roberto vai precisar do apoio do JJ mas principalmente do apoio do "estádio da luz". O "tribunal da luz" terá que ter, neste como noutros casos, uma atitude pedagógica sob pena de vir a sofrer vários amargos de boca.

Sei que muitos antes, e provavelmente muitos depois, não tiveram(ão) a mesma paciência/indulgência, mas como já o disse no seu post, a vida não é justa (infelizmente).

Sinceramente parece-me que o Roberto tem qualidades e potencial e que o que ele precisa é de apoio para encontrar o bom caminho.

Claro que nesta altura o Roberto deve jogar sempre, óbvio, mas quando chegar a hora da verdade se a situação se mantiver na mesma vai ser uma decisão difícil para o JJ tomar, e espero que nós Benfiquistas entendamos a decisão, seja ela qual for.
Não quero voltar a um passado recente...
Que Jesus nos cure da bipolaridade...

O campeão voltou
Undertoad

jfs disse...

O grande problema é que às vezes quando se repete muito uma ideia, por muito longe da realidade que ela esteja, ela acaba por se tornar aceite como verdade. E isto é um ponto.

É certo que o Roberto não tem estado seguro, mas também é certo que em dois dos golos aparentemente ridículos que ele sofre com o Guimarães pareceu-me que ele sofre falta. Depois consigo acreditar que aquela bola de supermercado também se deve dar um bocado a frangalhadas.

Negociatas à parte (e essa história parece-me bastante interessante), o que me parece que se passa aqui é um cavalgar de uma onda que tem vindo a ser seriamente empolada pelos media. E isto interessa a muito boa gente tendo em conta os próximos jogos.

Concordo plenamente contigo quanto ao apoio indiscutível que é preciso dar neste momento ao Roberto.

Anónimo disse...

Magnifico post. Concordo em absoluto, apenas com um senão...ou seja quando afirma:

"Luís Filipe Vieira ou Rui Costa porque o trabalho que estão a fazer é magnifico"

Nota-se pela amostra desta negociata, que pela envolvência, só demonstra ter água no bico!

Nota-se também pelo seu post anterior relativamente aos nossos jovens versus contratação de juniores ao RM.

Se é boa gestão gastar dinheiro em duplicado - na formação e contratação de jogadores juniores iguais ou inferiores aos nossos, então não entendo nada do assunto!

O Benfica Sou Eu disse...

Em relação ao ultimo comentário e independentemente das minhas opiniões discordarem ou concordarem com a direccção aqui ou ali - e nao terei problema nenhum em continuar a concordar e a discordar em vários pontos - é inquestionável que esta direcção tem feito milagres.

Eu nao tenho a menor dúvida que pode haver um ou outro mau negócio, uma ou outra história que nos faz pensar um pouco mais, mas no geral ninguem tenha a menor dúvida que este novo Benfica tem 100% mão destas direcções e isso quero que fique claro como a água.

O que eu quero é que continuem a ser humildes, entendam que arrumar a casa dá trabalho, mas mais trabalho dará mante-la arrumada e que não se mude um milímetro em relação a estratégia desportiva e financeira que o Benfica tem desenvolvido nestes ultimos anos.

O negócio Roberto, negócio Rodrigo e mais um ou outro que possamos concordar ou discordar são as excepções que confirmam a regra do excelente trabalho que tem sido feito pela direcção.

Eu quando discordo, discordo a sério e não sou dos que tentam agradar a todos. Quando concordo, aqui estarei para aplaudir, mas há uma coisa que temos sempre que lembrar... Cada um de nós opina com a informação que tem. Só a direcção tem todos os dados para decidir e nós somos obrgados a opinar com a informação disponível.

Força Benfica

Anónimo disse...

De uma maneira geral concordo com o teor do post...deixando desde já os meus parabéns pela meneira desassombrada como o mesmo foi abordado...e sem tabús!!!Quem vive noutro país e particularmente em España não imagina o que é o BENFICA e portanto qual o peso da sua camisola!Imaginam-nos um velho clube em decadência!Ora nada mais errado ...daí a estupefacção de figuras como da dimensão de Aimar e Saviola em relação à enormissima grandeza do Benfica...nada consentânea com a tal ideia que em Espanha se tem do Glorioso!Agora já percebem melhor porque Javi Garcia ( bem menos rodados e famosos que Aimar e Saviola)ficou abismado com a verdadeira grandeza do BENFICA a par de R.Madrid ou Barça!Aqui chegados, julgo eu que ,quando um menos conhecido Roberto chegou ao nosso País e constatou esta nova realidade, de que certamente até já lhe teriam falado, mas que nunca imaginara tão avassaladora,ficou como paralizado momentâneamente e aos poucos, com a ajuda de todos nós, IRÁ TRIUNFAR pois tem qualidades técnicas e excelente envergadura física para dar garantias de fazer bem o lugar.Vamos portanto todos...mas todos...dar tempo ao tempo...confiar nas pessoas que nunca nos desiludiram e que o contrataram e muito especialmente CONFIAR no homem e no atleta que Roberto é e continuará a ser! Algo me diz que ainda iremos rir destes episódios ,que tão bem caíram nos nossos detractores,e aplaudir uma e outra vez as excelentes defesas do nosso Roberto! EU CONFIO!!!

ESKANXA