segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Afinal, a tradição ainda é o que era...

Ontem escrevi aqui que deveríamos contrariar a estatística encararando este jogo contra Académica "com um espírito de humildade e empenhados em apoiar a equipa naquele que se adivinha como um primeiro teste complicado com escudo de campeão no braço."

Também escrevi que "o Benfica não costuma perder três jogos seguidos e no Benfica de Jesus tal nunca aconteceu" mas como se viu ontem, há sempre uma primeira vez para tudo. 

Por mais voltas que se dê e por mais desânimo que hoje existe na equipa e adeptos, não podemos dramatizar o que não deve ser dramatizado. O Benfica o ano passado à primeira jornada tinha um ponto conquistado fruto dum empate caseiro contra Marítimo. Este ano temos zero pontos e teremos que recuperar estes pontos nalgum outro Estádio, com uma qualquer outra equipa. Só isso... A única diferença importante é que FCPorto e Braga já nos levam três pontos de avanço quando o ano passado, FCPorto tinha empatado em Paços de Ferreira mas sinceramente e não me querendo repetir, vamos ter que recuperar este pontos e vamos fazê-lo, seguramente.

O que nos preocupa desde há umas semanas é que a equipa está realmente mais fraca e sem grandes soluções no plantel para as poder equilibrar. Isso é um facto, depois de termos gasto 30 milhões de euros em contratações. O que temos de entender hoje é que o problema não está nos que vieram e que vão ter que render apenas daqui a seis meses. O problema está no rendimento dos jogadores que já cá estavam o ano passado. Tirando Fábio Coentrão, os nossos jogadores terão de render o dobro e Jesus vai ter que os fazer render o dobro como prometeu há um ano quando entrou no Benfica. 

Além disso não vale a pena estarmos também a apoiar por apoiar e a critica nesta altura deverá ter um tónico importante na cabeça dos nossos jogadores. Temos que responsabilizá-los e fazer ver a todos que só com humildade, atitude, espírito colectivo e dignidade se ultrapassa este momento. São três derrotas seguidas, duas das quais em casa e isso tem que ser assumido por quem manda no clube. Há que reagir já na Madeira e como eu já digo há muito tempo, esquecer  "os voos de champions" e pensar que mesmo com desequilibrios, mesmo com problemas no plantel, mesmo com lesões, o Benfica é mais forte que a grande maioria das equipas da primeira liga e tem de entrar para ganhar em todos os campos. 

Para terminar vou voltar a falar um pouco de mercado. O Benfica não pode continuar a contratar jogadores pelo Domingos Soares Oliveira. Com todo o respeito que me merece e sabendo que a frase não é verdadeira, o que eu quero dizer é que não se pode contratar Rodrigo por 6 milhões para emprestar a pensar no lucro que um dia se pode ter com este jogador - e por isso falar do nome do nosso gestor financeiro - em vez de gastar 6 milhões para colmatar as necessidades da equipa como são o lado esquerdo, orfão desde a saída de Di Maria e o empréstimo de Urreta ou o nosso lado direito, orfão desde a saída de Ramires.  Não se pode estar a contratar a pensar no futuro quando o que nós temos de contratar são jogadores experientes que entrem "de estaca na equipa," sem períodos de adaptação ou fases de crescimento. Faltam 15 dias para fechar o mercado e já começamos o campeonato com três pontos de atraso de FCPorto e SCBraga. Agora não se pode falhar e se querem jogadores novos para crescer apostem nos nossos da formação e esqueçam lá os milhões em putos de 19 anos do Real Madrid C ou Z. Para contratar, contrata-se bom, experiente, com provas dadas, com espírito humilde, capacidade de entrar bem num grupo campeão e com desejo de novas conquistas. Parece-me simples, não?

Vamos acalmar minha gente e acreditar que com os erros também se aprende. O futebol é um jogo de táctica, sorte e alguma energia e superstição. Ontem quando escrevi o texto a alertar para as estatisticas tão desfavoráveis nestes primeiros jogos de campeonato de Benfica e de Jesus, ainda tive esperança que a História mudasse neste final de tarde de ontem, mas infelizmente a tradição ainda é o que era e o Benfica sofre sempre, ou quase sempre, nos primeiros jogos de campeonato.

Temos de recuperar e ganhar, ganhar e ganhar os jogos que se se seguem. Não há outra maneira de voltarmos a ser bi-campeões e hoje esse objectivo está mais longe que ontem, mas mesmo assim ainda perfeitamente ao nosso alcance.

Força Benfica

2 comentários:

jfs disse...

O que eu temo é que o Benfica não tenha mesmo dinheiro para fazer as contratações necessárias.

Dramático seria ainda perder mais jogadores.

É verdade que o Benfica não tem extremos, mas o que me preocupa mais é a atitude da equipa. Estão apáticos, parece que têm medo. Mesmo o JJ é uma sombra do que foi a época passada.

Cheira-me a Quique... Os jogadores muito violentos, jogadas sem nexo. Até parece que estamos a falar de uma equipa esfarrapada! A maioria destes jogadores já andam a jogar juntos há várias épocas.

Jotas disse...

Nota-se claramente as ausências de Di Maria e Ramires nesta equipa, estranha-se até, que o Benfica não tenha antecipadamente previsto estas vendas, comprando antes jogadores caros para posições que estão bem preenchidas e agora naturalmente o cenário para resolver algumas carências neste plantel, nomeadamente ao nível das alas, está complicado.
Infelizmente não me parece que este jogo tenha sido apenas um dia mau, quem me dera que fosse, é sim o reflexo da intranquilidade presente no seio do plantel desde o princípio da temporada, esta indefinição está a prejudicar o clube.
Há que questionar o que deve ser questionado e num jogo para vencer em casa, depois do experimentado na pré temporada e do jogo da Supertaça, não se percebeu a insistência em Peixoto, a ausência de Carlos Martins que demonstra uma forma assinalável e o porque de não se abordar o jogo em 433, mas Jesus lá terá as suas razões.