quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Força Benfica! Força...

Esperei alguns dias,  como já o tinha feito noutras alturas, até voltar a escrever sobre o nosso Benfica. A vida não nos corre bem, mas pior que as derrotas são as criticas acérrimas feitas por nós próprios ao nosso clube contribuindo para alegrar e de que maneira, os nossos maiores adversários.

Nós temos que encarar o nosso problema apenas e só como uma crise. Não vale a pena neste momento criticar o Luís Filipe Vieira, o Rui Costa, o Jorge Jesus ou seja lá quem seja do nosso plantel. A equipa vai voltar a jogar, a equipa vai continuar a crescer e a corrigir os erros defensivos que nos têm comprometido os jogos, os avançados vão finalmente marcar e tudo voltará ao normal.

Quem tem de dar a resposta adequada são os jogadores. Nós podemos discutir, inventar e gritar o que quisermos com quem quisermos, mas serão os jogadores que nos deram o campeonato que terão que reagir e voltar às vitórias.

E isso é o que me preocupa. Será esta equipa tão unida e focada, como era o ano passado? Eu quero acreditar que são, mas se alguns estão com a cabeça noutro lugar, então terá que ser Jesus com uma liderança forte mas perto dos jogadores a comandar as tropas. É sempre assim em qualquer crise, em qualquer situação negativa. Terá que haver uma voz de comando que dá confiança a quem mais necessita, que faz ver positivo onde todos vêm negativo, que contextualiza essa crise e faz entender que afinal tudo voltará ao normal rapidamente.
O Benfica agora tem de fechar o mercado - falta uma semana - ganhar antes ao Setúbal, corra lá por onde correr, ter que ir jogar a Guimarães como foi o ano passado e ganhar, para depois receber o Sporting com mais tranquilidade. Faltam um pouco mais de três semanas para o jogo contra Sporting e teremos aqui uma nova pré-época, depois do fecho do mercado. Já não haverá ansiedade, já não haverá duvidas e já não haverá 32 jogadores no Seixal, mas sim os 27 ou 28 que fecharão o plantel por agora. 

O ciclo que se inicia contra Setúbal coloca o Benfica com 2 jogos em casa e uma deslocação a Guimarães. Entretanto já FCPorto jogou contra Braga e vai ao Nacional na mesma semana que recebemos o Sporting. Temos que correr atrás do prejuízo, ir ganhando jogo a jogo, deixar a pressão para quem vai à frente e quando menos esperarem, já teremos o Benfica outra vez no topo. Se isso não acontecer e se a equipa não souber ser unida nas horas difíceis, é porque afinal não temos espírito de campeão e o título foi apenas um "acto do destino" como tinha sido o título de Trapatoni, num caso isolado ou esporádico.

Eu conheço este plantel, conhecemos todos estes jogadores, esta equipa técnica e apesar de estarem todos cabisbaixos e aparentemente sem forças, eles vão saber recuperar e dar a resposta que todos nós queremos que eles dêem. 

Em relação às bocas da bancada a influenciarem a escolha de A ou B para titulares em detrimento de outros jogadores, valem zero... Quem manda é Jesus e se o senhor achar que Roberto será titular o resto do ano, a defesa vai ter que ajudar Roberto 10 vezes mais, como ajudava Quim. O ataque vai ter que ajudar Roberto 10 vezes mais, marcando os golos que o ano passado marcava e transmitindo a tranquilidade a toda a equipa. 

Em todos os três jogos oficiais sofremos seis golos e de todos os "pseudo" frangos do Roberto, há apenas uma situação de frango claro, que é o ultimo golo do Nacional. No primeiro golo do FCPorto, Rolando aparece sozinho a um metro do guarda-redes. No primeiro golo da  Académica, Sidnei anda a ver passar o comboio e no primeiro golo do Nacional, Cardozo devia estar a pensar porque é que os avançados não marcam golos e depois deixou o seu homem livre para poder marcar o golo inaugural do jogo. No segundo golo do FCPorto e no segundo golo da Académica, o tal "frango-mor" cá do burgo nada podia fazer e no segundo golo do Nacional deu um frango à antiga, como Quim uma vez deu contra Setubal em pleno Estádio da Luz, com Quique no banco. Não deixemos que a memória seja ofuscada por bocas de adversários e não vamos deixar que a nossa equipa vá abaixo por jogos menos conseguidos. Temos que marcar e dar tranquilidade a todos. Só assim se vencem as crises no futebol. Com golos e vitórias, com acertos atacantes e defensivos, como um todo. Aqui não há um culpado. São todos culpados e que eu saiba em seis golos sofridos em três jogos, um apenas é frango. Em seis jogos marcámos dois golos por Jara e Carlos Martins e falhámos seguramente dez ocasiões de escândalo. Quem é a culpa? Do Roberto claro está...

Vamos ser equipa outra vez, vamos dar tudo para ganhar ao Setúbal por meio zero, vamos deixar a arrogância própria de quem não sabe ganhar e vestir o fato macaco da humildade e do trabalho. Nunca ouvi falar de equipas campeãs com espírito arrogante e sobranceiro e este ano vi muitos dos nossos adeptos com esse espírito. Temos que respeitar todas as equipas, olhar para todos de igual para igual e suar mais que os outros, correr mais que os outros, trabalhar mais que os outros, porque ser melhor é ser mais humilde. Para os que gritavam durante o verão com o sonho da champions, desçam à terra e mentalizem-se que Setúbal, Guimarães e Sporting são os nossos próximos Real Madrid, Barcelona e Manchester United...

Há que ser grande a "saber perder" e grande a "saber ganhar". Nós seremos grandes a saber perder e recuperaremos desta crise, com muito sacrifício e com dificuldade. Se chegarmos a primeiro nas ultimas jornadas e recuperarmos estes seis pontos no final do ano já terá sido bom, porque é no fim que se ganham os campeonatos. Para isso temos que jogar "jogo a jogo", correr por fora, porque hoje somos últimos e temos que ultrapassar quase todas as equipas da Primeira Liga. Só com a humildade dos grandes poderemos olhar para a classificação e inverter a tendência. Não "saber ganhar" é o pior defeito duma massa adepta, dos dirigentes ou dos jogadores e este ano viemos todos para o campeonato de "salto alto" a pensar que nem precisávamos de jogar porque o título seria nosso. Eu acredito nesta equipa, nestes técnicos e nestes dirigentes que gerem o futebol. Acredito e sei que é um trabalho duro e difícil e só com humildade, sacrifício e UNIÃO se pode ganhar. Agora veremos se conseguimos ser novamente Equipa. Se não o conseguirmos, saberemos assumir responsabilidades e cobrar a quem de direito. 

Força Benfica

3 comentários:

Kostag disse...

tudo correcto, apenas muito aligeirada a prestação do Roberto, mas compreendo, vamos apoiar ...

Tanque Silva disse...

Excelente texto. Assino por baixo.
www.armadavermelha.blogspot.com

Anónimo disse...

pode ser que esta vitoria contra o vitoria nos guie ao título.

nao quero tirar pessoas a este blog mas gostava que visse este blog e que comentassem:

http://santos-sempre-benfica.blogspot.com/