sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Agora sim, começa a época... (parte 1)

Há uma semana disse que a época ia começar, mas infelizmente enganei-me. Nesse mesmo dia e umas horas antes de se iniciar o jogo da Supertaça escrevi acerca do plantel e dessa mesma Supertaça ideias que quero sublinhar. Foram elas:

“Neste momento, perdemos Quim, Di Maria e Ramires. Temos Roberto no lugar de Quim e não temos ninguém para colmatar as saídas de argentino e brasileiro. Por mais mudanças de esquema que Jesus queira fazer é natural que se necessite comprar alguém "que entre de estaca" na equipa e espero que não se esteja à espera do resultado e da exibição de hoje para entender exactamente se devemos ou não comprar ou quem comprar.

(…) comparando com o final do ano passado - já com Airton e Kardec integrados - a equipa parece mais fraca.

(…) esta supertaça tem uma importância psicológica muito importante no resto da época e ninguém pense que é um troféu menor. Nada disso... É neste momento o mais importante troféu do ano e todos o queremos ganhar como se fosse o único. Espero que os nossos jogadores e equipa técnica sintam o mesmo esta noite em Aveiro.”

O que se passou em Aveiro já lá vai e propositadamente deixei passar alguns dias para escrever tudo com perspectiva. Passou uma semana e não retocámos o plantel com os tais jogadores que tem que “entrar de estaca”. Jara e Gaitan foram contratados para “ir entrando” e render na próxima época. Airton muito provavelmente também servirá para “ir entrando” e necessitamos de alguma experiência para definitivamente afirmar que a equipa pode estar tão competitiva como estava o ano passado. Hoje sem Quim, Ramires e Di Maria não está e é com isto que vamos viver neste inicio de campeonato.

Dizia eu que esperava que os nossos jogadores e equipa técnica sentissem a importância do troféu que o FCPorto ganhou 17 vezes contra 4 vitórias nossas. Eu penso que isso deveria ser motivação suficiente, mas ao contrario, Jesus encarou este jogo como o ultimo de pré época enquanto Villas Boas encarou este título de verão como uma bóia para ganhar credibilidade e como algo semelhante à importância dum titulo de campeão a julgar pelos seus festejos e declarações finais. Parecia ele que tinha terminado um ano com o título de campeão e afinal apenas ainda estamos no inicio….

Espero que este jogo tenha sido o nosso “Marítimo” do ano passado com a grande diferença que contra Marítimo no primeiro jogo em casa para o campeonato, jogámos muito, muito bem e o empate foi apenas acaso do destino. Espero que a atitude de campeões não deixe que nenhum jogo se perca ou ganhe sem lutar, espero que todos trabalhem até ao fim de cada jogo e espero que todos sintam que o que se passou em Aveiro não se pode repetir com nenhum adversário, especialmente contra FCPorto ou Sporting. Perder é sempre um resultado possível, mas perder no Benfica significa vender cara a derrota e não fazer a figura que os nossos jogadores fizeram em Aveiro. O que lá vai, lá vai e hoje todo o nosso pensamento está no futuro e não no passado. Temos um jogo para ganhar e vamos querer ganhá-lo para finalmente começar o campeonato com três pontos.

Aliás vamos querer ganhar todos os jogos em casa e provar que essa é uma das características de Jesus. Outra tem sido a eficácia defensiva. O ano passado sofremos 3 golos de canto num esquema que repetidamente colocava todos os jogadores a defender esses lances na grande area. Este ano já sofremos na pré época (onde contabilizo este jogo da super taça) os mesmos três golos de canto e ao contrario do que aconteceu durante toda a época transacta estamos a sofrer três vezes mais golos que o desejável. Aí residirá o trabalho de Jesus. Ele dizia há umas semanas que a equipa não tinha ainda trabalhado o esquema defensivo. Pois bem… Temos o jogo contra a Académica em casa e contra Nacional fora, no espaço de uma semana e convém não sofrermos golos em nenhum destes jogos.

Teremos que encarar esta época como a anterior. Pés no chão, admitir que os adversários estão mais fortes e nós mais fracos desportivamente (mais fortes financeiramente) e saber que só seremos campeões com uma atitude de campeão e humildade em todos os campos. Esqueçam lá as festas e o escudo que tem no braço. Agora começamos todos iguais e o FCporto já provou que é neste momento superior ao Benfica, o Sporting ao contrário do que todos dizem está forte e vai lutar por voltar a ter um lugar mais acima na classificação e o SCBraga será uma incógnita…

Que comece a época, mas que não esqueçamos os valores que nos fizeram campeões e ao mesmo tempo que esqueçamos os sonhos abusivamente repetidos de sermos campeões europeus. Esses sonhos serão legítimos, mas não nesta época. Aqui o objectivo é claro... Voltarmos a ser campeões e fazer o bi-campeonato que nos foge há tempo demais.

Força Benfica

Sem comentários: