domingo, 18 de julho de 2010

Vamos lá então começar a época

Depois duma semana difícil e de ressaca do mundial volto a escrever sobre aquilo que me fez abrir este espaço, deixando de lado a selecção até 2012. Finalmente, é tempo do Benfica outra vez. Ainda bem...

O Benfica já começou a época há quase um mês, mas ao contrário do que eu vaticinei, afinal o plantel está longe de estar fechado e ainda se andam a mandar recados e pedidos na imprensa deste e daquele jogador.

Todos sabemos que até dia 31 de Agosto, o mercado mexe, mas seria altura de calar especulações, reforçar o que temos de reforçar e vender o que se tem de vender, em tempo útil...

Dia 7 de Agosto temos um jogo importante contra FCPorto que queremos ganhar para conquistar o primeiro troféu da época, dia 15 de Agosto começamos o campeonato e neste momento ainda há indecisões em todos os sectores vitais da equipa.

Se vamos renovar com toda a defesa, então assine-se e anuncie-se já durante esta semana.

Se vamos contratar Simão, como se fala há boca pequena e grande nos bastidores, que se feche isso quando o senhor chegar de férias e apresente-se já no dia 24 de Julho contra o Mónaco.

Se vamos contratar mais jogadores do Real Madrid "C", "D" ou "E" que se anuncie já e mesmo que estejam nos Sub 19, pelo menos sabemos com o que contamos.

Se vamos contratar extremos como Jesus tanto deseja - a fazer fé nos jornais bem colocados - que se contratem já.

Se vamos vender Cardozo e contratar Huntelaar, Tardelli ou outro qualquer, que se avance entretanto porque Jesus precisa de tempo para trabalhar com a equipa e do dia 24 de Julho ao inicio oficial da época, temos apenas 2 semanas.

Se vamos dispensar jogadores, que se trate rapidamente da sua colocação, porque ainda vejo gente no Benfica a jogar muitos minutos que todos sabemos que não jogarão um único momento em toda a época.

Se andam a pedir aos sócios que comprem os Red Pass, defina-se de uma vez por todas o plantel para adeptos saberem com o que contam com o seu investimento. Para mim o Red Pass é obrigatório para todos os adeptos sócios, nem que se jogue sempre com os infantis, mas todos sabemos que a estabilidade da equipa e as grandes motivações ajudam a vender mais lugares anuais.

Eu não gosto de ver planteis a serem preparados a conta gotas e em cima da hora. Uma das coisas boas que nos aconteceu na preparação desta época é que em Dezembro tínhamos Fábio Faria, Jara, Gaitan, Airton, Kardec contratados e a pensar já nesta época. Agora em pleno mês de Julho, contratámos Roberto, que com ou sem frangos será o nosso guarda redes, não valendo a pena contestar absolutamente nada daquele que nos vai valer pontos e vitórias.

Se precisamos de vender alguém que se venda já e não como Jesus afirmou temer, na recta final do mercado. Se Gaitan é ou não o substituto natural de Di Maria, só Jesus o sabe e se precisamos ou não de mais extremos, números "10" ou avançados também só ele sabe disso.

O que eu sei é que gostava de ver o plantel fechado o mais rápido possível... Todos os anos digo isto porque sei que numa época em que temos 5 competições para jogar - Super Taça, Campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e Champions League - e 4 para ganhar internamente, é importante que se definam prioridades e se fechem negócios.

Quando internamente se marca uma data limite de fecho de mercado é para cumprir. Não podemos estar a querer vender até ao dia 31 de Agosto e depois não temos tempo para comprar. Mesmo que se compre nesse mesmo dia, é alguém que chega sem pré época feita connosco, sem mecanismos de treino e de entrosamento e que com sorte renderá a partir de Dezembro. Temos que fechar o plantel no máximo até o dia 7 de Agosto, mas o ideal seria uma semana antes. Não pode ser doutra maneira e espero que a estrutura do Benfica saiba bem o que está a fazer.

Temos que ser campeões este ano. Ganhar dois campeonatos seguidos é absolutamente obrigatório e eu não vejo que os adversários estejam a facilitar. Mesmo o Sporting que anda a ser gozado por toda a gente, está mais forte, o FCPorto está mais forte e o Braga a ver vamos como chega ao campeonato. Não podemos facilitar e temos que fechar o que se tem de fechar até ao inicio de Agosto.

Escrevi aqui há umas semanas que a minha equipa seria:

Guarda Redes - Eduardo, Julio Cesar e Moreira

Defesas centrais - Luisao, David Luiz, Miguel Vitor, Sidnei, Fábio Faria

Defesas Laterais - Fábio Coentrão, César Peixoto, Maxi Pereira e um novo lateral direito a contratar.

Médios - Javi Garcia, Ramires, Carlos Martins, Ruben Amorim, Aírton, Filipe Menezes, Urreta, Aimar e Gaitan

Avançados - Kardec, Saviola, Jara, Nuno Gomes, Weldon e as opções em aberto de Huntelaar (ou alguém similar a Huntelaar) e Simão.

Quase dois meses depois de ter escrito o que escrevi, todos sabemos que Eduardo não está e no seu lugar está e muito bem, Roberto de quem tenho certeza absoluta que não vai falhar.

Diz-se que Jesus quer extremos e deixou Urreta ir emprestado para o Deportivo da Corunha.

Fábio Faria lesionou-se ontem e já há quem pergunte porque não ficámos com Miguel Vitor em vez de o emprestarmos para Inglaterra.

Já todos vimos que Luis Filipe não serve nem para suplente e não avançamos para a compra de nenhum defesa direito alternativo.

Já se entendeu que Jesus quer um avançado de créditos firmados para a eventual venda de Cardozo, estando Huntelaar, Tardelli e outros a perfilar-se como hipóteses, mas temos sempre que considerar ter Cardozo mais um ano.

Simão, será sempre um joker a utilizar, se bem que tenho duvidas como o seu feitio irá encaixar num plantel já campeão.

Posto isto, as duvidas existem, mas são as mesmas de há dois meses. Não se avançou um milímetro em relação ao que já todos sabíamos desde Dezembro - contrataríamos um novo guarda redes, venderíamos Di Maria e contratámos Fábio Faria, Jara e Gaitan.

Como alguém diz aqui num blog na vizinhança "no news, good news". Sim é verdade, mas o problema é que todos dias sentimos que a nossa equipa técnica anda a procura de "good news" e quase a pedi-las na imprensa. Isso é que me preocupa.

A ver se ganhamos o primeiro troféu de pré-época hoje em Guimarães, para manter a tradição, dar moral aos que já cá andam a trabalhar há um mês e para receber os mundialistas mais animados.

Força Benfica

Sem comentários: